Sabe o bolo de cenoura brasileiro que a gente está acostumado? Adoro ele, mas deixa eu tentar te convencer do tanto que o bolo de cenoura americano é gostoso, diferente e vale à pena ser feito?! É o melhor bolo de cenoura que já experimentei na vida!
A receita americana resulta em um bolo dourado por causa da manteiga que é derretida até ficar com cor de avelã, denso, molhadinho e perfumado de canela. A sua cobertura de cream cheese, em vez da calda de chocolate, traz um leve azedinho que contrasta muito bem com a doçura do bolo.
Tomara que eu tenha te convencido a fazer a receita e experimentar um dos meus bolos preferidos. Vamos lá?
Bolo de cenoura americano
Rendimento: 1 bolo redondo com 25cm de diâmetro ou, caso você queira fazer dois andares e acrescentar recheio no meio, use 2 formas de 20cm
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: cerca de 50 minutos se assar só um bolo ou cerca de 30 minutos se assar duas formas menores
Ingredientes da massa:
4 ovos grandes em temperatura ambiente
60 ml ou 1/4 xícara de óleo vegetal
180ml ou 3/4 xícara de manteiga sem sal derretida – explicação a seguir (ou use mais óleo)
1 colher de chá de essência de baunilha
280g ou 2 xícaras de farinha de trigo
400g ou 2 xícaras de açúcar refinado
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de canela
uma pitada de noz moscada e cravo ralados
1 colher de chá de sal
2 cenouras médias a grandes, raladas
2 colheres de sopa de uva passa (opcional)
2 colheres de sopa de nozes picadas (opcional)
Ingredientes da cobertura*:
300g de cream cheese em temperatura ambiente
75g ou 1/3 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
160g ou 1 xícara + 2 colheres de sopa de glaçúcar ou açúcar de confeiteiro
* Caso queira fazer também o recheio, use 450g de cream cheese, 110g de manteiga e 240g de açúcar.
Unte a forma com manteiga.
Derreta a mateiga em fogo médio até ela ficar com cor de avelã, com uma “areia” com cor de caramelo. Deixe esfriar e só use a manteiga na receita quando ela estiver em temperatura ambiente. Essa é a famosa “beurre noisette” em francês, ou manteiga avelã, tão usada nas receitas francesas. Além do sabor gostoso, o aroma dela nas receitas é uma coisa de louco!
Em uma tigela, peneire farinha e acrescente açúcar, bicarbonato, canela, noz moscada, cravo e sal. Misture com uma colher. Reserve.
Com um batedor de arame ou um garfo – não precisa de batedeira, mas se quiser, pode usar – bata os ovos até eles ficarem amarelo claro, crescerem um pouco e virarem tipo uma espuma. Despeje o óleo, a manteiga derretida e a baunilha enquanto bate com o batedor de arame. Adicione os ingredientes secos e misture com uma espátula ou colher até ficar homogêneo. Só não misture excessivamente pois isso ativa o glúten da farinha e pode deixar o bolo seco e duro. Acrescente cenoura, uva passa, nozes e misture até incorporar.
Coloque a massa na(s) forma(s) e leve ao forno pré-aquecido a 180° até ficar levemente marrom nas laterais e quando você encosta o dedo na superfície do bolo, ele “respira”, ou seja, o bolo abaixa e sobe de volta. Se usar uma forma grande, leva cerca de 50 minutos a 1h, e se usar duas formas menores, leva aproximadamente 30 minutos. Se quiser acelerar o processo, aumente para 200° nos últimos minutos. Desenforme quando o bolo tiver esfriado um pouco.
Faça a cobertura de cream cheese misturando todos os ingredientes com um batedor de arame ou garfo. O segredo para que a mistura fique lisa é que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Coloque a cobertura no bolo de cenoura quando ele tiver esfriado.
Se você gostou da receita desse bolo de cenoura e curte receitas americanas, talvez você adore o cinnamon roll ou esse bolo de banana com a base crocante e a cobertura molhadinha!
As cerâmicas lindas dessas fotos são do Atelier Paula Almeida que fica na Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia em São Paulo. Telefone: (11) 3849-2279.
Fotos: Cozinha Vibrante
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário