Batata assada crocante que parece batata frita
16 set 2015
Essa batata assada é um sucesso aqui em casa! O melhor é que ela lembra batata frita, pois tem uma casquinha crocante, mas é bem menos gordurosa.
Fica gostosa como petisco ou acompanhamento para carne vermelha, frango ou peixe, naquele almoço ou jantar gostoso do final de semana. Bora pra cozinha?
Batata assada crocante
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: aproximadamente de 1:20h a 1:40h
Ingredientes:
6 batatas médias (espécie baraka ou ágata)
óleo vegetal, sal, pimenta do reino, páprica picante e orégano seco a gosto
alguns dentes de alho com casca (opcional)
Lave as batatas. Caso a batata esteja muito suja, use uma escovinha. A importância de lavá-las é que elas serão cozidas com a casca. Seque bem as batatas com um pano de prato. Secá-las completamente é um dos segredos para que elas fiquem crocantes.
Corte as batatas em tiras, em formato de batata-frita. Coloque-as em uma tigela grande e tempere com óleo vegetal, sal, pimenta do reino, páprica e um pouquinho de orégano seco, “massageando”, com as mãos, as batatas com o óleo e os temperos. Não coloque toda a quantidade de sal e páprica antes de assar, deixe um pouquinho para quando tirar a batata do forno, fica mais gostoso assim.
Coloque as batatas em uma assadeira, de preferência anti-aderente, as fatias lado a lado, deixando um pequeno espaço entre elas. É importante não fazer mais de uma camada de batata, pois isso vai dificultar que elas fiquem crocantes. Se preciso, use mais de uma assadeira. Se quiser, coloque alguns dentes de alho com casca junto das batatas. Eles ficam deliciosos depois de assados!
Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 40 minutos, depois aumente para 220º e deixe por mais 20 minutos, finalizando a 240º por mais aproximadamente 20 minutos ou até que as batatas estejam crocantes por fora.
No dia dessas fotos, servi com creme de gorgonzola, molho barbecue e geléia de pimenta. O creme de gorgonzola é feito misturando gorgonzola à temperatura ambiente (cerca de 90g) , cream cheese (uma embalagem de 150g) e creme de leite (o suficiente para ralear um pouco a mistura). Se quiser que o creme fique lisinho, bata-o no processador.
Resumindo, os segredos para as batatas ficarem crocantes: secá-las bem antes de cortá-las; não economizar no óleo e massagear as batatas para que o óleo e os temperos cubram todas as fatias; quanto mais fininhas, mais crocantes elas ficam; colocar apenas uma camada de batata na assadeira, com um pequeno espaço entre uma e outra; não ter pressa para tirá-las do forno, se precisar, deixe mais tempo até elas ficarem crocantes por fora.
Fotos: Cozinha Vibrante
Olá Letícia!
Bela receita!
Ganhei uma fritadeira “air fryer” e ainda não usei. Poderia funcionar bem com esta batata?
Oi Luiz Cláudio,
Sinceramente, não sei, nunca usei um air fryer. Desculpa que não te ajudei.
Obrigada,
Leticia
Valeu Letícia!
Eu não compraria uma Air Fryed, mas como foi presente (e caro!) estou planejando em colocá-la pra funcionar. Depois dou notícias comparando as duas maneiras: assada e “air fryer”
Obrigado
Vou testar hoje, mas com batata doce! Comi a versão original na casa da minha amiga, agora resolvi inventar. Depois eu comento! =)
Oi Carolina,
Eu costumo fazer com batata doce, corto em rodelas e fica bem gostoso. E a sua, deu certo?
Obrigada, beijinhos,
Leticia
Oi Letícia! Vou testar essa receita, deve ficar muito bom! Por quanto tempo devo deixar as batatas cozinhando? Obrigada!!
Oi Lais,
Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 40 minutos, depois aumente para 220º e deixe por mais 20 minutos, finalizando a 240º por mais aproximadamente 20 a 30 minutos ou até que as batatas formem uma leve casquinha por fora. Ou seja, leva um bom tempo, você tem que deixar no forno e esquecer, rs.
Obrigada, bjs,
Leticia
Não precisa virar? Eu fiz é só ficou bem assada do lado que estava rente a forma.