Arroz doce com calda de caramelo salgado e farofa doce crocante

arroz doce cremoso receita

Esse parece um arroz doce tradicional, mas por levar mais leite e um tiquinho de creme de leite, fica mais cremoso e molhadinho. E para dar aquele ziriguidum na receita, acrescentei calda de caramelo com flor de sal e crumble, que é aquela farofinha doce crocante. Por causa da adição dessas duas coberturas (que são doces), peguei super leve na quantidade de açúcar do arroz doce.

A curiosidade é que o arroz doce dá certo com arroz comum, arroz para sushi e arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli). Por uma questão de estilo, prefiro o feito com arroz arbóreo ou carnaroli. Acho que o arroz doce fica mais cremoso e com o grão maiorzinho.

Ah! Não precisa lavar o arroz antes de cozinhá-lo para essa receita, mas se você quiser fazê-lo, passe só um pouco de água para não deixá-lo perder parte do seu amido que vai ajudar a deixar o doce mais grossinho e cremoso.

Outra dica: quando você desliga o fogo da panela do arroz doce, talvez vá pensar que o líquido está ralo ou que tem muito molho para a quantidade de arroz. O importante é o arroz estar bem cozido, pois até o doce gelar, o molho vai engrossar e o arroz vai inchar um pouco mais, sugando parte desse líquido. Lembre-se também que esse arroz doce é mesmo mais molhadinho que os outros, então se você quer o seu com menos líquido, faça com menos leite (nesse caso, use de 1 a 1,5 litro).

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: cerca de 30 minutos

Arroz doce

1 xícara de arroz arbóreo, carnaroli (ambos para risoto) ou arroz para sushi
1 1/2 xícara de água
1,8 litro de leite
1/2 xícara de açúcar cristal
1/2 caixinha ou 100g de creme de leite sem soro*
raspas de 1 limão (opcional)
rama de canela (opcional)

* De preferência, use o creme de leite leve da Nestlé, vem embalado na caixinha e é mais prático pois já vem sem soro.

Há duas maneiras de fazer arroz doce. Uma onde você coloca quase todos os ingredientes na panela de uma só vez, e outra em que você vai colocando aos poucos. A primeira é mais prática, mas tem a chance do açúcar queimar um pouco no fundo da panela, criando uma casquinha; na segunda o arroz doce fica branquinho, sem grudar nada no fundo. A seguir explico as duas.

1a. maneira, mais prática:
Numa panela média ou grande, porém alta, coloque arroz, água, leite e açúcar. Misture e acrescente a rama de canela. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo.

Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por 30 a 40 minutos. Mexa de vez em quando para soltar o amido do arroz e, assim, formar um doce cremoso. Tampe parcialmente a panela todas as vezes que mexer.

Passados cerca de 30 minutos, verifique se o arroz está cozido. Caso esteja, desligue o fogo, acrescente o creme de leite, as raspas de limão e misture. Transfira o arroz doce para uma tigela. Deixe atingir a temperatura ambiente antes de levar para gelar. A sobremesa fica cremosa após 2 horas de geladeira, no mínimo.

Sirva com a calda de caramelo salgado e o crumble (farofa doce crocante), cujas receitas estão a seguir.

2a. maneira:
Coloque o leite para ferver em uma leiteira, mas fique para não transbordar. Desligue o fogo quando ele estiver quase fervente.

Numa panela média ou grande, porém alta, coloque o arroz e a água em fogo alto. Vá mexendo delicadamente e quando o arroz estiver quase seco, acrescente o leite fervendo. Misture, acrescente a rama de canela e reduza para fogo médio. Não precisa tampar a panela. Mexa de vez em quando para soltar o amido do arroz e, assim, formar um doce cremoso.

Passados cerca de 25 minutos, acrescente o açúcar e continue mexendo de vez em quando até que o arroz esteja cozido (leva cerca de 10 minutos a mais). Caso esteja, desligue o fogo, acrescente o creme de leite, as raspas de limão e misture. Transfira o arroz doce para uma tigela. Deixe atingir a temperatura ambiente antes de levar para gelar. A sobremesa fica cremosa após 2 horas de geladeira, no mínimo.

Sirva com a calda de caramelo salgado e o crumble (farofa doce crocante), cujas receitas estão a seguir.

Caramelo salgado

200g ou 1 xícara de açúcar refinado
1/4 de xícara de água
300g ou pouco mais de 1 xícara de creme de leite*
120g ou 8 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
algumas gotas de essência de baunilha
uma pitada generosa de flor de sal, de preferência, ou sal refinado

* De preferência, use o creme de leite leve da Nestlé, vem embalado na caixinha e é mais prático pois já vem sem soro.

Use uma panela média/grande e alta pois quando você acrescenta o creme de leite, ele espirra e sobe.

Coloque o açúcar e a água na panela e leve ao fogo médio. Quando o açúcar caramelizar, estiver com cor de calda de pudim, retire do fogo, despeje o creme de leite e com um batedor de arame, mexa rapidamente até ficar homogêneo. Acrescente manteiga, baunilha, sal e mexa novamente.

Farofa doce crocante (crumble)

75g ou 1/3 xícara de manteiga sem sal gelada, em cubinhos
100g ou 3/4 xícara de farinha de trigo
uma pitada de sal
100g ou 1/2 xícara de açúcar refinado

Prepare a farofa doce misturando a manteiga com a farinha de trigo e o sal, esfregando uma palma da mão contra a outra, até ficar levemente amarelo e formar uma farofa. Adicione o açúcar e misture com a ponta dos dedos até incorporar. Coloque em uma assadeira.

Leve ao forno pré-aquecido a 200° por cerca de 15 a 20 minutos.

Se quando você tirar a assadeira do forno, a farofa não estiver crocante, deixe ela na assadeira até esfriar. Ela deve formar um bloco crocante. A partir daí é só quebrar em farelos com a ajuda de uma colher de pau, de um pilão ou passando no processador ou liquidificador.

receita-arroz-doce

Fotos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante, com a participação mais que especial da minha sobrinha que atualmente não sorri para fotos pois está trocando os dentinhos

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]