Abobrinhas grelhadas crocantes

receita-de-abobrinha-grelhada

Além de fácil, simples e gostosa, essa receita de abobrinha grelhada é bem versátil. Você pode serví-la como entrada, salada, acompanhamento para carne, peixe ou frango, ou simplesmente como aperitivo, sem as folhas e sobre torradas.

Receita de abobrinha grelhada crocante

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Utensílios: ralador e frigideira grande

Ingredientes:
4 abobrinhas
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino
Folhas de sua preferência
Salsinha
Limão siciliano, de preferência, ou limão tahiti

Como fazer:
Lave, seque e rale a abobrinha no sentido do comprimento (cerca de 2 ou 3mm de espessura). Coloque um bom fio de azeite na frigideira e quando ela estiver bem quente, ponha as fatias de abobrinha. Se a panela não estiver bem quente, a abobrinha não ficará crocante. Quando elas estiverem bem grelhadas, vire-as de lado. Para que todas as fatias fiquem bem grelhadas, não deixe uma sobre a outra, é por isso que você vai precisar fazer em várias etapas; lembre-se de colocar um bom fio de azeite a cada vez e reduzir o fogo para médio-alto após a primeira etapa para que elas não comecem a queimar. Você pode temperá-las com sal diretamente na frigideira ou logo quando tirá-las da panela (só não espere, o segredo para que o sal “grude” é que elas ainda estejam bem quentes e com um pouquinho de gordura). Quando prontas, escorra o excesso de gordura colocando-as sobre papel toalha. Antes de servir, jogue algumas gotas de limão e caso queira, acrescente um pouco de pimenta do reino.

Você pode serví-las puras ou sobre folhas verdes. Se quiser, como um temperinho extra, acrescente algumas folhas de salsinha ou faça um molho com elas: triture-as e misture-as ao azeite, algumas gotas de limão, sal e pimenta do reino. Particularmente prefiro a salsinha no molho pois assim ele acaba servindo como molho da salada e das abobrinhas.

Elas ficam deliciosas e crocantes, quase como chips de abobrinha, só que bem mais leves e com pouca gordura.

Fotos: Cozinha vibrante – abobrinha grelhada

  1. Line Lazari disse:

    Deve ficar muito bom!!!! Adorei a ideia! Bjsss

  2. […] para médio-alto. Se quiser saber mais detalhes sobre como cozinhá-los dessa maneira, clique nesta receita de abobrinhas crocantes. Na foto abaixo os legumes foram grelhados dessa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *