Abacaxi assado com queijo provolone

abacaxi assado com queijo provolone

Resolvi chamar essa receita de abacaxi assado, mas na verdade, ele pode ser grelhado, feito na churrasqueira, frigideira, microondas, ou seja, não tem regras. O segredo aqui é a deliciosa combinação de ingredientes, e nem tanto o modo de fazer. 

Nesse dia usei abacaxi, provolone e hortelã, mas dá para acompanhar também com: orégano, manjericão, molho chimichurri, pimentão, colocar um pouquinho de gorgonzola por cima, enfim, você pode criar como quiser.

A receita de hoje também poderia se chamar provoleta com abacaxi. Explico melhor: é muito comum ter provoleta nos churrascos argentinos e uruguaios. Lá, a provoleta é a marca de um queijo provolone normalmente feito diretamente na grelha, na pedra ou enrolado no papel alumínio. Depois de assado, ele é servido com molho chimichurri. Uma delícia!

Minha irmã costuma fazer abacaxi assado com provolone na churrasqueira, mas em cima dessa pedra que eu mostro nas fotos. Vira um perfeito acompanhamento para churrascos! A verdade é que essa receita combina com tanta coisa. Vai bem com carne vermelha, com um franguinho bem dourado e pode até virar uma espécie de sobremesa. Afinal, os franceses comem queijo depois da refeição, né?

Abacaxi assado com queijo provolone

Rendimento: 10 a 15 fatias
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: cerca de 20 minutos

:: Ingredientes ::
1 abacaxi maduro, em fatias
100g de queijo provolone, fatiado
hortelã a gosto

:: Como fazer abacaxi assado ::
Como falei acima, são várias maneiras, vou tentar explicar todas aqui pra vocês.

Na churrasqueira: coloque as fatias de abacaxi sobre uma pedra (como a da foto) e o provolone por cima. Leve a pedra à churrasqueira até derreter o queijo. Leva cerca de 20 minutos. Coloque as folhinhas de hortelã por cima e sirva em seguida. Também dá certo fazê-lo enrolado em papel alumínio ou diretamente na grelha, sendo que desta forma a água do abacaxi e a gordura do provolone pingam um pouco.

No forno: coloque as fatias de abacaxi em uma assadeira. Sobre elas, o queijo provolone. Leve ao forno pré-aquecido a 220° até que o queijo derreta. Coloque as folhinhas de hortelã por cima e sirva em seguida.

Na frigideira: doure o abacaxi na manteiga com uma pitada de açúcar (se quiser), em fogo médio. Quando virar as fatias para dourar o outro lado, coloque o provolone por cima e tampe a frigideira para que o queijo derreta. Finalize com a hortelã e sirva em seguida.

No microondas: se quiser, pode fazer toda a receita no microondas ou selar o abacaxi na frigideira (conforme descrito acima) e apenas derreter o queijo no microondas.

No grill: essa é a opção que vai deixar as marquinhas de grill no abacaxi. Fica lindo na foto, rss (será que algum leitor se importa com a foto? rsrsrs). Faça da mesma maneira que na frigideira (descrita acima).

abacaxi-assado

Fotos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *