Essa receita de batata doce e cenoura assadas é mágica! Simples e com um resultado impressionante: elas ficam tostadas, sequinhas, rústicas e quase desidratadas, como se elas tivessem sido fritas, quando só foram assadas. Resumindo, elas ficam parecidas com chips de batata e cenoura, mas estão deliciosamente cozidas por dentro. Além disso, é uma receita mais saudável e light.
Acredite, já servi essa receita para uma pessoa que não gosta de batata doce e não é tão fã de cenoura e ela adorou! O melhor é que além de deliciosas, elas combinam com tudo: carne bovina e suína (inclusive churrasco), cordeiro, frango e peixe. E podem até virar petisco, você vai comê-las que nem batatas-fritas!
Batata doce assada com cenoura (roasted)
Rendimento: 1 assadeira média (4 porções)
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: entre 1:30h e 2h
Ingredientes:
2 cenouras grandes
4 batatas doces (ideal é a de cor salmão)
óleo vegetal
sal a gosto
uma pitada de páprica picante
uma pitada de tempero para chimi churri (a mistura seca, sem azeite)*
* À venda em supermercados ou quitandas. Até no sacolão da minha cidade no interior de Minas tem, rs.
Pré-aqueça o forno a 200°-220°.
Descasque, lave e seque bem as cenouras e as batatas. Não precisa descascar as batatas com perfeição. O segredo é secá-las bem pois quanto mais secas, mais crocantes elas ficarão depois de assar.
Corte-as no sentido do comprimento, como se fossem batatas fritas, também sem perfeição pois o resultado será bem rústico.
Em uma tigela, coloque as batatas e as cenouras picadas e despeje um pouco de óleo, cerca de duas a três colheres de sopa. Com as mãos, misture e massageie bem o óleo nos legumes e se precisar, acrescente um pouco mais de óleo. O importante é todos os pedaços estarem cobertos de óleo, mas sem exagero.
Coloque os pedaços lado a lado em uma assadeira, se possível formando apenas uma camada de legumes. Leve ao forno pré-aquecido a 220° por cerca de 1:15h, aumente para 240° e deixe por mais 20 minutos. Veja se elas estão bem sequinhas e crocantes e se preciso, deixe um pouco mais no forno (cerca de 20 minutos adicionais devem ser suficientes, mas nesse caso, a 220° para evitar que elas queimem). O tempo de forno varia de acordo com o tamanho dos pedaços.
O truque para que elas fiquem perfeitamente crocantes é salgar e colocar os temperos somente depois de tiradas do forno. E a segunda técnica é fazer isso imediatamente. Tirou do forno, coloca sal, páprica e a mistura para chimi churri.
Assei no forno à gás nessas temperaturas, mas acho o meu forno um pouco fraco. Se você fizer em forno elétrico, asse a 200° e aumente para 220° no final.
Fotos: Cozinha vibrante (batata doce assada)
Ótima dica para a criançada!!! Vou fazer…
Oba, faz sim que eles vão adorar!