Sopa de cebola francesa igual de restaurante

receita de sopa de cebola

Sopa de cebola de restaurante é aquela coisa reconfortante e deliciosa que dá vontade de repetir, né? Hoje passo para vocês a receita desse clássico francês, sopa de cebola com torrada e queijo gratinado por cima. 

A primeira vez que preparei essa sopa foi na Ferrandi, escola onde fiz meu curso de gastronomia em Paris. Lá segui a receita tradicional francesa, onde ao invés de caldo de carne, usamos consomé de carne. O consomé é o brodo, aquele líquido claro com sabor de carne que vem no cappelleti in brodo, sabe? Pois é, ele é complexo de fazer, por isso aqui indico usar caldo de carne natural ou industrializado, feito com tabletes de caldo knoor ou semelhantes.

Se essa receita tem segredos, são dois: paciência para esperar a cebola dourar e usar uma panela grande. Quanto maior o fundo da panela, mais rapidamente a cebola cozinha.

Sopa de cebola

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento + forno: aproximadamente 1:30h

:: Ingredientes da sopa ::
50g ou 4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite ou óleo
1,2kg ou 7 cebolas médias-grandes, descascadas e fatiadas finas
1 colher de chá de açúcar
2 dentes de alho, descascados e picadinhos ou espremidos
sal e pimenta do reino a gosto
50g ou 1/3 xícara + 1 colher de sopa de farinha de trigo
¾ xícara de vinho branco seco
2 litros de caldo de carne*
1 colher de chá de vinagre balsâmico (opcional)

*Você pode fazer o caldo de carne caseiro como expliquei nessa receita de risoto de champignon. Caso queira usar o industrializado, dissolva 2 a 3 tabletes nos 2 litros de água. Não precisa aquecer o caldo, o ideal é usá-lo frio (com água gelada mesmo) pois o choque térmico dele contra a panela quente ajuda a engrossar a sopa mais rapidamente.

:: Ingredientes da cobertura ::
1 baguete, fatiada e torrada
1 dente de alho descascado, inteiro, para esfregar nas fatias de pão
250g ou 3 xícaras de queijo emental, gruyère, estepe ou masdaam, ralado grosso

:: Como fazer sopa de cebola ::
Derreta a manteiga junto com o azeite ou o óleo em uma panela grande e funda. Adicione a cebola e o açúcar e cozinhe em fogo médio por cerca de 45 minutos a 1h, ou até que a cebola fique de cor loira escura a marrom clara. Mexa de vez em quando para evitar que a cebola do fundo queime. Se isso acontecer, raspe o fundo da panela com uma colher de pau. E caso isso aconteça mais de uma vez, reduza a intensidade do fogo.

Adicione alho, sal e pimenta e cozinhe por 2 minutos. Acrescente a farinha e mexa por 1 minuto. Despeje o vinho e raspe o fundo e as laterais da panela com uma colher de pau. Em seguida, adicione o caldo de carne, aumente o fogo para máximo e mexa. Quando ferver, reduza para fogo médio e deixe o caldo engrossar, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo, acerte o sal e a pimenta do reino e acrescente o vinagre balsâmico, caso queira. A sopa não vai ficar com gosto de vinagre, ele só dá um toque azedo-doce para a receita.

Enquanto a sopa cozinha, fatie a baguete e esfregue alho nas fatias. Torre os pedaços em uma torradeira ou no forno pré-aquecido a 240° até que fiquem torrados (cerca de 10 minutos, dependendo da espessura das fatias).

Coloque a sopa em cumbucas e cubra com as torradas e o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 240° para derreter o queijo e gratinar, por cerca de 10 minutos. Se quiser, sirva a sopa no pão italiano. É só tirar um pouco do miolo de dentro dele e levá-lo ao forno a 240° (sem a sopa) para ele endurecer um pouco, por cerca de 10 a 15 minutos. Daí é só preencher com a sopa, acrescentar a torrada e o queijo e levar ao forno para gratinar.

sopa-de-cebola

Fotos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]