Salada rápida e caprichada para a noite de Natal


Se tem uma salada ideal para a noite de Natal, é essa. Já que preparar a ceia dá tanto trabalho, pensei em uma salada rápida de fazer, caprichada, gostosa, linda e diferente. Sua família e seus convidados vão adorar e te perguntar: o que você fez com esse vinagre balsâmico que ficou tão gostoso? Que salada chique!

Salada de natal

Rendimento: uma travessa grande (cerca de 10 porções)
Tempo de preparo: 20 minutos

2 maços de rúcula ou a folha de sua preferência
15 nectarinas ou pêssegos maduros
20 fatias de presunto de parma
1 queijo brie de aproximadamente 400g
lâminas de amêndoa
azeite de oliva
sal e pimenta do reino a gosto

1/2 xícara de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de açúcar demerara ou refinado

receita salada chique e gostosa

A salada da foto também levou chia, mas para uma noite especial como o Natal, acho que ela pode ficar de fora. Gosto da chia pois ela tem gosto neutro e deixa as receitas crocantes. Com ela você ganha uma opção de salada mais saudável, ótima para o dia a dia ou para aquele almoço com as amigas.

Na França a gente encontrava com facilidade o Velours de Balsamique da Maille, aquela marca famosa de mostarda Dijon que tem uma loja charmosa na Place de la Madeleine em Paris (clique no link para ler sobre ela aqui no blog). Trata-se de um balsâmico mais grosso e docinho, tipo uma calda de pudim, mas é de vinagre, rs. Lá eu nem comprava o balsâmico comum, pois o Velours era baratinho e tão, mas tão mais gostoso.

Pois bem, voltei para o Brasil e nada de Velours por aqui ou se um dia eu encontrar, vai custar o olho da cara. Por isso passei a reduzir o vinagre em casa. Reduzir é o termo técnico para engrossar o que resulta na concentração do sabor, ou seja, quase tudo reduzido fica mais gostoso.

Como engrossar e caramelizar o vinagre balsâmico:

Coloque o vinagre balsâmico e o açúcar em uma panelinha e assim que atingir fervura, reduza para fogo baixo. Retire do fogo quando engrossar, leva cerca de 10 minutos; lembre-se que até esfriar a calda ainda vai engrossar um pouco, então retire a calda da panela um pouco antes do ponto que você quer. Nesta receita sugiro 1/2 xícara de vinagre balsâmico, o que é mais que suficiente para 10 porções. Deve sobrar e você pode guardar o restante em recipiente tampado na geladeira por até uma semana.

Lave e seque as folhas. Corte as nectarinas em fatias. Desfie o presunto em fatias grandes com as mãos. Fatie o brie.

Tempere as nectarinas e as folhas com azeite e sal. Coloque-as na travessa e por cima jogue o presunto, o brie e as amêndoas. Despeje um pouco do vinagre balsâmico, mas cuidado para não exagerar pois o seu gosto é forte.

receita salada chique e gostosa

Fotos: Cozinha vibrante – salada de natal

  1. BEATRIZ disse:

    NOSSA, SÓ TEM COISA BOA NESSA SALADA!!! DEVE SER DELICIOSA MESMO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *