Receita de peru de Natal


Receita de peru de Natal

Receita de peru de Natal para não perder a tradição na ceia, certo?

Como o peru normalmente já vem temperado, essa receita não leva sal. Mas se você conseguir comprar um peru sem temperos, já sabe que deve salgar a receita, ok?

salada para ceia de natal

Receita de peru de Natal

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de marinada: 12h
Tempo de forno: cerca de 3h (depende do tamanho do peru)

Marinada:
suco de 1 limão
pimenta-do-reino a gosto
alguns cravos da Índia (são ótimos desinfetantes)
3 ramas de canela ou um pouco de canela em pó
2 cebolas picadas
1 xícara de azeite
4 dentes de alho picados
1 xícara de vinho branco seco
4 folhas de louro
salsinha
cebolinha
água

Peru:
1 peru de Natal
manteiga

Misture os ingredientes da marinada, exceto a água.

Tire o peru descongelado da embalagem e separe os miúdos (eles vêm em um saquinho). Com um garfo, faça furinhos no peru e coloque-o em uma vasilha grande e funda. Amarre as pernas com um barbante. Despeje a marinada sobre o peru e complete com água até quase a altura da vasilha (não exagere para não entornar!). Caso a marinada não cubra o peru, mergulhe papéis toalha nela e cubra o peru com esses papéis molhados.

Deixe por 12h a 24h na geladeira.

Retire o peru da geladeira e da marinada (mas reserve-a). Coloque a ave sobre uma assadeira funda e besunte por dentro e por fora com bastante manteiga. Arrume a ave com o peito para cima e despeje a marinada sobre a assadeira até a altura de um dedo. Cubra o peru com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 220° e regue de 30 em 30 minutos com manteiga e com o molho que vai acumular no fundo da assadeira. Depois de cerca de 2:30h a 3h ou quando pernas e peitos estiverem bem macios, retire o papel alumínio e espere corar.

Fatie o Peru e despeje sobre ele o caldo que sobrar na assadeira (se preciso, bata e coe o caldo; querendo, pode serví-lo como molho, separadamente ).

A marinada prévia e regar o peru frequentemente enquanto ele estiver no forno são os segredos para que o peru fique suculento.

Veja também a receita desta farofa de Natal.

farofa de natal

Essa receita de peru de Natal e todas as outras receitas de Natal que estou postando no blog esses dias foram desenvolvidas e produzidas com a Isa, minha sócia no Estúdio Isa e Letícia (nosso estúdio de fotografia e vídeos gastronômicos, produção culinária e de objetos), e a Adri Katekawa, chef e food stylist, nossa parceira em alguns trabalhos do Estúdio.

As cerâmicas das fotos são do Atelier Paula Almeida que fica na Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia em São Paulo. Vendas na loja ou pelo telefone: (11) 3849-2279.

Fotos: Estúdio Isa e Letícia, meu estúdio de fotografia gastronômica, produção culinária e produção de objetos que atende marcas, editoras, restaurantes e chefs



Voltar
Letícia