Quiche de queijo gorgonzola e espinafre


Quiche de queijo gorgonzola e espinafre

Quiche de queijo é aquela comida que nos abraça, né? Ai como eu amo, e vocês? Nessa versão, para adicionar um pouquinho de nutrientes e reduzir a nossa culpa de comer uma quiche só de queijo, acrescentei o espinafre rsrs. Seu sabor casa lindamente com o gorgonzola e a cebola. 

Uma receita deliciosa, fácil e que nos salva quando precisamos de uma opção de carboidrato para o almoço com a família ou o jantar com os amigos. Vamos lá?

Quiche de queijo gorgonzola e espinafre

Rendimento: 1 quiche média
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de resfriamento da massa: 30 minutos
Tempo de forno: cerca de 50 minutos

:: Massa ::
375g  ou quase 3 xícaras de farinha de trigo
190 ou 3/4 de xícara + 1 colher (sopa) de manteiga fria, em cubos
1 1/2 gema de ovo
pitada de sal
água (só um pouquinho)

Em um processador, processe a farinha, a manteiga e o sal até virar uma farofa. Adicione a gema de ovo e processe até incorporar. Acrescente um pouco de água (1 a 3 colheres de sopa) e bata até dar liga.

Envolva a massa em um filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Unte uma forma de torta com manteiga e pré-aqueça o forno a 180°.

Polvilhe farinha sobre uma pedra, sobre a massa e sobre o rolo. Abra a massa com a ajuda de um rolo ou, caso tenha dificuldade, cubra o fundo e as laterais da forma com pedacinhos de massa e vá emendando um ao outro.

Cubra a massa com um filme plástico e encha ele com algum grão: arroz, feijão, lentilha, o que preferir. Feche em cima com o filme plástico, fazendo tipo um saco. Não se preocupe pois o filme plástico não se queima e nem derrete.

Leve ao forno pré-aquecido e deixe por 20 a 25 minutos. Retire do forno, descarte o saco com os grãos e acrescente o recheio a seguir.

PS: O grão pode ser cozido normalmente depois de “assado” dentro do saco.

:: Recheio ::
170g ou 2 mãos cheias de folhas de espinafre, cruas e fatiadas finas
200g de queijo gorgonzola picado
400ml ou 1 2/3 de xícara de creme de leite, sem soro, em temperatura ambiente
1/4 de cebola roxa fatiada
2 ovos
sal e pimenta-do-reino a gosto

Misture os ingredientes e deixe algumas cebolas para colocar por cima do recheio. Despeje o recheio e finalize com algumas rodelas de cebola. Leve a quiche de queijo ao forno pré-aquecido a 200° por cerca de 25 a 35 minutos ou até que a cobertura esteja levemente dourada.

Faça e me conte o que achou! Uma coisa que adoro dessa quiche é que a casca dela não fica molenga, fica bem cozida e quase crocante, sabe? Além do recheio delicioso, é claro.

receita de quiche de queijo

Fotografia gastronômica, produção culinária e produção de objetos: Estúdio Isa e Letícia



Voltar
Letícia

  • Joanna

    Oi Letícia! Esta receita pode ser feita com bastante antecedência, assada e colocada na geladeira até servir ou ela perderá a textura e sabor?

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Joanna,
      Fiz a minha e deixei por 3 dias na geladeira.
      Se você esquentá-la no microondas, a casca fica molhadinha, e não tanto crocante. Se você esquenta-la no forno, ela fica bem parecida com a versão recém-saída do forno pela 1a. vez.
      No 3o. dia, por causa do queijo gorgonzola e do espinafre, ela fica um pouco esverdeada, mas ainda gostosa e não estragada.
      Obrigada, bjs,
      Leticia

      • Joanna

        Obrigada Leticia! A quiche ficou perfeita!!!! Deliciosa!!!!! Só mudei a cebola pelo alho poró. Fiquei com duvida do pôr que de encher a massa com grão na hora de assar. Vc pode explicar? Bjos! https://uploads.disquscdn.com/images/402edd5e2cb973375f2e6098d34790ff6563f8f24eddc03f50c8b3c457194ae2.jpg

        • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

          Oi Joanna,
          Obrigada por me contar e também por me enviar a foto, muito especial da sua parte :-)
          A gente deve colocar o plástico com os grãos para deixar a massa assar e ficar mais crocante. Se você colocar o recheio logo do início, a massa fica mais molhadinha e costuma não assar por completo.
          Obrigada, bjs,
          Leticia