Petisco de maçã caramelizada, rúcula e parma


Petisco de maçã caramelizada, rúcula e parma

Esse petisco de maçã caramelizada, rúcula e parma é um sucesso! Imagine um aperitivo feito com apenas três ingredientes principais, que não é frito e é delicioso. Não é o petisco mais light do mundo, mas também não pesa a barriga e perto da enorme variedade de petiscos gordurosos, é uma excelente opção.

E sério, ele é gostoso demais! Fiz uma vez no meu aniversário e outra no réveillon, quando até aproveitei gomos de maçã caramelizada que sobraram e os acrescentei em volta da travessa. O pessoal adorou! É uma ótima receita de petisco para festa.

E o bom dessa receita é ser uma idéia criativa para fugir da tábua de frios padrão que passa pela cabeça de 99% das pessoas quando está pensando em aperitivos para receber. 

Petisco para festa

Rendimento: 70 rolinhos
Tempo de preparo e montagem: 1h

Para a maçã caramelizada:
7 maçãs (fuji ou outra de sua preferência)
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de açúcar demerara ou refinado
canela a gosto (cerca de 1 colher de sobremesa)

Para os rolinhos:
1/2 maço de rúcula
35 fatias de presunto de parma ou 70 de copa

petisco-para-festa

Descasque as maçãs e corte-as em gomos (cada maçã dá de 8 a 10 gomos). Em fogo médio, derreta a manteiga em uma frigideira e coloque os gomos de maçãs lado a lado, formando apenas uma camada. Polvilhe o açúcar e a canela. Assim que tiver formado uma casca fina e dourada escura, vire os gomos e deixe dourar o outro lado. Retire as maçãs e repita o processo, fazendo apenas uma camada de cada vez.

Quando as maçãs tiverem esfriado, enrole cada gomo com uma folha de rúcula, uma lasca de presunto de parma, outra folha de rúcula e prenda com um palito. Se quiser, jogue um pouco de molho pesto por cima na hora de servir.

Fotos: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia