Mousse de chocolate francesa e perfeita


Mousse de chocolate francesa e perfeita

Quando Deus fez o mundo, ele virou para essa mousse de chocolate e falou: “desce e arrasa”. Brincadeira, isso foi só para te dizer que a mousse de chocolate francesa bem feita é algo fora do comum. Juro, ela fica parecida com a mousse que o Olivier Anquier serve no seu restaurante L’entrecote d’Olivier. É de comer ajoelhado.

Já servi essa mousse para muitos convidados e a opinião é unânime de que foi a melhor mousse que eles já provaram na vida. Faça e fique se achando também, rs.

Se você ainda não sabe qual sobremesa vai fazer para o Natal ou o Réveillon, essa mousse é uma ótima opção pois além de deliciosa, ela é prática e rápida de fazer.

Então mãos à obra pra você também fazer e servir a melhor mousse de chocolate! 

Receita de mousse de chocolate francesa

Rendimento: 8 porções grandes
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
250g ou 2 xícaras de chocolate amargo com cerca de 64% cacau picado
100g ou quase 1/2 xícara de manteiga com sal
4 gemas de ovos grandes
6 claras de ovos grandes
40g ou quase 1/4 xícara ou 3 colheres de sopa bem cheias de açúcar refinado

Para fazer a mousse com perfeição, leia este post com as 17 dicas e técnicas de como fazer mousse de chocolate perfeita.

Como fazer:
Picar o chocolate em pedacinhos de aproximadamente 1cm. Colocá-los em uma tigela grossa preferencialmente de inox. Cortar a manteiga em cubinhos e reservá-la.

Levar o chocolate ao banho maria e incorporar a manteiga quando o chocolate tiver 70% derretido. Misture delicadamente com uma espátula de silicone de vez em quando. Retire do fogo assim que a mistura derreter.

Aguardar de um a dois minutos para incorporar as gemas delicadamente com uma espátula de silicone.

Bater as claras em neve incorporando o açúcar aos poucos e em “chuva”, iniciando quando as claras estiverem começando a ficar firmes.

Com uma espátula de silicone, misture delicadamente 1/3 das claras em neve à mistura de chocolate. Agora faça o contrário: jogue a mistura de chocolate com 1/3 das claras sobre o restante das claras em neve. Misture delicadamente.

Deixe a mousse em uma tigela tampada na geladeira por 12h antes de servir.

A mousse fica firme, com uma textura perfeita, não muito doce e bem concentrada em chocolate. Fica muito gostosa e por isso quando você fizer a receita, vou adorar que você me marque na foto dela no Instagram ou no Facebook!

Ah! Tem uma receita aqui no site que é super prática, rápida, não precisa nem de batedeira e é bem concentrada em chocolate: brownie de chocolate. Se estiver com preguiça de fazer a mousse, parta para o brownie que esse é simples demais!

Foto: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia