Farofa de Natal


Farofa de Natal

Farofa de Natal. Hoje a receita é simples e rápida, do jeito que a gente gosta para a ceia de Natal. Ninguém quer passar horas na cozinha nesta data especial, certo? 

farofa de natal

Farofa de Natal

Rendimento: 8 porções pequenas
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
1 xícara de bacon em tirinhas
500g de farinha de mandioca Biju*
150g a 200g de manteiga (de 3/4 a 1 xícara)
1 xícara de damasco seco picado
1 xícara de amêndoas (inteiras ou em lascas)
1 maço de cebolinha picada
sal e pimenta-do-reino a gosto

* Em SP costumo usar da marca Deusa.

Como fazer:
Esquente uma panela e cozinhe o bacon até dourar. Não precisa acrescentar óleo pois ele cozinhará na própria gordura do bacon. Retire o bacon e reserve.

Na mesma panela, usando a gordura que sobrou do bacon, acrescente a manteiga. Quando derreter, adicione a farinha de mandioca. Mexa bem e cozinhe por uns 5 minutos, o suficiente para a farofa ficar dourada. Enquanto cozinha, tempere com sal e pimenta-do-reino.

Com o fogo desligado, volte com o bacon para a panela, adicione todos os ingredientes restantes e misture. Está pronta a farofa!

 

farofa de natal

Clique aqui em salada para ceia de Natal para ver a receita desta salada com abobrinha, tomate e aspargos que criei para a ceia de Natal aqui do blog:

salada para ceia de natal

Essa receita e todas as outras receitas de Natal que estou postando no blog esses dias foram desenvolvidas e produzidas com a Isa, minha sócia no Estúdio Isa e Letícia (nosso estúdio de fotografia e vídeos gastronômicos, produção culinária e de objetos), e a Adri Katekawa, chef e food stylist, nossa parceira em alguns trabalhos do Estúdio.

As cerâmicas das fotos são do Atelier Paula Almeida que fica na Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia em São Paulo. Vendas na loja ou pelo telefone: (11) 3849-2279.

Fotos: Estúdio Isa e Letícia, meu estúdio de fotografia gastronômica, produção culinária e produção de objetos que atende marcas, editoras, restaurantes e chefs



Voltar
Letícia