Bolo de chocolate: minha receita preferida


Bolo de chocolate: minha receita preferida

Bolo de chocolate. Repetindo lentamente: bolo de chocolate. Sério, pra mim, não existe doce melhor. Bolo é a minha sobremesa preferida, mas esse de chocolate é atualmente o melhor do (meu) mundo.

Com massa de Devil’s Food Cake – tradicional bolo americano – recheio e cobertura de brigadeiro e frutas vermelhas, é um pedaço de paraíso. Façam, experimentem e me contem rsrs.

Bolo de chocolate

Rendimento: 1 bolo médio com duas camadas de massa, recheio e cobertura
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: cerca de 45 minutos

Ingredientes da massa:
105g ou quase 1 xícara de chocolate em pó*
2 1/4 de xícara de farinha de trigo, sem fermento
3/4 de colher (chá) de sal
1 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3/4 de colher (chá) de fermento em pó (pó royal)
170g ou 3/4 de xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
450g ou 2 1/4 de xícara de açúcar refinado
3 ovos grandes, em temperatura ambiente
3/4 de xícara de café (uso café coado ou feito com nescafé)
3/4 de xícara de leite

* Se você gosta de bolos menos doces, use chocolate em pó 100% cacau. Se prefere mais doce, use chocolate Dois Frades (ou do Padre).

Ingredientes do brigadeiro e da cobertura:
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de manteiga
alguns morangos picados
mirtilos inteiros
folhas de hortelã para decorar

Em uma tigela, misture cacau em pó, farinha, sal, bicarbonato e fermento em pó. Na batedeira ou na mão usando um batedor de arame, bata a manteiga e o açúcar por 5 minutos, até que vire uma mistura lisa e cremosa. Adicione os ovos, um de cada vez, e bata até incorporar. Se estiver usando a batedeira, pare de bater para limpar as laterais do bowl, caso a mistura não esteja homogênea.

Misture o café com o leite. Jogue a metade da mistura de ingredientes secos na batedeira, depois adicione o café com leite. Bata e acrescente o restante dos ingredientes secos. Bata ou misture com um batedor de arame até incorporar.

Unte com manteiga uma forma média de fundo falso (ou divida a massa em duas formas idênticas, assim você não precisa cortar o bolo para transformá-lo em duas camadas). Cubra o fundo com papel vegetal e unte também o papel com manteiga. Coloque a massa até o limite entre a metade e 3/4 da altura da forma. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por cerca de 45 minutos ou até que um palito saia limpo do centro do bolo de chocolate.

Quando esfriar, desenforme. Leve o bolo ao congelador por 30 minutos para que ele endureça um pouco e facilite o manuseio na hora de cortar e montar as camadas.

Enquanto isso faça uma receita de brigadeiro tradicional com 2 latas de leite condensado. Faço o meu com chocolate em pó 100% cacau para não ficar muito doce e capricho na manteiga rsrs.

Retire o bolo do congelador. Com uma faca de pão, corte o bolo na metade de sua altura para criar as duas camadas de massa.

Cubra a primeira metade com brigadeiro. Coloque a camada de massa por cima e cubra novamente. Pronto, agora o seu bolo já tem recheio e cobertura de brigadeiro.

Espere o brigadeiro esfriar para colocar as frutas vermelhas lavadas e secas. Usei morango e mirtilo, mas vale qualquer uma que você goste.

Agora é só atacar rsrs.

Se você quiser fazer o bolo de véspera, deixe para colocar as frutas vermelhas – bem sequinhas – só na hora de servir. É que as frutas, principalmente os morangos cortados, costumam soltar um pouco de líquido. Uma alternativa é usar morangos inteiros, mas mesmo assim, gosto de colocar só na hora de servir.

receita bolo de chocolate

Fotos do bolo de chocolate: Estúdio Isa e Letícia, meu estúdio de fotografia gastronômica, produção culinária e produção de objetos que atende marcas, editoras, restaurantes e chefs

 



Voltar
Letícia