Arroz 7 grãos com abóbora, cebola queimada e queijo gratinado


Arroz de forno, panelinha de arroz, mexido de arroz integral. Chame como quiser, mas uma coisa é unânime: o sabor. Como é gostosa essa receita! Tem gostinho de comida mineira com um toque moderno dado pelo queijo gratinado. Um ótimo exemplo de culinária saudável, nutritiva e saborosa.

Além de deliciosa, essa panelinha de arroz integral 7 grãos com abóbora, cebola queimada e queijo gratinado não pesa a consciência. É prática e feita com ingredientes super fáceis de encontrar. Às vezes a gente até tem eles em casa e essa receita dá uma idéia de como aproveitá-los.

Feito só com ingredientes naturais e rico em fibras, esse prato promove saciedade prolongada. Combina com qualquer fonte de proteína como frango, peixe, bife, cordeiro ou ovo. Acrescente uma saladinha e pronto, já tem uma refeição completa. 

Ótima idéia para um almoço ou jantar leve e saboroso, tanto para o dia a dia como para o fim de semana. Partiu cozinha?

receita-arroz-integral-gratinado

Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: 40 minutos a 1h

1 xícara de arroz integral 7 grãos
1/2 abóbóra japonesa (kabocha) ou moranga
2 cebolas fatiadas
queijo coalho, meia cura, parmesão ou pecorino ralado, a gosto
azeite de oliva
sal e pimenta a gosto

Cozinhe o arroz, com ou sem adição de quinoa, como expliquei aqui na dica de como deixar o arroz integral mais gostoso e nutritivo.

Retire as sementes da abóbora e caso esteja usando a japonesa, conserve a casca (lave e seque bem nesse caso). Corte a abóbora em pedacinhos, coloque-a sobre uma assadeira e regue um pouco de azeite e sal. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 210° por 40 minutos a 1h., retirando o papel alumínio nos últimos 20 minutos. Quando sair do forno, acrescente pimenta, caso queira.

Em uma panela em fogo alto, refogue a cebola fatiada em um pouco de azeite e uma pitada de sal, mexendo de vez em quando. Tome cuidado para não queimar, a idéia é que a cebola fique marrom, tostadinha. Reduza para fogo médio, acrescente o arroz já cozido, a abóbora e misture bem até esquentar.

Despeje a metade sobre uma travessa, cubra com queijo ralado, complete com o restante do arroz e cubra novamente com queijo ralado. Leve ao dourador do microondas ou do forno por cerca de 3 minutos ou até que esteja gratinado.

No dia da foto, usei abóbora japonesa (kabocha) sem sementes e com casca.

receita arroz integral gratinado

Fotos: Cozinha vibrante – receita arroz integral

  1. sandracury disse:

    Republicou isso em Afternoon Teae comentado:
    Gostoso e ainda saudável !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *