SOBRE MIM

SOBRE MIM    |    CHEF OU COZINHEIRA?    |    ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL    |    INSPIRAÇÕES    |    VÍDEOS


alimentação-saudável
alimentação-saudável

A Letícia, sua alimentação saudável e suas neuroses

Agora vou responder uma das perguntas que mais me fazem: como você come de tudo e não engorda? Primeiro, não sou um exemplo de magreza, mas estou satisfeita com o meu corpo. Tenho mais de 30 anos, minha alimentação é saudável, praticamente só como comida natural e consumo doces e farinha branca com muita moderação. A seguir explico tudo tim tim por tim tim pra vocês.

Tenho prazer em cozinhar e comer comida natural. Pra mim, todo prato “natureba” pode ficar delicioso, desde que bem feito. Os pratos do meu dia a dia são coloridos e geralmente têm proteína, legumes, vegetais, grãos e sementes. Como até ficar satisfeita, passar fome não é comigo. Sabe por quê? Porque isso promove duas coisas em mim: vontade incontrolável de atacar a geladeira ou de comer um doce no meio da tarde e, no meu caso especial, dor de cabeça. No final de semana não tenho muitas regras, mas também não exagero 24h.

Comecei a reduzir o açúcar da minha vida há 7 anos e, hoje em dia, só como açúcar mais ou menos duas vezes por mês, que é quando como um doce de verdade, um pedaço de bolo, um chocolate ou uma fatia de torta. Como muitas frutas e elas satisfazem a minha vontade de sobremesa. Não adoço sucos (só de limão), café, iogurte, nada. Não consumo “açúcar disfarçado”, tão comum em sucos industrializados, pães de forma, barrinhas de cereal, entre outros. Se como açúcar, eu sei. Quer reduzir o açúcar da sua vida também? Minha dica é: faça aos pouquinhos, se não você vai surtar! Só pra ter uma idéia, levei uns dois anos pra tirar o açúcar do meu café e passar a ter mais prazer tomando ele puro do que adoçado.

Então ela não come alimentos gordurosos e ultraprocessados? Meu Deus, ela não come nada! Como industrializado sim, mas só de vez em quando. Amo Coca-Cola, Pringles Hot & Spicy, mortadela, presunto cru, também sou filha de Deus, rs. O melhor de ter uma alimentação saudável é, de vez em quando, poder se dar esses pequenos prazeres sem se sentir culpada.

Adoro leite de vaca, de amêndoas e queijos! Minha dieta tem lactose sim, afinal não tenho intolerância e nem alergia. No entanto, já que a proteína da vaca tem digestão difícil, consumo leite de vaca com moderação e para completar o cálcio que tanto precisamos, tento ingerir outras fontes dele como couve, brócolis, aveia, grãos, abacate, sardinha, entre outros.

Também não sou alérgica à glúten, mas modero o consumo porque o danado me engorda. Passo a semana sem farinha numa boa, mas no fim de semana libero pão e massa, mas sem exagero.

Em função desse contexto, você vai reparar que as receitas do blog refletem o meu estilo de vida saudável. Aqui na nossa Cozinha vibrante tem muitas receitas naturais, feitas com legumes, vegetais e temperos naturais, receitas lights, porém deliciosas, e claro, alguns doces bem gostosos também para quando a gente quer fazer pequenas indulgências.


Gostou desta página? Conte para os seus amigos! Compartilhe: