Uma das melhores saladas do mundo: champignon com beterraba


À primeira vista, não parece uma salada tão saborosa, mas te garanto sem nenhum exagero que essa é uma das melhores saladas do (meu) mundo. Ideal para receber ou para aquele almoço ou jantar mais caprichado, ela é sofisticada, mas feita com ingredientes relativamente simples, tem ingredientes quentes e outros frios e o contraste do salgado do gorgonzola com o doce da beterraba fica delicioso. Se você quer fazer uma salada para impressionar, essa é a opção.

E se você não sabe como limpar e cozinhar champignons e também como cozinhar beterraba, vai aprender com as dicas e truques hoje.

O bom dessa salada de beterraba é que ela é uma refeição quase completa, já que além de muitos nutrientes, alguns dos seus ingredientes têm proteína, como principalmente o champignon, a beterraba e a rúcula. Quando eu faço essa receita, acompanho com uma carne ou peixe grelhado e um pouco de arroz integral, purê de batatas ou massa. Digo um pouco pois a salada já acompanha uma torrada com gorgonzola.

receita salada chique melhor do mundo

Salada de beterraba com champignon

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1h

1 maço de rúcula ou a folha de sua preferência
2 beterrabas
500g de champignon de Paris (o branquinho)
1 colher de sopa de salsinha picadinha
4 fatias de pão de forma
3 colheres de sopa de cream cheese
3 colheres de sopa de queijo gorgonzola
2 colheres de sopa de nozes picadas grosseiramente
azeite de oliva
óleo vegetal
sal e pimenta a gosto

Com a casca, coloque as beterrabas para cozinhar em água fervente salgada. O cozimento deve levar cerca de 30 a 45 minutos, variando em função do tamanho das beterrabas. Teste com um garfo para sentir se elas estão macias, mas não podem estar desmanchando. Retire a panela do fogo e deixe-as de molho em água bem fria para interromper o cozimento.

Lave e seque a rúcula ou folhas de sua preferência.

Com um papel toalha, retire os pontinhos sujos dos champignons. Caso eles estejam muito sujos, mergulhe-os rapidamente em água, seque-os imediatamente, limpe-os com papel toalha e fatie-os. O segredo é secá-los rapidamente para que eles não absorvam água e percam sabor. Cozinhe os cogumelos em uma frigideira com um bom fio de óleo até ficarem dourados, cerca de 5 minutos. Salgue apenas no final do cozimento. Assim que retirar do fogo, misture a salsinha e acrescente pimenta do reino, caso queira.

Enquanto espera o champignon cozinhar, misture o cream cheese e o gorgonzola (caso estejam gelados, coloque o recipiente no microondas por 10 segundos para facilitar a mistura). Coloque as fatias de pão em uma torradeira e passe a mistura no pão.

Agora que as beterrabas esfriaram um pouco, descasque-as e corte-as como preferir, em cubinhos, tiras ou rodelas. Em um recipiente a parte, tempere-as bem com azeite, sal e pimenta do reino. Se sobrarem beterrabas, você pode deixá-las marinando no azeite com sal e pimenta por até 4 dias em um recipiente tampado e usar para outras saladas ou até mesmo comê-las sozinhas de tão gostosas que elas ficam.

Tempere as folhas com azeite e sal, monte a salada com todos os ingredientes, inclusive as nozes picadas grosseiramente com as mãos.

Se você fizer essa receita, vou adorar que você compartilhe me marcando no Instagram ou Facebook.

Fotos: Cozinha vibrante – salada de beterraba com champignon

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *