Whey Protein: quem deve tomar?

whey-protein

O que é Whey Protein? Engorda? Faz mal? Faz bem? Várias dúvidas respondidas por uma nutricionista funcional.

A Whey Protein é uma proteína de altíssima qualidade retirada do soro do leite. A indicação de utilização é principalmente para atletas e praticantes de exercícios, sejam atletas ou amadores que desejam aumentar e/ou definir a massa muscular. Porém hoje já é possível ver o uso da Whey como auxiliar em dietas de emagrecimento e também em dietas para idosos sempre com o objetivo de aumento de massa muscular. A massa muscular ajuda a queimar gordura e no caso dos idosos, como eles tendem a ter maiores perdas de massa, a sua manutenção é importante para saúde. Tem também ação positiva no sistema imunológico pois eleva a glutationa que é o principal antioxidante produzido pela célula.

A Whey Protein vem sendo amplamente utilizada também em preparações de receitas mais saudáveis e fitness para o dia a dia, como biscoitos, bolinhos, pães e até alguns tipos de doces a fim de tornar o prato mais saudável e adequado a objetivos de saúde e emagrecimento.

Porém nem todo mundo deve utilizar a Whey Protein. Há um grande número de pesoas que apresentam intolerância à proteína do leite e o uso continuo deste alimento não vai trazer grandes benefícios. Isso porque nestas pessoas ela se torna muito mais inflamatória do que benéfica. Descobre-se a intolerância fazendo avaliação pelo sangue. A boa noticia é que hoje é possível encontrar outros tipos de proteína isolada como soja e arroz, por exemplo.

Essas proteínas podem ser utilizadas, mas o ideal é que sejam incluídas dentro de uma dieta balanceada preferencialmente indicada por nutricionista. Se bem utilizadas podem trazer muitos benefícios desde a manutenção da massa muscular, qualidade óssea e emagrecimento para quem deseja.

Já o uso indiscriminado como se essas proteínas fossem a salvação dos alimentos é um conceito bem errado que vem sendo colocado por aí. Utilizar como um suplemento em doses indicadas e específicas e em algumas preparações é uma forma suadável de utilizá-las. Agora achar que isso é a base da alimentação e colocar em tudo durante o dia inteiro pode trazer prejuízos ao rim e ao fígado por sobrecarga.

Lembremos que a Whey Protein é um suplemento concentrado de proteínas, o excesso pode ser prejudicial. A conclusão é que se bem utilizada ela pode trazer sim muitos benefícios à saúde e seu resultado é muito maior quando o consumo é associado a prática de um exercício físico.

Débora Sorgi – Nutricionista Funcional

Você curte os posts da Débora e quer melhorar seus hábitos alimentares? Ela é nutricionista funcional, atende no Rio de Janeiro e também atende moradores de outras cidades. Para saber como funciona ou para agendar consulta entre em contato pelos números: (21) 8330 5775 ou (21) 2484 5028 ou pelo email ds.nutricionista@hotmail.com

Foto: Cozinha vibrante

  1. Line Lazari disse:

    Muito bem explicado! Adorei o texto! bjs

  2. Rafael Murcia disse:

    Parabéns Pelo post.
    É sempre bom aprendermos mais sobre whey protein.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *