Waffle: minha receita preferida


Waffle: minha receita preferida

Waffle é a cara do lanche da tarde do sábado ou do café da manhã caprichado de domingo. Essa receita é a minha preferida, pois é a que a minha mãe faz desde que era criança. Na minha lembrança, os lanches especiais da minha casa sempre foram com waffle, muitas amigas, conversas e risadas.

Como muitos de vocês já sabem, sou mineira do interior e como bons mineiros, lá em casa tem lanche todos os dias. Não importa se o mineiro ainda vai jantar mais tarde, mas às 17h ele lancha e toma café. Rs. 

Na infância, sempre que minhas amigas íam lá em casa, tinha waffle. Elas comentam disso até hoje. Para não perder a tradição, ainda hoje, de vez em quando tem waffle para elas lá em casa.

E você, qual é a receita especial da sua família?

Waffle

Rendimento: cerca de 12 waffles individuais
Tempo de preparo: 45 minutos

Ingredientes:
2 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga derretida, em temperatura ambiente
100g ou 1/2 xícara de açúcar
260g ou 2 xícaras de farinha de trigo
500ml ou 2 xícaras de leite
3 colheres rasas (sobremesa) de fermento em pó (Pó Royal)
1 colher (chá) de essência de baunilha
sal, canela, noz moscada a gosto

Como fazer:
Em um liquidificador, bata bem os ovos, a manteiga e o açúcar. Atenção: a manteiga, derretida, deve estar em temperatura ambiente. Se ela estiver quente, vai cozinhar os ovos.

Em uma tigela, misture os ingredientes secos. Adicione-os e todos os ingredientes restantes ao copo do liquidificador. Bata novamente até ficar homogêneo.

Unte a máquina de waffle com manteiga. Ligue em temperatura média e quando estiver quente, despeje parte da massa. Espere 2 minutos, ao menos, para abrir a máquina para verificar o cozimento. Quando estiver dourado, retire o waffle com a ajuda de uma plaina ou faca. Repita a operação até a massa acabar.

Sirva com o acompanhamento de sua preferência. Normalmente, uso mel, frutas picadas, geléia ou e/ou pasta de amendoim.

Ah! A máquina de waffle que usei foi essa da Cuisinart.

O waffle dessa foto eu produzi para um ensaio que fizemos para a Original Blend, empresa de pastas de amendoim e oleaginosas artesanais. Eles vendem online, em várias lojas do Brasil e em SP, na Casa Santa Luzia. As pastas são deliciosas e o meu sabor preferido é o de avelã com cacau e açúcar de coco. É aquela versão “permitida” da Nutella que não pesa a nossa consciência.

Produção culinária, produção de objetos e foto: Estúdio Isa e Letícia para Original Blend



Voltar
Letícia