Você conhece a alfarroba?

alfarroba

Fruto da alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado em substituição do cacau. Apesar de não ter a fama do cacau, a alfarroba já era usada pelos egípcios há mais de 5.000 anos.

Hoje é possível encontrar a alfarroba em forma de bombons, barrinhas, creme e pó.

Uma leguminosa que origina um produto tão próximo ao chocolate. É rica em boas propriedades como o cacau. Pode ser utilizada como substituto do chocolate para os que são intolerantes à lactose e à proteína do leite e também por diabéticos, visto que as barras de alfarroba não precisam de adição de açúcar por serem naturalmente doces.

O produto tem cara e gosto de chocolate, não contém lactose, proteína do leite e nem açúcar. Sem falar que também não possui os estimulantes cafeína e teobromina, o que para os muito ansiosos não é interessante, e é rica em vitaminas e minerais. Também tem menor teor de gordura quando comparada ao cacau.

Não desmereço o cacau, sou fã de suas propriedades e benefícios para saúde e a alfarroba é mais um alimento com características também benéficas e que vale como substituto para aqueles que são intolerantes ao cacau a aos outros componentes presentes no chocolate.

O cacau e a farinha de alfarroba, tendo algumas semelhanças no sabor e na cor, são produtos diferentes, que têm que ser avaliados pelas suas características próprias e não apenas por comparação. Ambos trazem bons benefícios a saúde e podem ser considerados como alimento funcional.

Quanto aos elementos nutricionais e funcionais da alfarroba já foi identificado na planta a presença de agentes quimiopreventivos. Observou-se também a presença de epigalocatequinas, epicatequinas e proantocianidinas, substâncias bastante antioxidantes. Estudos mostraram redução de tumores com o consumo de alfarroba. E outros estudos realizados com diabéticos mostrou redução do índice glicêmico com o consumo de alfarroba.

Então para variar um pouco os doces que fazem bem a saúde, vale experimentar a alfarroba e inclui-la da vez em quando na alimentação. Se você gosta de chocolate, você vai gostar também da alfarroba. Experimente!

Débora Sorgi – Nutricionista Funcional

Você curte os posts da Débora e quer melhorar seus hábitos alimentares? Ela é nutricionista funcional, atende no Rio de Janeiro e também atende moradores de outras cidades. Para saber como funciona ou para agendar consulta entre em contato pelos números: (21) 8330 5775 ou (21) 2484 5028  ou pelo email ds.nutricionista@hotmail.com

Imagem meramente ilustrativa pertencente ao Cozinha vibrante

  1. Li o seu post sobre ela quando você postou e adorei! Não sei se porque os franceses defendem que doce bom é doce gordo, mas nunca vi alfarroba aqui. Tô louca para experimentar.

  2. Amélia aparecida Machado bittencourt disse:

    Le, quero e devo e preciso experimentar, entendeu né ? Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *