Vídeo: sobremesa com morango e creme de maracujá


Vídeo: sobremesa com morango e creme de maracujá

A receita em vídeo de hoje é dessa sobremesa com morango super simples, com a fruta crua mesmo. O toque especial é dado pelo creme de maracujá que é tão gostoso e aveludado na boca que quase dá vontade de lamber o prato! Hum, trem bom! O mais legal desse vídeo é que você vai aprender a empratar igual chef, fazer aquelas sobremesas lindas, sabe? Só que com truques simples que qualquer um faz em casa!

Fiz esse vídeo com a Isa Maiolino, que tem um blog lindo cheio de fofurices de décor, receitas, restaurantes, cultura e SP. Queríamos mostrar pra vocês as dicas de como montar prato igual chef. Acho que vocês vão adorar!

A Isa é uma fofa que conheci no mundo virtual e logo descobrimos algumas afinidades. Ela é uma designer louca por Paris e adora cozinhar. Eu, cozinheira que adora o que faz, também apaixonada pela França e super fã de design. Outro dia nos conhecemos pessoalmente e foi como se já nos conhecêssemos há anos! Engraçadas essas coisas da vida, né? Daí ela me convidou para fazer esse vídeo e topei na hora. Conheçam o blog dela, vocês vão adorar.

No vídeo também tem risoto de champignon, emulsão de cogumelo, redução de caldo de carne caseiro e couve refogada na manteiga. Como aqui na busca de receitas do blog eu separo o prato principal da sobremesa, publiquei em posts separados.

Sobremesa com morango, creme de maracujá e sorvete:

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

1) Fruta de sua preferência:

Lave, seque bem e fatie a fruta que preferir. Com o creme de maracujá combinam morango, framboesa, mirtilo, uva, entre outras.

2) Creme de maracujá (também conhecido como curd de maracujá):

5 gemas de ovo
110g ou 1/2 xícara + 1 colher de sopa rasa de açúcar refinado
80g ou 1/3 xícara + 1 colher de sopa de suco de maracujá coado
150g ou 1/2 xícara + 3 colheres de sopa de manteiga em cubinhos, em temperatura ambiente

Em uma tigela de inox ou a tigela que você normalmente usa para banho maria, misture as gemas de ovo apenas o suficiente para ficarem homogêneas. Acrescente o açúcar e, com um batedor de arame, misture até incorporar. Adicione o suco de maracujá e misture até incorporar. Leve ao banho maria em fogo baixo-médio, não deixando que a água encoste na tigela, apenas o vapor deve cozinhar a mistura. O segredo é misturar quase o tempo todo com um batedor de arame para ter um creme liso e perfeito; se não, pode empelotar e ficar um pouco granuloso. Retire do fogo quando você estiver conseguindo ver os traços do batedor de arame e, quando você levanta o batedor, ele sai praticamente limpo. Leva uns 20 minutos, dependendo do tamanho da tigela e da panela. Fora do fogo, acrescente a manteiga e misture com o batedor até incorporar totalmente. Se o creme não tiver ficado totalmente liso, coe-o. Quando esfriar, transfira para uma bisnaga e guarde na geladeira.

A receita rende bastante, portanto, separe o que for usar para esse jantar e, se quiser, congele o restante colocando filme plástico em contato com o creme para evitar que forme uma película por cima do creme. Dura até 15 dias congelado em pote hermeticamente fechado.

Esse creme, também conhecido como curd de maracujá, é super tradicional na Inglaterra. Lá ele é normalmente feito com limão siciliano no lugar do maracujá e os ingleses comem como geléia, no café da manhã! Ai que delícia, também adoro comê-lo assim!

3) Sorvete de sua preferência

Usamos sorvete de morango, mas também combina qualquer sorvete de fruta, iogurte, creme, hortelã ou manjericão.

4) Mini flores comestíveis

Use mini flores para decorar. Elas estão à venda em empórios, supermercados gourmet e feiras.

Se você fizer essa receita, vamos adorar que nos marque nas redes sociais! @cozinha_vibrante e @blogdaisamaiolino

sobremesa com morango

Foto: Isa Maiolino



Voltar
Letícia