Uma notícia triste sobre a L’Étoile d’Or

loja-de-chocolate-em-paris

Sabe a L’Étoile d’Or, a loja de chocolate em Montmartre da Sra. Denise Acabo, da qual falei e mostrei um vídeo no blog? Pois é, tenho uma notícia triste sobre ela. Estou para escrevê-la há mais de dois meses, mas não tinha tido tempo e folêgo para fazer este post.

Infelizmente, no final de fevereiro a loja explodiu em função de um vazamento de gás que estava acontecendo no seu porão. Parece que tinham trabalhadores lá justamente tentando resolver isso quando uma quantidade grande de gás vazou, explodiu e arruinou a loja em segundos.

Foram cinco feridos – todos trabalhadores da obra – entre eles um em estado grave que espero que agora esteja bem. Já tentei descobrir notícias pela internet, mas não consegui.

No dia seguinte da explosão meu marido e eu tentamos ir à loja para comprar as nossas favoritíssimas barras de chocolate Bernachon, em Paris vendidas exclusivamente lá. Íamos comprar para nós e para um casal de amigos que viciou nas danadas depois que as apresentamos para eles em Lyon, cidade natal do Bernachon. O vício é tanto que eles, moradores da Alemanha, nos encomendaram os chocolates depois, rs!

Chovia e o sol já tinha se posto quando chegamos na esquina da loja. A rua ainda estava fechada e os policiais estavam cobrindo a fachada da farmácia ao lado, que acabou ficando toda estilhaçada. Fato é que não consegui enxergar direito o que tinha acontecido, mas percebi que o vidro exterior da lojinha encantanda não existia mais.

Como sou inocente ao quadrado e infelizmente acostumada com a violência que existe no Brasil, pensei que pudesse ter sido um assalto (sim, isso acontece às vezes aqui). Mas não fazia sentido a fachada da farmácia ao lado estar estilhaçada também. Gui, sempre esperto, sacou na hora o que tinha acontecido e não me disse porque sabia de todo o meu carinho pela senhorinha e sua lojinha. Eu estava em choque, queria chorar. Só pensava na senhorinha, como ela estava?

A loja de chocolate em Paris era o marido, a mãe, o pai, o filho, o tudo para aquela senhora. Ela a tinha há 42 anos, mora ali atrás sozinha e vive para aquele lugar cujo encanto era justamente ela.

Li que a vizinhança está programando um jantar beneficente para ajudar a reerguer a loja, mas ainda sem data marcada. Quando eu ficar sabendo os detalhes, atualizo vocês.

Qualquer dia desses vou passar lá para tentar falar com a senhorinha. Quero muito que ela volte logo a encher o seu dia com seus chocolates, balas e com a presença da sua fiel clientela, que conta inclusive com Maryl Streep, que às vezes vai lá pessoalmente e outras, envia seu motorista para buscar bombons.

Foto: Cozinha vibrante

  1. Cássia disse:

    Amiga, vc é linda por dentro e por fora e eu te amo. Terminei de ler o post triste também e já estou torcendo para a loja voltar a funcionar. Muita energia positiva para a senhorinha e tomara que vc tenha notícias boas logo…

  2. gpoulain disse:

    ai, fiquei triste também! 🙁

  3. M Virginia F Scheuders disse:

    All We Need is Food, ou seja, Lê, já tinha me contado sobre o acidente e ainda assim me emocionei com esse post. Cássia, concordo com vc! Lê é bonita de dentro para fora e vice versa! Tomara que Mme Acabo possa reabrir sua preciosa lojinha!

  4. Maria Sônia disse:

    Poxa que história triste, da do quando algo assim acontece com pessoas que são próxima da gente ou que representa algo especial para nós, né? Espero que ela consiga reforma a loja e volte a vender suas maravilhosas barras de chocolate viu! Depois quando tudo estiver normalizado nos comunique. Abs, Maria Sônia.

  5. Rosana disse:

    Tem notícias sobre a reabertura da loja?

    • Oi Rosana,
      Parece que a Denise não tem planos de reabrir a loja. Não sei se você a conheceu, mas ela já tem a idade avançada e imagino que tudo isso + o trabalho da reabertura sejam muito pesados para ela. Uma pena…
      Obrigada,
      Leticia

  6. Nossa que triste! Vi um vídeo dessa senhora feito pelo David Lebovitz. Achei incrível a loja e a simpática senhora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *