Steak tartare mais simples do que você imagina


Steak tartare mais simples do que você imagina

Steak tartare: você também o ama, assim como eu? Sou dessas que ama tudo cru, carne, peixe, vegetais. No verão parece que dobra a minha vontade de coisas cruas – e naturalmente frias!

Essa receita de steak tartare é a mesma que eu fazia no L’Atelier de Joël Robuchon, restaurante onde eu trabalhava em Paris. Sério, o molho desse tartare é fantástico! Do tanto que adoro, costumo fazer um pouquinho a mais do molho para temperar a salada que acompanha o tartar. A quantidade dele que eu sugeri na receita abaixo já é suficiente para sobrar, viu?

Agora vamos à essa receita simples e deliciosa!

Steak tartare

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

:: Molho do tartare ::
3 gemas
10g de mostarda Dijon
75g de azeite
12g de molho inglês
40g de ketchup
sal, pimenta do reino e molho tabasco a gosto

Coloque todos os ingredientes em um bowl e misture com um batedor de arame (fouet). Acrescente o azeite em fio, enquanto mistura com o fouet. Acerte sal, pimenta do reino e tabasco no final.

Deixe na geladeira enquanto prepara o steak tartare.

:: Steak tartare ::
600g de filé mignon cru
1/4 a 1/2 cebola roxa picadinha
1 maço de cebolinha francesa (ciboulette) picadinha
Opcionais: salsinha picadinha e alcaparras

Corte o filé em bifes finos, depois em tiras e em cubinhos. Enquanto corta, mantenha o filé e os cubinhos em uma tigela em banho maria gelado (ou seja, sobre gelo e água).

Misture o bife com os outros ingredientes picadinhos, o molho e sirva a seguir.

Se precisar esperar, mantenha o tartare na geladeira com plástico filme em contato sobre ele até servir. Nesse caso, só misture o tartare com o molho na hora de servir. Se quiser, sirva com pimentão amarelo, abobrinha, pepino e cebola roxa picadinha, como mostrado na foto. Nesse caso, tempere os legumes com azeite, sal e pimenta do reino.

Ah! Aqui no blog tem mais duas receitas super gostosas de tartare, uma de tartar de salmão simples e outra do tartare de salmão mais sofisticado  – e trabalhoso – que eu fazia no Joël Robuchon.

Crédito: O trabalho foi todo pensado, produzido e executado pela dupla Letícia Bittencourt e Isa Maiolino.
A Letícia é chef de cozinha formada pela Ferrandi em Paris, onde trabalhou no L’Atelier de Joël Robuchon. Trabalha com food styling e fotografia de comida há 3 anos. 
A Isa é publicitária, trabalhou 7 anos como designer da Capricho, onde também fazia a concepção e acompanhamento das fotos das matérias. Se especializou em direção de arte e texto na ESPM.
As lindas cerâmicas das fotos são do Atelier Paula Almeida que fica na Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia em São Paulo. Vendas na loja ou pelo telefone: (11) 3849-2279.


Voltar
Letícia