Sopa de lentilha light, simples, bem temperada e deliciosa

sopa-de-lentilha

Há dois anos publiquei uma receita de sopa de lentilha coral aqui no blog. Adoro lentilha coral, mas não sabia que no Brasil ela era tão mais cara que a comum (em Paris, onde eu morava, a diferença de preço era mínima). Foi aí que resolvi re-criar essa receita usando a lentilha comum e fazendo-a de um jeito mais rápido e prático: na panela de pressão.

Essa sopa de lentilha é uma das minhas favoritas e todo mundo que já experimentou, adorou e comentou “como pode uma sopa de lentilha ser tão gostosa?!”. Ela é bem temperada e tem gostinho de comida árabe. Além de fácil e rápida, é light e super nutritiva, daquelas sopas que alimentam, sabe? Ótima para quem está de dieta!

Como já citei nos benefícios da lentilha aqui no blog, ela é um super alimento! É fonte de proteína, contém fibras, ácido fólico, vitamina B1 e minerais.

sopa de lentilha

Sopa de lentilha

Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Sopa:
3 colheres de sopa de óleo vegetal
1 cebola picadinha
2 dentes de alho espremidos ou picadinhos
2 colheres de chá de cominho
250g ou 1 1/4 xícara de lentilha
1 folha de louro
1 colher de chá de orégano seco
2 colheres de chá de curcuma ou açafrão da terra
2 colheres de sopa de massa de tomate (ou 1/4 de pimentão vermelho + 1 tomate sem pele e sem sementes, picadinhos)
1,8l a 2l ou 7 a 8 xícaras de água (deve sobrar bastante água acima da lentilha)
5 colheres de sopa de salsinha ou coentro picadinho
sal e pimenta do reino

Coloque as lentilhas no escorredor e procure pedrinhas ou grãos defeituosos. Lave e escorra as lentilhas. 

Esquente o óleo em uma panela de pressão em fogo médio. Adicione a cebola e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 5 minutos. Coloque o alho e o cominho e cozinhe por aproximadamente 2 minutos. Adicione lentilha, louro, orégano, curcuma, massa de tomate e sal, misture bem e então acrescente a água. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio-alto por 22 minutos depois que começar a pressão.

Se usar panela comum, o cozimento leva cerca de 50 minutos. Em panela comum, se preciso, acrescente mais água ao longo do cozimento.

Acerte o sal, acrescente pimenta do reino e salsinha ou coentro depois que a sopa tiver cozida. Enquanto a sopa cozinha, faça as cebolas a seguir.

Cebolas caramelizadas e crocantes:
4 colheres de sopa de óleo vegetal
2 cebolas em fatias finas
sal a gosto

Quando o óleo estiver quente na panela, adicione as cebolas e o sal. Em fogo médio, mexa de vez em quando até que as cebolas fiquem quase marrons, bem caramelizadas. Leva de 15 a 20 minutos.

Finalização:
4 colheres de sopa de creme de leite
2 colheres de sopa de iogurte natural
suco de 1/2 limão

Misture o creme de leite e o iogurte e jogue um pouco dessa mistura diretamente em cada prato com algumas gotas de limão.

lentilha receita
receita de lentilha

A Débora, nossa colunista de Nutrição Funcional, falou super bem de curcuma ou açafrão da terra neste post aqui: curcuma ou açafrão da terra, um ingrediente de ouro.

Fotos: Cozinha Vibrante

  1. artigas disse:

    esta sopa de lentilha light é dos deuses, parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]