Salada para ceia de Natal


Salada para ceia de Natal

Salada para ceia de Natal não precisa necessariamente ser tradicional. Pode fugir do óbvio, né? Essa leva aspargos na manteiga, abobrinha crua e um molho refrescante. 

Essa receita e todas as outras receitas de Natal que vou postar no blog esses dias foram desenvolvidas e produzidas com a Isa, minha sócia no Estúdio Isa e Letícia (nosso estúdio de fotografia e vídeos gastronômicos, produção culinária e de objetos), e a Adri Katekawa, chef e food stylist, nossa parceira em alguns trabalhos do Estúdio.

salada para ceia de natal

Salada para ceia de Natal

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
3 abobrinhas italianas
1 xícara de tomates cereja
2 maços de aspargos
2 colheres (sopa) de manteiga
sal e pimenta-do-reino a gosto
folhas de manjericão a gosto

Molho:
3 filés de anchova em conserva (aliche), picadinhos
1 maço de hortelã, picadinho (deixe algumas folhas para decorar)
2 pimentas dedo-de-moça, sem sementes, picadinhas
suco de 2 limões Tahiti
sal e pimenta rosa a gosto
cerca de 3/4 de xícara de azeite

Lave, seque e descarte as pontas das abobrinhas. Rale fininho usando, de preferência, um mandolim.

Tire os os brotinhos em “v” dos aspargos e corte cerca de 2 dedos da sua base (ela é muito fibrosa e desagradável de comer). Lave e seque os legumes. Esquente uma frigideira com manteiga e cozinhe os aspargos até dourar de todos os lados. Leva cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino, mas cuidado com o sal pois o molho da salada já é salgado.

Faça o molho da salada misturando aliche, hortelã, pimenta dedo-de-moça, suco de limão, e, por fim, o azeite. Tempere com sal e pimenta rosa a gosto.

Monte a salada com as fatias de abobrinha crua, tomate cereja e aspargos. Cubra com o molho ou deixe-o à parte. Decore com folhas de manjericão e sirva em seguida.

Essa salada por ser feita na véspera. Nesse caso, deixe para despejar o molho na hora de servir pois a abobrinha soltará água depois que entrar em contato com o molho. Na verdade, ela solta água quando em contato com algo molhado, por isso os tomates dessa receita são servidos inteiros.

As cerâmicas das fotos são do Atelier Paula Almeida que fica na Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia em São Paulo. Vendas na loja ou pelo telefone: (11) 3849-2279.

Fotos: Estúdio Isa e Letícia, meu estúdio de fotografia gastronômica, produção culinária e produção de objetos que atende marcas, editoras, restaurantes e chefs

salada para ceia de natal



Voltar
Letícia