Salada de ovo light e deliciosa. Quem prova, adora


Salada de ovo light e deliciosa. Quem prova, adora

Salada de ovo, receita fácil, rápida e deliciosa. Normalmente quando sirvo essa salada aqui em casa, algumas pessoas hesitam em provar, mas depois que experimentam, adoram. É temperadinha, light e se você não comer as torradas, ela fica sem glúten.

Tem uma Deli judaica em SP, o Z Deli da Alameda Lorena, que serve uma salada de ovo deliciosa. Toda vez  que minha mãe vem me visitar em SP, a gente vai lá porque nós amamos aquele restaurantezinho. Clima informal, comida deliciosa e consistente, almoço olhando para a rua, a-do-ro! O buffet de almoço deles aos sábados – mais caprichado que durante a semana – é de comer ajoelhado. Se você ainda não conhece, fica a dica. Você vai se sentir numa Deli nova-iorquina.

Além da salada de ovo, também adoro outros pratos de lá: arenque marinado com cebola, terrine de fígado de frango, chips de abobrinha frita, salada de pepino, entre outros.

Toda vez que eu vou ao Z Deli, nos dias seguintes fico com desejo de todos os pratos deles, daí sempre faço salada de ovo em casa rsrs. Então hoje deixo aqui essa receita mara, simplérrima, cheia de proteína e deliciosa.

A pasta de ovo fica uma delícia se servida com torradinha. Pode ser uma opção fria de petisco ou entrada, ou virar prato principal e acompanhar salmão gravlax, defumado ou grelhado, arenque defumado ou marinado. Claro que ela combina com outras coisas também, afinal, na cozinha quem manda é o seu paladar.

salada-de-ovo

Salada de ovo

Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

:: Ingredientes ::
8 ovos vermelhos
1 maço pequeno de cebolinha francesa picadinha (ciboulette) *
1 maço pequeno de dill/endro picadinho
2 a 3 colheres de sopa de mostarda Dijon
2 colheres de sopa de iogurte natural **
sal e pimenta-do-reino a gosto
azeite até ficar molhadinho e dar liga
torradas de pão e manteiga para acompanhar

* Caso não encontre, não tem problema. A salada de ovo também fica gostosa sem cebolinha.

** A receita tradicional judia é feita com maionese. Como só gosto de maionese caseira e às vezes me dá preguiça de fazer, substituo pelo iogurte natural. Se você usar maionese, pode colocar uma quantidade maior dela e nem usar o azeite.

:: Como fazer salada de ovo ::

Coloque os ovos numa panela com água e leve para ferver. Deixe cozinhar por 9 minutos depois que levantar fervura. Desligue o fogo, troque a água e acrescente gelo para que o ovo esfrie mais rapidamente. Descasque os ovos e ponha em um prato ou tigela.

Amasse os ovos com um garfo, adicione cebolinha francesa, dill, mostarda Dijon, iogurte natural ou maionese e misture bem. Tempere a gosto e adicione o tanto de azeite que for preciso para dar liga (cerca de 3 colheres de sopa). Sirva com torradas com manteiga.

como-fazer-salada-de-ovo

Fotos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia