Salada de grão de bico com gergelim


Salada de grão de bico com gergelim

Salada de grão de bico, aquele tipo de salada gostosa e que alimenta, pois o grão de bico é rico em proteínas e fibras. O toque especial dessa salada é dado pelo óleo de gergelim e o gergelim torrado. 

Além do grão de bico, esse prato ainda tem brócolis, um dos vegetais mais nutritivos, rico em cálcio e vitamina K, que reforçam os ossos e previnem a osteoporose. Se quiser conhecer mais alimentos que contém cálcio além do leite, veja este post da Débora aqui no blog: Leite engorda?

Sem glúten, sem lactose, leve, colorida e saudável, vamos pra cozinha fazer essa salada de grão de bico?

Salada de grão de bico

Rendimento: 4 porções
Tempo de molho do grão de bico: 12 horas
Tempo de preparo da salada: 30 minutos
Tempo de cozimento do grão de bico: 10 minutos

:: Ingredientes ::
1 maço de folhas (usei rúcula)
1 xícara de grão de bico cozido e sem casca
1/2 cenoura fatiada ou ralada fina
1/2 cebola roxa ou comum crua ou marinada fatiada ou ralada fina
1/2 brócoli cozido
12 azeitonas roxas sem caroço

:: Molho da salada ::
2 colheres de sopa de salsinha picadinha
algumas gotas de óleo de gergelim
algumas gotas de limão
azeite de oliva
gergelim torrado a gosto
sal e pimenta a gosto

:: Como fazer a salada de grão de bico ::
Cozinhe o grão de bico de acordo com as instruções de Como fazer grão de bico.

Lave e seque as folhas, a cenoura e o brócolis. Fatie ou rale a cenoura e a cebola.

Caso queira tirar o gosto forte da cebola crua, marine-a colocando 1 cebola média fatiada de molho em 1 xícara de água, 1/2 xícara de vinagre de vinho branco ou de álcool e 1 colher de chá de açúcar. Depois de 20 minutos, a cebola já estará com o gosto forte atenuado e ela pode ficar guardada na marinada tampada por até 5 dias na geladeira. Outro jeito de tirar o gosto forte de cebola crua é deixa-la em água fervente por 5 minutos, em fogo baixo.

Corte o brócoli em pequenos buquês enquanto coloca uma panela com água e sal para ferver. Quando estiver fervendo, coloque o brócolis e cozinhe-o até ficar al dente, cerca de 3 minutos. Retire do fogo e lave com água fria para esfriar e interromper o cozimento. Escorra e seque o brócoli com um pano de prato.

Fatie as azeitonas e pique a salsinha.

Se não tiver gergelim torrado ou preto, torre o gergelim em uma frigideira a fogo médio (sem óleo ou azeite), mexendo bem para não queimar. É rapidinho.

Em uma tigela, junte todos os ingredientes e tempere com azeite, gotas de limão e de óleo de gergelim (apesar de serem apenas algumas, o óleo de gergelim é forte e o diferencial da receita), sal e pimenta a gosto. Polvilhe gergelim torrado por cima e sua salada de grão de bico está pronta!

Fotos: Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia