Salada com carne e dois molhos especiais


Salada com carne e dois molhos especiais

Salada com carne, rúcula, rabanete, lascas de parmesão, um molho doce e outro picante. Aquele prato refrescante, diferente, simples e rápido de fazer. Versátil, serve como salada e como prato principal. E agrada a muita gente. 

molho para carne

Salada com carne com dois molhos especiais

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

:: Carne ::
700g de filé mignon
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
1 colher (sopa) de molho inglês
sal e pimenta-do-reino a gosto
um fio de azeite para selar o filé na frigideira

Não há necessidade de deixar o filé no tempero prévio, mas se você quiser fazê-lo, fica mais saboroso. É só deixá-lo por 5 minutos no tempero feito de: mostarda, molho inglês, sal e pimenta-do-reino. Escorra o filé do tempero, caso haja excesso dele, e então leve-o à frigideira.

Esquente bem a frigideira, jogue o azeite, espere esquentar e então sele o filé mignon até caramelizar por fora. Vire e sele todos os seus lados. Para que ele termine de cozinhar por dentro, assim que tirá-lo da frigideira, coloque-o em uma travessa e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 200° por 20 minutos ou até que esteja no ponto que deseja. Com 20 minutos ele fica entre ao ponto e mal passado.

Depois que retirar o filé do forno, corte-o em fatias finas. Um dos segredos para que o filé fique suculento é esperar 5 minutos entre tirá-lo do forno e fatiá-lo. Isso ajuda com que o “suco” permaneça dentro do filé.

Leia também, post completinho aqui no blog: como selar carne.

:: Ingredientes da salada ::
alguns rabanetes
1/2 xícara de queijo parmesão em lascas
1/2 maço de mini-rúcula
salsinha crespa para decorar, caso queira
azeite a gosto
sal a gosto

:: Molhos para carne ::
Usei dos molhos nessa salada com carne. Um foi o mel para churrasco da Mbee, com aroma de especiarias e fumaça (a-m-o os meles dessa marca, principalmente o mel de terroir).  E o outro molho foi picante, para contrabalancear com a doçura do mel, uma mistura de creme de leite com wasabi. É só bater no mixer ou no processador 6 colheres de sopa de creme de leite fresco com 1 colher de café de wasabi em pasta.

Monte a salada com o filé mignon fatiado, rabanete, parmesão, rúcula, salsinha e tempere com azeite e sal. Sirva com mel e creme de wasabi à parte.

salada com carne

Fotos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia