Salada com abobrinha e berinjela, light e deliciosa


Salada com abobrinha e berinjela, light e deliciosa

Primeiramente, feliz ano novo para vocês! Espero que o próximo ano seja com muita saúde, amor e paz, que na minha opinião são as coisas fundamentais na vida. O resto a gente corre atrás, né?

Queria também agradecer a companhia de vocês em 2014 aqui no blog, no Instagram, no Facebook e em outras redes. Fiquei muito feliz com as pessoas que fizeram as minhas receitas e divulgaram as fotos dos pratos no Insta ou no Face durante o ano. Foi um presentão saber que o blog esteve presente em várias ceias de Natal e de Réveillon, e o principal, que as receitas deram certo e as pessoas adoraram! Teve gente que fez o filé mignon com molho de vinho e a cebola caramelizada, outros que fizeram a farofa de pão, a caprese com aliche, a mousse de chocolate, as rabanadas e a torrada francesa. Tiveram até duas pessoas que nunca tinham feito nada na cozinha, se aventuraram na mousse de chocolate e adoraram o resultado!

Preparei um especial de receitas leves para vocês em janeiro, assim podemos perder os quilinhos que ganhamos no fim do ano e estar em forma para o verão e o carnaval! 

Essa salada de abobrinha com berinjela é uma das minhas preferidas. Além de light e deliciosa, ela é a prova de que saladas bem feitas ficam muito gostosas e também de que legumes bem cozidos e temperados são degustados com prazer.

Essa receita é versátil, dá para fazê-la no dia a dia e também para receber. No dia a dia, quando quero uma refeição leve, faço-a com quinoa ou arroz 7 grãos e um peixinho ou uma carne grelhada. Também já servi ela duas vezes para receber visitas e foi sucesso, as pessoas até comentaram: “como pode uma salada de abobrinha e berinjela ser tão boa?”.

Há três maneiras de cozinhar a abobrinha e a berinjela para essa salada:

A primeira, a mais saborosa, é grelhando os legumes na frigideira com um fio de óleo e salgando-os logo que tirar da panela. O contra é que mesmo com uma frigideira grande, fazê-los perfeitamente toma tempo, pois para deixá-los crocantes você deve cozinhar uma camada por vez e virar as fatias para grelhar os dois lados. Corte ou rale fininho as abobrinhas no sentido do comprimento e a berinjela em rodelas de 5mm. Comece em fogo alto e depois abaixe para médio-alto. Se quiser saber mais detalhes sobre como cozinhá-los dessa maneira, clique nesta receita de abobrinhas crocantes. Na foto abaixo os legumes foram grelhados dessa maneira.

receita salada com abobrinha e berinjela

A segunda, mais prática e um pouco menos saborosa, é grelhando-os na frigideira com um fio de óleo e salgando-os logo que tirar da panela, mas fazendo mais de uma camada por vez, mexendo de vez em quando. Dessa maneira, para facilitar, você pode até cortar as abobrinhas em rodelas ao invés de no sentido do comprimento. Será bem mais rápido, mas os legumes não ficarão crocantes. Comece em fogo alto e depois abaixe para médio-alto.

A terceira, a mais prática e um pouquinho menos saborosa que a primeira, é assando-os como eu explico abaixo. Você só tem o trabalho de cortar os legumes e organizá-los na assadeira, o restante do trabalho fica com o forno. Leva tempo para ficar pronto, mas enquanto isso você faz outras coisas! Na foto abaixo os legumes foram assados.

receita-salada-de-abobrinha-e-berinjela

Salada de abobrinha e berinjela

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: 1 hora
Utensílios: papel alumínio, tábua para corte, faca grande, centrífuga de salada ou escorredor de verduras, ralador (opcional), assadeira grande

Ingredientes:
2 abobrinhas
1 berinjela
2 tomates
1 a 2 colheres de sopa de uvas passas
1 maço de rúcula
1 mão cheia de salsinha picadinha ou molho pesto de manjericão ou salsinha*
azeite de oliva
sal e pimenta a gosto

* Caso queira usar molho pesto, veja aqui a receita de molho pesto. Se fizer pesto de manjericão, use-o até no máximo em dois dias guardado tampado na geladeira pois ele oxida e escurece. Já o pesto de salsinha dura mais tempo; costumo fazer uma grande receita dele e ir descongelando à medida que preciso.

Lave e seque os legumes e verduras.

Pré-aqueça o forno a 240º. Elimine as extremidades das abobrinhas e da berinjela. Com uma ralador ou uma faca, fatie bem fininho as abobrinhas no sentido do comprimento. Com uma faca, fatie a beringela em rodelas de 5mm. Regue um pouco de azeite no fundo de uma assadeira. Coloque uma camada de berinjela, salgue e jogue mais um pouco de azeite. Faça o mesmo com a abobrinha e repita a operação, adicionando sal e azeite entre uma camada e outra. Cubra com papel alumínio, leve ao forno pré-quecido e reduza a temperatura para 220º após 5 minutos. Os legumes deverão estar cozidos depois de 50 minutos no forno. Nos últimos 15 minutos, retire o papel alumínio. Quando retirar do forno, a berinjela ainda estará um pouco branca e talvez você tenha a impressão de que ela ainda não esteja assada, mas ela está. Quando misturada ao azeite que você acrescentará (puro ou molho pesto), ela escurecerá.

Corte os tomates como preferir.

Pique a salsinha ou faça ou descongele o molho pesto.

Misture todos os ingredientes e acrescente um pouquinho de pimenta se quiser. Caso tenha optado por salsinha picada, regue a salada com um pouco de azeite e sal.

Ela também fica uma delícia com pedaços de queijo gorgonzola.

Fotos: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia