Risoni com camarão ao molho de tomate cremoso


Risoni com camarão ao molho de tomate cremoso

Essa receita de risoni com camarão é sucesso garantido! Fica pronta em menos de 1h e é feita com molho de tomate caseiro, cremoso e de-li-ci-o-so. Aquele tipo de prato que é a cara do fim de semana: o jantar com os amigos ou o almoço com a família. E já que o Dia dos Pais está aí, que tal fazê-lo no domingo? 

Risoni com camarão ao molho de tomate cremoso

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1h

:: Molho ::
1 colher (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de manteiga
1 1/2 cebola picadinha
9 tomates italianos maduros, sem pele e sem sementes, picadinhos
1 tablete de caldo de camarão
1/2 xícara de creme de leite (de preferência, fresco)
sal a gosto

Aqueça uma panela e refogue a cebola no azeite e na manteiga, em fogo baixo-médio, por 5 minutos. Adicione os tomates e o caldo de camarão e tampe a panela depois de 5 minutos. Tempere com sal. Em fogo baixo, deixe apurar por 25 minutos.

Enquanto cozinha o molho de tomate, acrescente o vinho branco da frigideira do camarão – descrição a seguir – e deixe cozinhar (dentro dos 25 minutos previstos anteriormente).

Depois de cozido, caso queira o molho bem lisinho, bata no processador. Volte o molho para a panela, acrescente o creme de leite e, quando o risoni estiver cozido, jogue ele na panela com o molho quente e misture por 30 segundos logo antes de servir. Caso prefira um molho ainda mais cremoso, use 1 xícara de creme de leite fresco ao invés de 1/2.

Querendo fazer a espuma que está nas bordas do prato da foto, misture 1/2 xícara de molho de tomate batido no processador e coado em peneira fina com 1/2 xícara de creme de leite fresco. Coloque em um sifão, caso tenha, ou simplesmente esquente e bata no processador ou mixer logo antes de servir.

:: Camarão ::
500g de camarões rosa médios ou grandes, limpos e sem casca
sal e pimenta-do-reino a gosto
pimenta rosa a gosto (opcional)
1 colher (sobremesa) de gengibre ralado fino
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de azeite de dendê
3/4 xícara de vinho branco seco

Tempere os camarões com sal, pimenta-do-reino, pimenta rosa e gengibre ralado. Reserve enquanto prepara os outros ingredientes da receita.

Esquente uma frigideira em fogo alto e frite rapidamente os camarões em manteiga e azeite de dendê, deixando cerca de 1 minuto de cada lado.

Retire os camarões da frigideira e reduza o fogo para baixo. Adicione o vinho e quando ele tiver reduzido para 3/4 do volume inicial, transfira para a panela onde o molho está cozinhando.

:: Risoni e decoração::
1 1/2 xícara de risoni
sal a gosto
1/2 xícara de tomate cereja cortado em metades
pimenta biquinho a gosto
pimenta rosa a gosto
salsinha e/ou manjericão a gosto

Cozinhe o risoni em água fervente salgada, em fogo alto, por 10 minutos. Escorra e despeje na panela do molho. Esquente e mexa por 30 segundos e sirva em seguida.

Caso queira, decore o prato com tomate cereja, pimenta biquinho, pimenta rosa, salsinha e/ou manjericão.

risoni-com-camarao-molho-tomate-cremoso

Fotos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante

 



Voltar
Letícia