Receitas para café da manhã especial


Receitas para café da manhã especial

Fazia tempo que eu queria publicar receitas para café da manhã, mas queria que fosse para uma ocasião especial, como dia dos namorados ou uma comemoração. Um café da manhã caprichado, sofisticado, porém simples de fazer.

Comidinhas como as de café da manhã são as coisas que mais gosto de cozinhar e sempre digo que se um dia eu tiver um restaurante, vai ser só de café da manhã, brunch, café e bolos!  Nesse dia, fiz as duas primeiras receitas para café da manhã e montei a bandeja com os ingredientes restantes:

    • Torrada com ovo mole e salmão defumado;
    • Crumble de banana e amora;
    • Iogurte natural com aveia, amêndoas, amoras e mel;
    • Uvas;
    • Suco de laranja, café e leite;
    • Vasinho com flores;
    • Um bilhetinho de amor :-)

receitas café da manhã data especial


Agora vamos as receitas para café da manhã!

Se tem uma receita que é a cara de café da manhã sofisticado, porém simples de fazer, é essa torrada com ovo mole e salmão defumado. Na verdade era para ela parecer uma cestinha pois fiz na forma de cupcake ou muffin, mas para que a gema ficasse mole até o fim da sessão de fotos, tirei o pão do forno um pouco antes e, com isso, ele ainda não estava firme e com as bordas torradinhas. Já fiz essa torrada outras vezes e podem ficar tranquilos, ela fica com formato de cestinha e com a gema mole. Uma delícia!

torrada com ovo mole
receitas café da manhã chique

Cestinha de pão com ovo mole e salmão defumado

Ingredientes:
pão de forma sem casca (usei integral)
manteiga
creme de leite (1 colher de sopa para cada fatia de pão)
ovo (1 ovo para cada fatia de pão)
sal, pimenta do reino e páprica picante a gosto
cebolinha francesa picadinha a gosto
salmão defumado

O segredo desta receita é descartar um pouquinho da clara. Se usar o ovo inteiro, a clara demora muito para cozinhar e a gema acaba ficando um pouco dura.

Amasse as fatias de pão com as mãos para afiná-las. Passe manteiga nos dois lados do pão, incluindo as pontinhas para que elas fiquem douradas depois de assar.

Unte a forma de cupcake e coloque o pão. Coloque o creme de leite, tempere. Coloque o ovo, tempere.

Leve ao forno pré-aquecido a 190° por cerca de 7 a 10 minutos. Fique atento à consistência da gema, pois o tempo vai depender muito do seu forno. Tirando do forno, adicione salmão defumado e cebolinha picadinha.


Crumble de banana e amora

Existe o crumble perfeito e o prático. Vou explicar os dois pra vocês. O bom do perfeito é que os preparos podem ser feitos na véspera e no dia, é só montar a cumbuquinha e levar ao forno para esquentar. O prático pode ser todo feito na hora, mas não fica tão gostoso e crocante como o perfeito. Os ingredientes são os mesmos, só muda a forma de fazer, vejam a seguir.

crumble
receitas café da manhã sofisticado

Farofa doce (essa quantidade dá e sobra para duas porções):
85g ou 1/3 xícara + 1 colher de sopa de manteiga sem sal gelada, em cubinhos
100g ou 3/4 xícara de farinha de trigo
100g ou 1/2 xícara de açúcar refinado
uma pitada de sal
bastante canela

Misture a manteiga com a farinha de trigo e o sal, esfregando uma palma da mão contra a outra, até ficar levemente amarelo e formar uma farofa. Adicione o açúcar e misture com a ponta dos dedos até incorporar. Para que o crumble fique bem crocante, congele-o desta forma, cru, por pelo menos 20 minutos, podendo ficar congelado por até 30 dias.

No crumble perfeito você assa a farofa doce separadamente das frutas. Para o perfeito, coloque a farofa em uma assadeira e asse até ficar morena clara, por cerca de 20 a 30 minutos em forno pré-aquecido a 220°. Misture a farofa na assadeira na metade do tempo e quebre-a um pouco com uma colher de pau assim que tirar do forno. Se fizer a farofa na véspera, guarde-a em um recipiente tampado no freezer ou na geladeira até a utilização.

No crumble prático, a farofa é assada juntamente com as frutas (saiba como nas explicações a seguir). Como as frutas perdem água quando estão cozinhando, a farofa fica menos crocante nessa versão. Deve sobrar farofa doce se você estiver fazendo apenas 2 porções. Guarde-a no freezer, tampada, por até 30 dias.

Frutas (para duas porções):
3 bananas bem maduras, picadinhas (prefira a nanica, mas dá certo com todas)
8 amoras
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sobremesa de açúcar

Na versão perfeita, cozinhe a banana na panela até ficar dourada e sequinha. Acrescente as amoras só no final para que elas se mantenham inteiras. Monte as cumbuquinhas com farofa doce em baixo, frutas no meio e farofa doce por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 200° para aquecer (se as frutas estiverem quentes, leva cerca de 10 minutos; se não, um pouco mais).

Na versão prática, coloque as frutas em uma assadeira com a manteiga e o açúcar. Por cima, coloque a farofa doce crua e leve ao forno pré-aquecido a 200° nos primeiros 20 minutos e 220° até a farofa ficar dourada.

Calda de caramelo (opcional):
60g ou 4 colheres de sopa de manteiga com sal
100g ou 1/2 xícara de açúcar refinado
150g ou 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de creme de leite
algumas gotas de essência de baunilha
uma pitada generosa de flor de sal (se usar sal refinado, coloque na panela junto com o açúcar)

O caramelo não é essencial, mas combina muito bem. Coloque-o por cima do crumble assim que tirá-lo do forno. Use uma panela média e alta pois quando você acrescenta o creme de leite, ele espirra e sobe. Em fogo médio, derreta a manteiga e acrescente o açúcar, mexendo apenas se preciso. Quando o açúcar começar a caramelizar, as bolhas tiverem diminuído, atingir um aspecto de espuma e a cor estiver âmbar, retire do fogo, despeje o creme de leite e com um batedor de arame, mexa rapidamente até ficar homogêneo. Acrescente a baunilha e o sal e mexa novamente.

Quanto mais o açúcar estiver escuro ou quase queimando, menos doce e mais “amargo” o caramelo fica. Crianças normalmente gostam do caramelo quando o açúcar ainda nem atingiu a cor âmbar, deixando ele fica bem docinho, tipo calda de pudim.

receitas café da manhã dia dos namorados
café da manhã para namorado

Gostaram das receitas para café da manhã? Também adoro fazer torrada francesa (French toast ou pain perdu) nos cafés da manhã caprichados, clique no link para ver uma receita super simples!

As cerâmicas lindas dessas fotos são do Atelier Paula Almeida que fica na Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia em São Paulo. Telefone: (11) 3849-2279.

Fotos: Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia