Receita de brownie com pedaços de chocolate


Eu amo brownie, e vocês? Adoro porque não é tão doce, tem pedaços de chocolate, uma textura deliciosa, e, claro, tem conforto rsrsrs.

Já tinha postado aqui no blog uma receita de brownie de chocolate tradicional, tipicamente americano, feito só com chocolate em barra, o que deixa o doce bem molhadinho e super denso. Já a receita de hoje foi levemente abrasileirada, fica mais leve e um pouco aerada.

Ah! O brownie de hoje não levou nozes, mas se você quiser usar, adicione ela na receita juntamente com o chocolate picado.

Receita de brownie com pedaços de chocolate

Rendimento: 1 assadeira média
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: cerca de 1h

:: Ingredientes ::
230g ou 1 xícara de manteiga em temperatura ambiente
400g ou 2 xícaras de açúcar refinado
140g ou 1 xícara de farinha de trigo
100g ou 1 xícara de cacau em pó*
4 ovos em temperatura ambiente
uma pitada de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de essência de baunilha
300g ou 2 xícaras de chocolate amargo (picado grosseiramente)**

* Se você não encontrar o chocolate 100% cacau (à venda em mercados de artigos para confeitaria), use chocolate do Padre. Uso o cacau em pó 100% da Harald Melken que compro no Bondinho, loja de confeitaria na Av. Pompéia em SP.

** Prefiro com chocolate amargo pois deixa o brownie menos doce, mas você pode usar o chocolate que quiser. Como a massa já leva açúcar, gosto do equilíbrio que o chocolate amargo dá. Até meus sobrinhos gostam dele assim.

:: Como fazer brownie com pedaços de chocolate ::

Cubra o fundo de uma assadeira com 2 folhas de papel alumínio, deixando sobrar em todas as laterais cerca de 5cm de altura além do brownie. Unte o papel alumínio com manteiga em temperatura ambiente.

Bata na batedeira a manteiga com o açúcar. Espere ficar bem cremoso e misture aos poucos cacau em pó, ovos, sal, bicarbonato de sódio, baunilha e farinha. Retire da batedeira e junte os pedaços de chocolate com uma colher de pau ou espátula.

Leve ao forno pré-aquecido a 180° por cerca de 1h ou até que tenha formado uma casquinha no topo do brownie. Tome cuidado para não assar em excesso pois isso deixa o brownie seco.

Retire a assadeira do forno, deixe esfriar, retire o papel alumínio com o brownie e corte em quadradinhos. Para que os pedaços fiquem perfeitinhos (sem quebrar), deixe o brownie na geladeira por pelo menos 1h antes de cortar.

Crédito: O trabalho de fotografia, food styling e produção de objetos deste post foi todo pensado, produzido e executado pela dupla Letícia Bittencourt e Isa Maiolino, que além de blogueiras, são sócias no Estúdio Isa e Letícia, onde oferecem trabalhos para marcas, restaurantes, confeitarias, padarias, mercados, editoras etc. Se quiser nos contratar, envie um e-mail para estudioisaeleticia@gmail.com

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *