Quiabo grelhado: ame ou ame ainda mais


Quiabo grelhado: ame ou ame ainda mais

Quem não gosta de quiabo não vai querer nem ler essa receita, além de achar o título pretensioso rsrsrs, mas sério, preciso convencer alguém a gostar desse legume depois de experimentá-lo grelhado assim. O quiabo fica sem baba, sequinho e com um tempero que foge da mesmice. Surpreendentemente delicioso. 

Como boa mineira que sou, já adorava e cozinhava muito quiabo aqui em casa. Só que daí eu provei o quiabo do Chou – um dos meus restaurantes preferidos em SP – e me apaixonei pela combinação do sabor dele com seu molho à base de óleo de gergelim, limão e amendoim. É essa receita que passo hoje pra vocês, vamos lá?

quiabo

Quiabo sem baba com molho delicioso

Ingredientes:
500g de quiabo
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
suco de 1 limão-cravo*
3 colheres (sopa) de amendoim sem casca
azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

* Não encontrando, use limão siciliano ou Tahiti, mas prove antes de colocar todo o suco pois o limão Tahiti é mais forte.

Como fazer:
Lave, seque e retire a pontinha superior do quiabo com uma faquinha.

Em fogo máximo, esquente uma grelha* (aquelas panelas de ferro com marquinhas de grill) e quando estiver bem quente, coloque os quiabos e tampe. Quando imprimir as marcas de grill, reduza para fogo médio e vire os quiabos para cozinhar do outro lado. Espere imprimir as marcas de grill do outro lado e retire da frigideira.

* Caso você não tenha a grelha, use uma frigideira comum, mas nesse caso, despeje um fio de azeite antes de colocar o quiabo na panela.

Esses quiabos grelhados são feitos sem nenhuma gordura. Agora que você pode temperá-los com óleo de gergelim, limão, amendoim, azeite e sal a gosto.

quiabo

Fotos do quiabo: Estúdio Isa e Letícia, meu estúdio de fotografia gastronômica, produção culinária e produção de objetos que atende marcas, editoras, restaurantes e chefs



Voltar
Letícia