Queijo brie empanado e frito, ô delícia!


Queijo brie empanado e frito, ô delícia!

Nada como um brie empanado para nos aquecer nesse inverno, né? É mais simples de fazer do que se imagina e todo mundo adora! Essa receita funciona super bem como entrada ou petisco e, é claro, também dá certo com queijo camembert.

Vamos lá? 

Queijo brie empanado e frito

Rendimento: cada brie pequeno de 125g rende 2 porções. As quantidades do empanado abaixo dão para 4 a 6 bries.
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de fritura: aproximadamente 10 minutos

Além dos ingredientes descritos a seguir, você vai precisar de:
Queijo brie redondinho*
1l de óleo de fritura (depende do tamanho da panela, essa quantidade é para panela média, fritando 2 bries de uma só vez)

* Acho que as fotos deixaram bem claro que o queijo é redondinho, mas só queria esclarecer que tem que ser o queijo todo coberto com a casca branca. Não funciona usar aquelas fatias já cortadas, sabe? Pois a casca branca, junto com o empanado, evita que o queijo “estoure” e perca o seu recheio enquanto frita. Usei o brie da President que é vendido na caixinha amarela.

Massa mole para tempura:

1 ovo
160ml ou 2/3 xícara de água fria
75g ou 1/2 xícara de gelo
125g ou 1 xícara de farinha de trigo
uma pitada de sal e pimenta do reino a gosto

Misture todos os ingredientes com o um garfo. Quando estiver empanando o brie, misture a massa de vez em quando.

Como fazer brie empanado com a casca crocante:

1o. prato: farinha de trigo (cerca de 1/2 xícara)
2a. tigela: massa mole para tempura (receita acima)
3o. prato: panko* – farinha de rosca japonesa (de 1/2 a 1 xícara)

* À venda em mercearias japonesas, empórios e gôndolas de produtos japoneses em supermercados. Apesar de ser o panko que dá mais crocância à receita, se você não o encontrar, use farinha de rosca comum ou faça o seu próprio panko triturando torradas de pão. Um dos segredos do panko é que ele não é muito processado, ficam uns pedaços grandes de pão.

Monte uma sequência de 4 pratos ou tigelas. O 1o. com farinha de trigo, o segundo com a massa mole para tempura, o terceiro com panko e o quarto, um prato vazio para você colocar os queijos empanados. Passe o brie na farinha. Em seguida, mergulhe-o na massa mole para tempura, escorra um pouco e coloque-o sobre o panko. Com as mãos, envolva bem o queijo com o panko, em todos os lados, e então coloque-o no prato vazio. Repita até empanar todos os bries.

Esquente uma panela grande. Com fogo alto, adicione óleo de fritura para sobrar um ou 2 dedos acima da altura do queijo. Quando o óleo estiver bem quente, cerca de 5 minutos depois, jogue o queijo – ele deve começar a fritar imediatamente. Frite todos os queijos até que a casca fique dourada, virando de lado na panela para que ele frite de forma homogênea. Escorra em um prato forrado com papel toalha. Sirva o seu brie empanado com o que preferir. No dia dessas fotos, usei baguete, mel, figo e manjericão roxo. Ficou uma delícia!

Ah! Se você gostou dessa receita, talvez também goste do camarão empanado que leva um molhinho à base de shoyu e gengibre, mara!

brie-empanado

Fotos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia

  • Marcela Sales

    Maravilhooooso! haha