Qual o melhor tipo de panela para cozinhar?

melhor-panela

Qual é a melhor panela para a saúde?

Coloco aqui a relação das panelas que utilizamos para cozinhar e o efeito que elas causam nos alimentos do ponto de vista nutricional. Os minerais que compõem as panelas podem interagir com os alimentos, trazendo benefícios ou prejuízos. A nutricionista Késia Diego Quintaes de Minas Gerais estudou os efeitos dos utensílios nos alimentos e baseado nas suas conclusões seguem as características de cada tipo de panela no valor nutricional dos alimentos.

Panela de alumínio
Esta é uma opção que devemos  ter cuidado pois ela libera alumínio nos alimentos. O alumínio em excesso no organismo causa doenças. Quanto mais nova for a panela, mais alumínio libera para o alimento. As manchas escuras protegem da liberação do alumínio, portanto não devemos arear as panelas por dentro. Não devemos cozinhar alimentos que contenham enxofre como couve, brócolis, espinafre, cebola nesse tipo de panela, uma vez que facilitam a liberação desse metal. É contra indicada para frituras por atingir alta temperatura.
Do meu ponto de vista, esse é um tipo de panela que devemos evitar.

Cerâmica
As de preparo artesanal podem liberar chumbo e cádmio que são tóxicos, porém as industrializadas são consideradas seguras, uma vez que não liberam metais para os alimentos. Portanto, recomenda-se evitar panelas de cerâmica artesanal.

Panela de ferro
Reage com a acidez do alimento, liberando ferro. Quanto mais tempo de uso, mais libera ferro. É interessante, pois o Ferro é um mineral necessário à saúde do organismo. Só não recomendo para pessoas que têm excesso dele no corpo. Não devemos guardar alimentos prontos nela pois ela oxida e após a lavagem deve ser seca sob a chama do fogão.

Pedra sabão
Precisam ser curadas antes de usar pois podem liberar níquel (metal tóxico), porém liberam minerais favoráveis a saúde como  ferro, cálcio e magnésio. Cozinha lentamente sendo indicada para o preparo de carnes.

Cobre
O cobre é um mineral necessário, mas que em doses excessivas torna-se tóxico. Os doces feitos em tachos de cobre podem se contaminar com cobre. Recomenda-se o uso esporádico desta opção. O uso frequente pode trazer excesso de cobre no organismo.

Panela com revestimento anti aderente
Este tipo de revestimento oferece alta resistência a agentes agressivos, porém em frituras ou preparos que elevem o aquecimento acima de 250º C origina a migração de metais pesados. Se a camada anti aderente for danificada leva também metais pesados aos alimentos. Recomenda-se para ferver água e cozinhar vegetais no vapor. Evitar preparações que exijam longo tempo de cozimento e contato com colheres que possam danificar a camada.

Panela de aço inoxidável
Quando novas possibilitam a migração de níquel, cromo e ferro para o alimento. Mas com o tempo de uso é uma opção segura, pois reduz a exposição ao metal tóxico. Portanto, se a panela for nova deve-se ferver água 3 a 4 vezes antes de usar.

Panela de vidro
São as mais seguras e as únicas que servem para guardar os alimentos depois de prontos, porém têm o preço elevado e são muito frágeis. São também muito aderentes podendo queimar e grudar o alimento.

Débora Sorgi – Nutricionista Funcional

Fotos: Cozinha vibrante

  1. Arlete De Fátima Da Costa Dutr disse:

    gostaria de saber sobre as panelas de titãneo qie não vai gordura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *