Qual é a taça ideal para cada tipo de vinho


Qual é a taça ideal para cada tipo de vinho

Quais taças de vinho são realmente essenciais, quantas taças devo ter em casa, qual é a diferença entre taça de vinho de vidro e de cristal, entre outras dúvidas respondidas neste post.

Fiz um combinado com minha experiência e um post sobre o assunto publicado pela sempre didática Wine Folly.

Diferença entre cristal e vidro

O cristal é o vidro adicionado de monóxido de chumbo e o seu percentual varia em cada país entre 1% (EUA) e 30% (Europa). Muitos fabricantes de artigos de vidro e cristal também produzem cristal livre de chumbo, substituindo-o por zinco e óxido de magnésio, ambos refletores de luz. A utilização de cristal nas taças de vinho é popular por dois motivos. Primeiro, as taças de cristal refletem a luz, por isso brilham mais. Segundo, o cristal é mais forte que o vidro, permitindo taças bem mais finas.

O vidro não tem o mesmo brilho que o cristal, mas é mais barato e tende a ser mais durável, já que em uma queda, tem a chance de não quebrar. Já o cristal lasca ou quebra facilmente.

Responda a este questionário para facilitar a sua escolha entre vidro e cristal:

Qual tipo de taça de vinho devo comprar, vidro ou cristal?
  1. Você lava os seus utensílios de cozinha à mão?
  2. Você tem espaço para guardar taças de vinho altas?
  3. Você toma vinho todos os dias?
  4. Você lava as louças após o jantar?
  5. Você gosta de limpar e organizar a sua cozinha?
  6. Você tem espaços ou armários que fiquem longe do alcance de crianças?

Se você respondeu não a quase todas as perguntas, ter taças de cristal pode te chatear. Compre taças de vidro ou taças de cristal sem a haste ou com a haste curta, aquelas baixinhas, parecidas com copos. Elas são mais fáceis de guardar, você não vai ficar com raiva se elas quebrarem. Além disso, taças de vidro também podem ser lavadas na lava louças.

Se você respondeu sim a quase todas as perguntas, você é neurótico o suficiente para manter as taças de cristal limpas e brilhantes.

Os diferentes formatos de taças afetam o sabor do vinho?

Sim. O olfato é importantíssimo para os vinhos, por isso cada taça é desenhada para soltar a quantidade perfeita de aromas. Mas mais importante que o desenho de cada taça é você não enchê-la muito, deixando espaço para o vinho respirar e ativar seus aromas. Por isso também é tão importante balançar a taça em espiral para o vinho soltar todos os seus aromas antes de tomar.

Sendo prático, você só precisa realmente de dois tipos de taças de vinho

Se você não puder comprar ou armazenar todos os tipos de taças de vinho, não se desespere. Na prática só dois tipos de taças são essenciais: a taça padrão de vinho tinto e a de champagne. Um tipo bem recomendado de taça para vinho tinto é a Cabernet Sauvignon da imagem abaixo. Lembre-se que você pode usar a mesma taça de vinho tinto para tintos e brancos.

Qual quantidade de taças de vinho devo comprar?

Sobre a quantidade, isso vai variar com o número de convidados que você normalmente recebe. 6, 12, 18 ou 24? Não se esqueça também que você precisa de espaço para guardar as taças.

Qual seria um jogo de taças intermediário ideal?

Na minha casa fiz uma seleção que considero bem prática. Como recebemos bastante, às vezes vem muita gente de uma só vez e nós e aqui somos mais do time do vinho que da cerveja, temos 18 taças de vinho tinto do modelo Cabernet Sauvignon, 18 taças de vinho branco do modelo padrão (veja o white na imagem abaixo), 18 copos de água (prefiro copos, são mais fáceis de lavar, eles também servem para whisky, você pode usar quando não estiver servindo vinho e acho mais moderno), 18 taças de champagne, 12 copos de cerveja e 6 de licor.

Hoje em dia tem-se usado muito comprar os copos de água de cor diferente, como por exemplo âmbar, o que dá uma informalidade linda para a mesa.

Na foto inicial deste post essas taças aparecem na seguinte ordem, da esquerda para a direita: copo de água/whisky, de cerveja, taça para licor, vinho branco, vinho tinto (ligeiramente maior que a de vinho branco) e champagne.

Qual é o tamanho ideal das taças de vinho?

Aqui vale um esclarecimento importante. Aquelas taças de vinho grandes, as maiores mesmo, são normalmente utilizadas apenas para degustação. Sei que no Brasil elas são cada vez mais comuns, mas para um jantar o ideal são taças menores. As taças grandes podem tumultuar a mesa e com isso facilitar a quebra. Lembre-se que mesa cheia é um gatilho para um esbarrão que quebra várias taças de uma vez só. Você pode sim usar as taças grandes quando estiver promovendo uma degustação ou se você tiver uma mesa super espaçosa.


Original Source: What Types of Wine Glasses Do You Really Need?

Foto: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia

  • Fernanda

    Amei!!!!! Arrasou, Leticia!!!
    Beijo grande

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oba, que bom que gostou! Obrigada, bjs