Purê de banana da terra, leve e delicioso


Purê de banana da terra, leve e delicioso

Purê de banana da terra, uma delícia com a cara da Bahia. Receita fácil, rápida e simples que combina com peixe, frutos do mar e até com carne vermelha.

Sabe quando a gente tá cansado dos purês de sempre, como os de batata, mandioquinha, abóbora ou cenoura? Nesses dias, o purê de banana da terra cai como uma luva! 

Fiz essa receita com pouco óleo, já que queria um purê de banana da terra light. Mas se você quiser uma versão gourmet, no estilo comida de fim de semana sem preocupação com calorias, é só colocar mais manteiga e ser feliz rsrs. Caso você tenha manteiga de garrafa, fica mais gostoso – e baiano – ainda.

Das receitas aqui do blog, este purê de banana da terra combina principalmente com: camarão empanado, salmão no forno e peixe empanado.

Vamos para a cozinha?

pure-de-banana-da-terra-receita

Purê de banana da terra

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

:: Ingredientes ::
um fio de óleo ou manteiga
um fio de azeite de dendê (caso não tenha, substitua por óleo ou manteiga)
1 cebola picadinha
6 bananas da terra maduras, em rodelas
sal e pimenta-do-reino ou pimenta dedo-de-moça picadinha, a gosto
folhas de coentro para decorar (opcional)

:: Como fazer purê de banana da terra ::
Em uma panela, em fogo médio, refogue a cebola no óleo ou manteiga e azeite de dendê até dourar bem, por cerca de 5 minutos. Acrescente as bananas picadas, misture e tampe a panela, deixando cozinhar por 8 minutos, mexendo de vez em quando.

Amasse com um garfo ou bata o purê no processador ou liquidificador até ficar liso. Tempere com sal e pimenta-do-reino ou pimenta dedo-de-moça picadinha. Se quiser, decore com folhas de coentro e sirva dentro do coco seco.

purê-de-banana-da-terra

Fotos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia