Polvo grelhado


Polvo grelhado

Polvo grelhado é um dos pratos que mais amo na vida. É tão gostoso que basta ele, azeite, sal, pimenta, páprica e umas gotas de limão. Ô delícia!

No documentário Jiro Dreams of Sushi – que por sinal eu super recomendo – o sushiman, super perfeccionista, explica que ele massageava o polvo por 30 minutos antes de cozê-lo. Mesmo assim, percebeu que o polvo não estava ficando macio o suficiente. Foi quando ele decidiu passar a massagear o animal por 50 minutos antes de levá-lo à panela.

Por causa desse documentário, toda vez que meu marido e eu vamos comer polvo, nos fazemos a pergunta, rindo: “hummm, mas será que ele foi massageado por 50 minutos?”. Estou contando isso pois em cada livro de culinária que eu leio, alguém fala de um crendice pessoal para cozinhar polvo. Os segredos variam, mas tem uma coisa que é unânime: o polvo tem que ser bem cozido para não ficar borrachudo. E a diferença entre cozer na panela comum e na panela de pressão é que na panela comum a pele do polvo fica mais intacta e, na panela de pressão, ela pode ficar um pouco destruída.

polvo-grelhado-receita

Polvo grelhado

Rendimento: 2 a 4 porções (2 para prato principal e 4 para petisco)
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento: de 1:15h a 3h

Ingredientes:
1 polvo grande
azeite, sal, pimenta-do-reino e páprica picante a gosto
suco de 1 a 2 limões sicilianos ou limões-cravo
folhas de manjericão (opcional)

Como fazer polvo grelhado:

Corte a cabeça do polvo e descarte-a, deixando apenas o corpo unido aos tentáculos. Lave o polvo.

  • Se for fazer em panela comum, coloque 5 litros de água para ferver. Quando atingir fervura, reduza o fogo para mínimo e quando as bolhinhas de ar estiverem pequenas, mergulhe o polvo (a água não pode estar super fervente). Coloque um prato como peso por cima do molusco, para que nenhuma parte dele fique para fora da água. Cozinhe por 2:30h a 3h ou até que a pele entre cada um de seus tentáculos se separe facilmente e espetando um garfo no polvo, ele esteja super macio.
  • Se fizer em panela de pressão, coloque o polvo na panela e cubra com água 5 dedos acima da sua altura. Ligue o fogo e quando atingir a pressão, reduza para fogo mínimo e deixe cozinhar por 1:15h.

Em ambos os casos, retire o polvo da panela e escorra. Quando esfriar, retire o excesso de pele e descarte o corpo do polvo, deixando os tentáculos “soltos”.

Se precisar preparar o polvo de véspera, você pode deixá-lo na geladeira até a hora de grelhar na frigideira. Do contrário, vamos direto para esta etapa.

Esquente uma frigideira com azeite e quando estiver bem quente, coloque os tentáculos e deixe por 2 minutos de cada lado.

Retirando da frigideira, tempere com azeite, sal, pimenta-do-reino, páprica picante e suco de limão siciliano ou cravo. Sirva com folhas de manjericão, caso queira.

Fotos, produção culinária e de objetos: Leticia Bittencourt (eu mesma!)



Voltar
Letícia

  • Renato Sarti

    Olá, por favor, me esclareça uma dúvida: 1h15m na panela de pressão, não é tempo demais?
    Obrigado, ótimas receitas, sou visitante assíduo.

    • Hilder Lacerda

      Sim é muito tempo, basta 25 minutos depois que a pressão começa a sair.