Polenta cremosa e gratinada

polenta

Me inspirei em uma receita de polenta do chef Ferran Adrià, considerado um dos “papas” da alta gastronomia atual, para fazer essa. Ela fica cremosa por dentro e levemente crocante por fora, já que é gratinada no forno com uma camada de parmesão por cima. Quer saber mais? Ela é rápida, simples e fácil de fazer. Voilà:

Receita de polenta cremosa gratinada

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: 25 minutos

300ml ou 1 1/4 xícara de caldo de legumes
50g ou 1/3 xícara de fubá ou polenta*
100ml ou quase 1/2 xícara de creme de leite sem soro
70g ou 3/4 xícara de queijo parmesão ralado fino (guarde um pouco para gratinar)
1 colher de sopa de manteiga
sal e pimenta a gosto

* Dá certo com os dois, mas fica melhor com polenta (fubá pré-cozido). No caso de usar o fubá, dilua-o em em um pouco de água antes de levá-lo à panela.

O único segredo dessa receita é que o tempo todo você deve mexer vigorosamente com um batedor de arame, não apenas no centro da panela, mas nela toda. Se não tiver batedor de arame, a colher de pau é uma boa substituta.

Coloque o caldo de legumes para ferver em uma panela média. Quando estiver fervente, reduza para fogo médio, acrescente a polenta ou o fubá e mexa vigorosamente por 2 minutos. Sempre mantendo o fogo médio, junte o creme de leite e misture por 2 minutos. Acrescente quase todo o queijo parmesão e mexa por mais 2 minutos. Acrescente a manteiga e mexa por outros 2 minutos. Junte sal e pimenta a gosto, misture por mais alguns segundos e retire a panela do fogo. Se quiser serví-la simplesmente cremosa, ela está pronta. Mas se quiser gratiná-la, siga os passos a seguir.

Coloque a polenta em uma assadeira e acrescente o restante do queijo parmesão ralado por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 220° por 25 minutos ou no gratinador do microondas ou até que ela tenha formado uma casquinha dourada por cima.

Fotos: Cozinha vibrante

  1. Cássia disse:

    Huuuum, estava esperando essa receita! Pena que só estou lendo hoje, em pleno Dia Internacional do Início da Dieta… Vou ter que esperar o final de semana pra experimentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *