Peixe empanado e espaguete com molho de tomate caseiro


Receita de peixe empanado, espaguete com molho de tomate caseiro e abobrinhas grelhadas, uma delícia de prato, que, por incrível que pareça, é simples e rápido de fazer.

Perfeito pro almoço de domingo ou para aquela refeição relax, sem contar calorias. 

receita espaguete abobrinha peixe empanadoreceita espaguete abobrinha peixe empanado

receita espaguete abobrinha peixe empanado

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1:30h (se fizer o molho de tomate caseiro) e 1h (se não fizer)

Molho de tomates caseiro:

15 tomates
1 ou 2 cebolas picadinhas
1/4 xícara de vinho branco seco
1 a 2 colheres de sopa de açúcar
azeite de oliva a gosto
sal a gosto

Como tirar a pele do tomate:

Para tirar a pele dos tomates, com uma faquinha, retire o seu talo. Na extremidade oposta, ou seja, na “bundinha” do tomate, faça um leve X.
Encha uma panela grande com aproximadamente 15 cm de água. Quando a água estiver fervendo, jogue a metade dos tomates e deixe por 10 a 15 segundos, tempo suficiente para a pele começar a se descolar. Com uma escumadeira, retire os tomates e coloque-os imediatamente em um recipiente com água e gelo e deixe por no máximo 10 minutos. Isso é importante para interromper o cozimento do tomate e o choque térmico também ajuda que a pele se descole mais facilmente. Repita a operação com o restante dos tomates.
Com as mãos ou com a ajuda de uma faquinha, retire a pele dos tomates. Corte-os em quatro no sentido do comprimento e retire as sementes (não precisa ser perfeccionista, não tem problema se sobrar algumas sementes).

Pique os tomates – pode ser em cubinhos pequenos ou pedaços grandes, tanto faz. Refogue a cebola em azeite por cerca de 3 minutos. Acrescente o restante dos ingredientes e cozinhe em fogo baixo-médio com panela tampada por cerca de 20 a 40 minutos, até atingir a consistência que você quiser. Se gostar do molho mais líquido, adicione um pouco de água durante o cozimento.

Abobrinhas grelhadas:

2 abobrinhas
azeite de oliva
sal e pimenta do reino a gosto

Lave, seque e corte as abobrinhas em rodelas. Grelhe-as em uma frigideira grande, bem quente, com azeite. Comece com fogo alto e reduza para médio se as abobrinhas estiverem queimando. Tente não fazer camadas para que todas as rodelas fiquem bem grelhadas; se preciso, faça em várias etapas. Salgue e acrescente a pimenta do reino assim que tirar da frigideira, isso evita que as abobrinhas feitas nas últimas etapas fiquem salgadas demais, pois o sal vai acumulando na frigideira.

Massa:

400g de espaguete
folhas de manjericão

Cozinhe o macarrão em água fervente salgada (prove, tem que ter gosto de água do mar). Se quiser, cozinhe-o de véspera, escorra e guarde na geladeira. Quando estiver quase pronto para servir, volte com o macarrão para o escorredor. Coloque-o sob água corrente enquanto, com as mãos, “desembaraça” ele. Quando estiver todo soltinho, despeje-o na panela do molho e leve ao fogo até esquentar.

Peixe empanado e frito:

6 filés de pescada branca, saint-peter ou similar
suco de 1/2 limão
sal, pimenta do reino a gosto
2 ovos batidos com o garfo
farinha de rosca para empanar (cerca de 1 xícara)
óleo de fritura

Tempere o peixe com limão, sal e pimenta (se quiser, pode deixar marinando por alguns minutos). Escorra da marinada. Sempre dos dois lados, passe-os na farinha de rosca, depois nos ovos e na farinha de rosca novamente, um filé de peixe de cada vez.

Eles podem ser fritos por imersão total ou parcial e em ambas você deve virar o filé quando o lado de baixo estiver mais dourado. Esquente o óleo e, apenas quando ele estiver bem quente, frite os peixes. No dia da foto, meu óleo estava acabando, rs, então fritei por imersão parcial, por isso que, na foto, vocês podem reparar que uma parte do empanado está mais escura que a outra. A mais escura foi a parte que ficou em contato com o fundo da panela.

Prato e pratinho para o queijo: Atelier Paula Almeida, atelier de cerâmica na Vila Olímpia, SP.

receita espaguete abobrinha peixe empanado

Fotos: Cozinha vibrante

  1. testando comentário na receita de espaguete

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *