Peixe assado com molho de limão e gengibre


Peixe assado com molho de limão e gengibre

Peixe assado é vida! Fácil, simples e deliciosa, essa receita leva um molho delicioso feito à base de limão-cravo e gengibre. Partiu cozinha? 

Peixe assado

Rendimento: 2 peixes médios, 2 a 4 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: 50 minutos

:: Peixe ::
2 catuás inteiros, limpos e sem escamas
coentro
pimenta biquinho
sal e pimenta-do-reino a gosto
azeite ou manteiga a gosto

Lave e seque bem o peixe com papel toalha. Coloque o peixe em uma assadeira e preencha as suas cavidades com ramos e folhas de coentro. Tempere o seu exterior com bastante sal e pimenta-do-reino. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido a 220° por 25 minutos. Retire o papel alumínio, regue o peixe com azeite ou manteiga a gosto e volte com ele para o forno. Deixe por mais 25 minutos ou até que ele esteja cozido, porém molhadinho. Para saber, veja como está a carne do peixe que aparece nas suas cavidades, onde o peixeiro teve que cortar para limpa-lo. Ou então espete um garfo e veja se ele está macio.

Esse tempo de forno vai variar de acordo com o tamanho do peixe que você escolher.

Sirva o peixe assado mergulhado no molho a seguir, folhas de coentro fresco, limão-cravo cortado e pimentas-biquinho. Se você for do time das pimentas, pique pimenta dedo-de-moça sem sementes e acrescente ao molho.

:: Molho ::
1 colher (sopa) de gengibre ralado fino
2 colheres (sopa) de caldo de peixe Nam Plá*
suco de 3 limões cravo
3 colheres (sopa) de água ou quantidade a seu gosto (para reduzir a acidez do limão)
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

* À venda em mercearias japonesas ou gôndolas japonesas de supermercados.

Se você provar o molho e ele estiver muito forte, lembre-se que, com o peixe que praticamente não foi temperado, ele fica mais suave. O molho é essencial para dar sabor ao peixe assado.

Também usei nesse peixe assado um temperinho para peixes e frutos do mar que eu a-m-o chamado Old Bay, vendido em quase todos os supermercados americanos. Se você é daqueles que gosta de comprar algumas coisinhas de comida em viagens, fica a dica. Aqui em casa a gente é viciado nele e só para você ter uma idéia do sabor, o Old Bay é um tempero muito usado nos lobster rolls (sanduíches de lagosta) nos Estados Unidos.

Mas Letícia, como o peixe ficou com as marquinhas de grill se ele só foi assado? Não se preocupe com isso rsrs, só fiz as marquinhas para ele ficar bonito na foto. Assei ele exatamente como eu descrevi na receita.

peixe-assado

Fotos, produção culinária e de objetos: Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante



Voltar
Letícia