Pão de banana quase light


Pão de banana quase light

Sabe aquele café da manhã no domingo que você quer dar uma caprichada? Esse pão de banana é perfeito. Além de saudável, a farinha de trigo é opcional, leva pouco açúcar e é facílimo de fazer. 

Pão de banana quase light

Rendimento: 12 porções ou um pão retangular de 20cm de comprimento
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: 1h

1 1/4 xícara de aveia em flocos
1 1/4 xícara de oleaginosas: castanha de caju, nozes e pistache
1 1/4 xícara de farinha de amêndoas ou farinha de trigo*
3 bananas bem maduras
3/4 xícara de leite de vaca, de amêndoas, aveia ou arroz
3 colheres de sopa de óleo vegetal ou óleo de coco derretido
1/4 xícara de açúcar refinado
1/4 xícara de açúcar mascavo
1 colher de chá de extrato de baunilha (extrato é melhor, mas essência funciona)
1 colher de chá de canela em pó
1/4 colher de chá de noz moscada
3/4 colher de chá de sal
3 1/2 colheres de chá de fermento em pó (pó royal)
1 ovo
até 3 colheres de sopa de mel (opcional)
um pouco de manteiga para untar a forma

* Sobre a farinha de amêndoas: se você tiver facilidade para encontrá-la, ótimo. Senão, pode fazê-la assim:

Coloque água para ferver em uma panela. Quando fervente, jogue as amêndoas e deixe por 3 minutos. Escorra e descasque-as pressionando-as entre os dedos, a casca sai com facilidade. Seque as amêndoas em uma frigideira antiaderente em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, tirando antes que elas comecem a escurecer. Corte-as em pedaços pequenos e leve-as ao liqüidificador para serem completamente trituradas. Elas estarão prontas quando tiverem virado uma farinha grossa. Deixe esfriar antes de usar na receita.

Se você não puder comprar a farinha de amêndoas e tiver preguiça de fazê-la, substitua por farinha de trigo.

receita pão ou bolo de banana

Corte a castanha de caju, as nozes e os pistaches em pedaços pequenos antes de levá-los para serem triturados no liqüidificador (faça isso para não sobrecarregar o aparelho). Alternativamente, se quiser, triture tudo diretamente usando uma faca grande até obter uma “farofa”. Se não gostar de uma dessas oleaginosas, mude a combinação, você pode acrescentar linhaça, semente de girassol etc. O que importa é ter 1 1/4 xícara de uma ou várias oleaginosas. Se gostar, pode até acrescentar um pouco de uvas passas nessa mistura.

Coloque todas as “farinhas” em uma tigela: a aveia em flocos, a mistura das oleaginosas e a farinha de amêndoas ou de trigo. Reserve.

Em uma tigela grande, amasse as bananas com um garfo. Reserve.

Em outra tigela, adicione o leite e sobre ele, junte todos os ingredientes da lista acima até o ovo. Prove e avalie se quer acrescentar mel. Misture tudo com um batedor de arame ou um garfo.

Derrame a mistura de leite sobre a banana amassada e misture bem. Acrescente todas as “farinhas” e misture com uma colher de pau ou de silicone.

Unte uma forma, despeje a massa até 3/4 da altura da forma e coloque-a em forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 1h ou até que o pão esteja entre o dourado e o marrom, levemente rachado por cima e macio.

De preferência, aguarde até que o pão esfrie um pouco, desenforme-o e deixe-o sobre uma gradinha para terminar de esfriar (isso evita que ele fique ressecado). Se não tiver uma grade, desenforme-o e deixe-o esfriar como de costume. Espere ele esfriar um pouco antes de partí-lo para evitar que ele quebre em pedaços.

Sirva o pão de banana com cream cheese, mel, manteiga ou geléia. Fica uma delícia com qualquer um desses acompanhamentos!

Quando eu faço esse pão de banana, costumo congelar a metade. Embalo fatias com filme plástico e vou descongelando à medida que quero.

receita pão ou bolo de banana

Fotos: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia