Panquecas de espinafre com trigo sarraceno


Panquecas de espinafre com trigo sarraceno

A receita hoje é de uma panqueca sem gluten, mas com muito sabor. Comida natural ou natureba é gostosa sim e é isso o que eu mais busco mostrar aqui no blog. Essas panquecas de espinafre com farinha de trigo sarraceno são a prova disso. Ficam deliciosas com toda sorte de recheio e o de hoje é à base de beterraba, queijo de cabra e rúcula.

Ideal para almoço, jantar leve ou até mesmo lanche da tarde. Se você acompanhar com uma salada e um grelhado, já tem uma refeição completa. Naqueles dias preguiçosos dá até para substituir o grelhado por uma sardinha enlatada que é cheia de nutrientes e voilá, já tem um prato saboroso, saudável, nutritivo e light. Ah, e dependendo do acompanhamento que você escolher, tem aí uma opção gostosa de refeição vegetariana.

Um outro ponto forte desse crepe é que ele leva farinha de trigo sarraceno em vez de trigo comum. O sarraceno é um cereal sem glúten e seu farelo pode ser leve ou integral, além disso, ele tem mais proteína que trigo, milho ou arroz. 

panqueca-sem-gluten

Receita de panqueca sem gluten

Rendimento: cerca de 15 panquecas pequenas
Tempo de preparo: 15 minutos + 30 minutos de descanso da massa + 1h cozinhando as panquecas se usar apenas uma frigideira pequena

Massa:
3 ovos grandes
2 xícaras de leite de vaca ou de amêndoas
1 xícara de água
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 1/2 xícara de trigo sarraceno (ou farinha de trigo comum)*
sal, molho tabasco e pimenta a gosto
2 mãos cheias de folhas de espinafre lavadas e secas
10 a 20 folhas de manjericão lavadas e secas

* Encontrado em lojas de cereais, mercadões ou casas especializadas. Em SP compro no Mundo Verde.

Bata todos os ingredientes com um mixer, processador ou liqüidificador. Deixe a massa descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos ou até 8h. Enquanto a massa descansa, prepare o recheio de sua preferência ou veja a sugestão super hiper light abaixo.

Recheio:
3 beterrabas cruas, descascadas e picadas
azeite de oliva até dar liga (cerca de 2 colheres de sobremesa no total)
sal e pimenta a gosto
3/4 xícara de queijo de cabra picadinho ou fatiado
folhas de rúcula ou alface

Bata a beterraba picada no processador por cerca de 30 segundos ou até ela estar triturada. Acrescente azeite, sal e pimenta e bata novamente.

Retire a massa da geladeira e deixe descansar por 5 minutos. Esquente bem uma frigideira anti-aderente, jogue um fio de óleo, coloque a massa, aguarde cozinhar e vire a panqueca. Renove o fio de óleo a cada vez.

Monte as panquecas e sirva em seguida. Se quiser deixar uma parte para servir nos dias seguintes, guarde as panquecas e os ingredientes do recheio separadamente em recipientes tampados na geladeira e monte os crepes logo antes de servir.

receita panqueca de espinafre com trigo sarraceno e queijo de cabra

E aí, mãos à obra? Se fizer a receita, vou adorar que me conte como ficou e me marque com uma foto dela no Instagram ou Facebook.

Fotos e receita: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia

  • Blog Hortelã

    Hummmm!!! Deve ficar ótimo! Faço panquecas com frequência, às vezes sem glúten, outras com uma mistura de farinha de trigo e sarraceno e até de beterraba, mas nunca tentei fazer de sarraceno com espinafre. Vou experimentar! http://www.bloghortela.com

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oba! Faz um dia e me conta o que achou. Obrigada, bjs, Leticia