Panqueca com raspas de maçã


Panqueca com raspas de maçã

Panqueca é daquelas receitas que estão no topo da minha lista de favoritos para o café da manhã ou o lanche da tarde. Simples, fácil e deliciosa. Essa versão leva maçã ralada na massa, contribuindo com uma certa doçura e uma textura especial para as panquecas. 

Vamos para a cozinha?

Panqueca

Rendimento: cerca de 12 panquecas pequenas (14 cm de diâmetro)
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de espera para a mistura de manteiga esfriar: 20 minutos
Tempo total para grelhar as panquecas na frigideira: 30 minutos

Ingredientes:
2 ovos em temperatura ambiente
1 xícara de leite
70g ou 5 colheres de sopa de manteiga
1 1/4 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar refinado
3/4 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó (pó royal)
2 maçãs, com casca, raladas grossas
óleo para untar a frigideira

Como todas as minhas receitas, as medidas foram calculadas usando xícaras e colheres medidoras.

Como fazer panqueca:

Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela e misture com um batedor de arame. Reserve.

Despeje o leite e a manteiga em uma panelinha em fogo baixo. Quando a manteiga derreter, desligue o fogo e transfira para uma tigela pequena (tirar da panela agiliza que a mistura esfrie). Só adicione essa mistura aos ovos quando ela estiver morna, cerca de 20 minutos depois. Se estiver quente, vai cozinhar os ovos.

Coloque os ovos em uma tigela grande e, com um batedor de arame (fouet), bata-os até ficarem homogêneos. Misture o leite e manteiga, adicione essa mistura aos ovos e bata até incorporar. Adicione a maçã picada e misture. Acrescente a mistura de farinha e mexa rapidamente com um garfo, deixando algumas pequenas bolas de farinha.

Unte uma frigideira anti-aderente com óleo e, em fogo médio, coloque 3 colheres de sopa de massa. Quando dourar o fundo, vire e deixe até dourar o outro lado. A cada nova panqueca, unte a frigideira novamente e reduza o fogo para o mínimo à medida que a frigideira ficar muito quente.

Sirva as panquecas com o que você preferir, mas alguns ingredientes que combinam muito são: manteiga, geléia, mel ou xarope de bordo (maple syrup), frutas, açúcar de confeiteiro (glaçúcar), ovo frito (parece estranho, mas fica uma delícia) e bacon. Sempre que coloco frutas, gosto de acrescentar algumas folhinhas de hortelã, fica uma delícia!

Produção culinária, produção de objetos e fotografia: minhas (Leticia Bittencourt)

O prato da foto é do Atelier Paula Almeida que fica na Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia em São Paulo. Vendas na loja ou pelo telefone: (11) 3849-2279.



Voltar
Letícia