Ovos mexidos picantes


Ovos mexidos picantes

Ovos mexidos: está aí uma delícia que eu não fico sem, e vocês? Combina com café da manhã, com almoço e com jantar, mas confesso que minha forma preferida de comê-lo é com uma fatia quentinha de pão, no café da manhã. Ô gostosura! 

Ovos mexidos

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes:
10 ovos caipiras
2 colheres (sopa) de manteiga
1 a 2 pimentas dedo-de-moça, picadinhas
1 cm de gengibre ralado fino, sem casca*
3 colheres (sopa) de queijo parmesão, ralado grosso
1 colher (sopa) de cebolinha, picada
sal e pimenta-do-reino a gosto

* Quer a dica de um excelente ralador para gengibre, daqueles que rala fininho de verdade, sem esforço nenhum? Microplane! Aliás, ele serve para cítricos, alho, enfim, para tudo o que você quer ralar bem fininho. Tem à venda em algumas lojas no Brasil.

Como fazer ovos mexidos:
Quebre os ovos, um a um, em uma tigelinha. À medida que cada ovo for quebrado, passe-o para uma tigela maior, até juntar os 10 ovos. Faça isso para evitar quebrar todos em uma tigela e, no meio do caminho, abrir um ovo estragado. Tempere com sal e misture com uma colher. Não precisa bater e nem precisa quebrar todas as gemas.

Leve uma frigideira média ao fogo médio. Quando aquecer, adicione a manteiga, a pimenta dedo-de-moça e o gengibre. Em seguida, reduza o fogo para o mínimo e junte os ovos. Com uma colher de pau ou silicone, misture de vez em quando.

Quando os ovos estiverem começando a endurecer, adicione o queijo ralado e a cebolinha. Continue misturando e, quando os ovos estiverem quase cozidos, mas ainda tiverem um pouco de líquido, desligue o fogo. O calor da frigideira e do alimento terminará de cozinhar os ovos e assim eles ficarão molinhos e cremosos. Delícia! Se quiser, acrescente pimenta-do-reino moída na hora, a gosto.

Sirva seus ovos mexidos imediatamente com fatias quentinhas de pão.

Gosto de fazer ovos mexidos assim nos cafés da manhã caprichados que de vez em quando eu animo de fazer aos domingos aqui em casa, e vocês?

Quer mais receitas de café da manhã? Veja esta rabanada com doce de leite.

Produção culinária (food styling), produção de objetos e foto: minhas (Leticia Bittencourt – Cozinha Vibrante)

Porta-ovos de cerâmica do Atelier Paula Almeida que fica na Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia em São Paulo. Vendas na loja ou pelo telefone: (11) 3849-2279.



Voltar
Letícia