O restaurante Frenchie


Já tinha ido algumas vezes ao Frenchie to go, a casa de sanduíches do chef Gregory Marchand. Agora foi a vez do seu pioneiro, o restaurante Frenchie. Meu próximo será o Frenchie Bar à vins, o seu não menos concorrido bar.

Chef Marchand é francês e depois de uma longa temporada internacional trabalhando em  Londres (com Jamie Oliver), Nova York (no Gramercy Tavern), Espanha e Hong Kong, fundou o Frenchie em 2009 na pequena Rue du Nil. Seus três estabelecimentos ficam bem próximos um do outro e o clima da ruazinha à noite é tomado pela alegria da família Frenchie e seus clientes. As fotos abaixo são do bar à vins, em frente ao restaurante.

restaurante frenchie paris
restaurante frenchie paris

O restaurante só abre para o jantar, de segunda a sexta. A reserva é obrigatória, via internet, pelo telefone +33 (0)1 4039 9619 ou diretamente no restaurante, que é o jeito mais fácil de conseguir (eu só consegui assim, mas tenho um amigo que fez pela internet com dois meses de antecedência). O menu com entrada + prato + sobremesa sai por € 48, tendo duas opções de cada para a sua escolha. Como as opções são reduzidas, na chegada eles te perguntam se você tem alguma restrição ou alergia alimentar.

A cozinha é moderna, com um toque internacional e baseada em produtos da estação, na sua maioria orgânicos, comprados da quitanda Terroirs d’Avenir que fica quase ao lado. Quando fui lá, achei a comida saborosíssima e algumas combinações exóticas, mas acertadas. O ambiente é convivial e super alegre. Foi um dos poucos lugares que já fui em todo esse tempo em Paris onde vi pessoas falando alto, adorei, claro. Os pontos negativos foram: esperava que as porções fossem um pouco maiores; a nossa sobremesa levou 45 minutos para chegar; esperava mais de um dos pratos que provamos, a raia.

Provamos uma entrada fria de frango com geléia e sabayon de vin jaune, um vinho amarelo da região francesa de Jura. Aliás, trabalhei bastante com esse vinho na Ferrandi e no Joël Robuchon e sou apaixonada por todos os molhos que fiz com ele. Nota 10.

restaurante frenchie paris

A outra entrada foi um rouget (peixe com escama avermelhada) com misô, erva doce, aspargo e pepino. Adorei os arpargos crocantes indo contra a culinária francesa tradicional, que costuma fazê-los bem macios.

restaurante frenchie paris

Um dos pratos foi um pombo com ruibarbo, sumagre (tempero oriundo da planta Rhus) e couve. Estava indecentemente bom. Sei que muita gente não tem coragem de experimentar pombo porque pensa no bichinho muitas vezes sujo que vive solto nas ruas. No entanto, nos restaurantes o servido é o filhote, normalmente com 5 semanas, que ainda não sabe voar, por isso sua carne é maciíssima, e é criado em grandes gaiolas. Visitei uma criação de pombos na Normandia com a escola e veja só a foto de como eles são criados: os pombos maiores são os pais e os pequeninos dentro dos ninhos são os filhotes.

restaurante frenchie paris

restaurante frenchie paris

O outro prato foi uma raia com couve, nabo, batata, limão Meyer e espuma de lagosta. Os acompanhamentos estava deliciosos, mas achei que a raia cozida em caldo de peixe com manteiga teve um cozimento muito simples para um restaurante com esse gabarito.

restaurante frenchie paris

Pedimos uma seleção de queijos britânicos fornecidos pela Neal’s Yard Dairy, da qual já falei no guia gastronômico de Londres. Os três maravilhosos pedaços eram de Stawley, Kirkham lancashire e Strickleton.

restaurante frenchie paris

E um bolo de chocolate com framboesa e calda de maracujá. Simples e apaixonante.

restaurante frenchie paris

Pedimos um vinho tinto que nos acompanhou por todo o jantar, mas se você quiser, eles te sugerem uma taça para harmonizar com cada prato.

Peço desculpas pelas fotos. O ambiente do restaurante é muito escuro e não uso flash para não incomodar os clientes.

Frenchie, perto do Les Halles, 2o. arrondissement

5 Rue du Nil
Metrô: Sentier (linha 3)
Tel: +33 (0)1 40 39 96 19
De segunda a sexta de 19h às 23h
Site aqui

Fotos: Cozinha vibrante

  1. […] fechado de 3 a 25 de agosto Le Comptoir de la Gastronomie: aberto Les Fines Gueules: aberto Frenchie: fechado de 12 de julho a 1o. de setembro Frenchie to Go: fechado de 10 a 17 de agosto Jean-Paul […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *