Meu curso de culinária em Paris: todos os detalhes


Meu curso de culinária em Paris: todos os detalhes

Logo que cheguei em Paris há um ano, comecei a procurar curso de gastronomia em escolas de culinária. A primeira que visitei foi a Le Cordon Bleu, já que quando eu morava no Brasil, ela era a que eu mais tinha ouvido falar.

Pois bem, visitei a Le Cordon Bleu e foi lá que conheci um ex-aluno brasileiro que estava em Paris a turismo com os pais e aproveitou para apresentá-los à escola. Depois de batermos um papo, perguntei a ele “a Le Cordon Bleu é mesmo a melhor escola de gastronomia de Paris?” e para a minha maior surpresa, ele muito sinceramente respondeu “não, é a Ferrandi”. Claro que a partir daí a conversa continuou e no dia seguinte marquei a minha visita à Ferrandi.

Visitei a Ferrandi e foi paixão à primeira vista pela escola e o curso de gastronomia deles.

A escola foi fundada em 1920 e faz parte da Câmara de Comércio de Paris e por isso, é isenta de impostos, o que naturalmente é refletido nos preços de alguns dos seus programas, ligeiramente mais baratos que o de outras escolas. Tem cerca de 3.200 alunos, sendo que cerca de 1.200 cursam faculdade de culinária, confeitaria, padaria e restauração. Os outros 2.000 alunos fazem cursos de reciclagem para profissionais do ramo, preparatório para o C.A.P., outros cursos e o programa que eu estou fazendo, que é o International ou Anglo Program, praticamente o único da escola lecionado em inglês. Dos 3.200 alunos da escola, 52 cursam o Anglo Program. Para mim, isso explica por que a escola é pouquíssimo conhecida no exterior. Resumindo, a Ferrandi é uma escola parisiense voltada para o público francês.

A escola é enorme e tem uma infra-estrutura de babar. São 25 mil m2 de cozinhas espaçosas e super equipadas, restaurantes, algumas salas de aula etc.

O Anglo Program tem 52 alunos, sendo 2 turmas de confeitaria com 14 alunos cada uma e 2 turmas de cozinha com 12 alunos cada. A língua oficial do programa é o inglês, mas o livro e todas as receitas são escritas em francês e o chef encoraja os alunos a falarem em francês o máximo possível, já que no estágio todos falarão francês. São 5 meses de curso de segunda a sexta, 7 a 11 horas por dia + 1 hora de almoço, seguidos por um estágio em um restaurante ou confeitaria de 3 a 6 meses.

Faço o programa de culinária. Nele, por 4 dias da semana temos a explicação técnica da receita que faremos (2 horas por dia) e a execução das receitas, ou seja, aula prática (5 horas por dia). Uma vez por semana temos aula de confeitaria (5 horas) e aula de francês (1,5 horas) – quem é fluente é dispensado dessa aula. A cada duas semanas temos aulas de queijos, vinhos e harmonização de vinho com comida e algumas poucas vezes no programa teremos aula de panificação e charcutaria. Uma vez a cada duas semanas, cozinhamos para o restaurante da escola que é aberto ao público e no dia que cozinhamos o almoço e o jantar ficamos 16h direto na escola. Toda sexta-feira cozinhamos um menu de 5 ou 6 serviços baseado em uma região da França e nesse dia todos da classe degustam as receitas juntos num almoço com vinhos daquela região.

O programa também inclui algumas viagens culinárias. Não sabemos ainda para onde iremos, mas sei de mais de uma turma que foi para Rungis (um dos maiores mercados do mundo, não é aberto ao público), Reims na Champagne e uma viagem de 3 dias que normalmente varia o destino, mas uma turma recente foi para Brest na Bretanha, onde os alunos conheceram vários produtores locais de queijos, legumes etc e entre outras atividades, foram recebidos pelo Yann Plassard (chef estrela Michelin) que os ensinou algumas receitas do seu restaurante, onde eles almoçaram.

No fim do curso de gastronomia, você está preparado para fazer o teste do C.A.P., que é a certificação mais reconhecida na restauração francesa.

Meu processo decisório não se baseou só nas visitas, mas também em muitas conversas com chefs e profissionais de cozinha franceses, ex-alunos da Ferrandi, da Le Cordon Bleu e de outras escolas. Em Paris, todo profissional do ramo recomenda a Ferrandi. A resposta é unânime: a Ferrandi é a melhor escola de gastronomia de Paris.

Sobre a Le Cordon Bleu: fiz um tour completo pela escola e assisti uma aula experimental lá. Não gostei de algumas características da escola e do programa, mas o que mais me motivou a não escolher a Le Cordon Bleu foi a dinâmica das aulas. Lá a demonstração (quando o chef demonstra na prática como faz a receita e todas as técnicas que ela envolve) é feita num auditório pequeno e super lotado para aproximadamente 50 pessoas. Depois disso (no mesmo dia ou no dia seguinte) você executa a receita com a sua turma de 12 a 14 alunos, com o seu professor, que não é o mesmo que fez a demonstração. Não gostei desse método pois senti que os alunos não conseguem ver de perto a demonstração do chef e ficam intimidados em fazer perguntas, em função do alto número de alunos presentes. Na Ferrandi, o chef, que é o nosso professor, faz a demonstração na nossa frente (todos em pé em volta dele) somente para a nossa turma (ou seja, 12 alunos) e em seguida, executamos a receita.

Se você tiver interessado em fazer um curso de cozinha em Paris, sinta-se à vontade para deixar um comentário aqui, mas antes veja este post com 11 dúvidas, perguntas e respostas mais frequentes sobre a Ferrandi Paris e sobre este post (meu curso de culinária em Paris). Talvez a sua dúvida já esteja respondida lá.

Talvez você também goste destes posts:
Dicas para alugar apartamento em Paris
Curso de culinária em Paris
Curso de confeitaria em Paris
2 vídeos sobre a faculdade de gastronomia e escola de culinária Ferrandi em Paris

Aqui neste post usei bastante o termo “curso de gastronomia”, pois essa é a forma mais comum de se falar no Brasil. Na França, curso de culinária ou curso de cozinha são os mais comuns. A Ferrandi também é uma faculdade de gastronomia e seu curso universitário tem duração de 3 anos e é voltado para o público francês. O curso de culinária que eu fiz lá, o Intensive Professional Program in French Cuisine, é um curso intensivo e profissionalizante, que, juntamente com o estágio, deve ter a quantidade de horas práticas muito próxima de uma curso de gastronomia em uma faculdade no Brasil. No entanto, na teoria, o curso que fiz não é uma faculdade de gastronomia, apesar de, na prática, ter o mesmo efeito.

Foto: Cozinha vibrante



Voltar
Letícia

  • denise

    que sonho!!! eu queeeeroooo!!
    Lê, voce é a melhor caixinha de surpresas que já conheci na minha vida inteira! Parabéns!

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Imagina, querida, essa é você, a minha melhor fonte de endereços e programas secretos de Paris. Bjs

  • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

    Obrigada, querida. Aproveite muito o seu curso (vi no seu intagram e achei o máximo!), e aprenda a fazer muitas massas, tomates secos, alcachofras e tudo delicioso da culinária italiana. Bjs

  • https://www.facebook.com/karina.freitas Karina Garcia Lopes Freitas

    Le! Já falei mas, que sonho, que sonho, que sonho! Quando você voltar quero muitooooooooo experimentar um prato feito pela Chef Le!

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Você experimenta um meu e eu experimento um seu porque sei das suas aventuras na cozinha. Pode ser o pão do curso que você fez recentemente :-) Bjs

  • Ana Elisa

    Lê, amei esse post! Muito legal! Mais legal ainda será quando colocar as delícias en prática e convidar os amigos para degustação! Beijos e aproveite demais os seus dias de chef profissional! Beijos

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Se Deus quiser, os sábados vão bombar lá em casa cheio de amigos provando os pratos. Você sabe bem que é disso que eu gosto! Beijos

  • Juliana

    Parabens querida le!!Sera um grande chef, pelo seu talento, determinacao e coragem !!! te admiro muito e desejo toda sorte do mundo em sua nova profissao!!!um bjo grande!! saudades!

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Ju, obrigada, querida. Quando eu voltar, vou fazer uns jantares para a gente, com Veuve Clicquot, claro!
      Ah, outro dia me lembrei de você. O chef (professor) disse que já precisamos ir hidratando as nossas mãos desde agora para que elas não estejam muito ressecadas no inverno. Ele disse que tem gente que fica com a mão tão ressecada que começa a sangrar na hora de cozinhar, já que lá a gente lava muito a mão, daí logo pega panela quente e tal. Me identifique super e me lembrei de você! hahaha.
      Beijos, saudades!

  • Isabela Discacciati

    Leticia,
    Que demais! da pra ver teus olhinhos brilharem…ahahah..os meus também brilharam. Muito legal, tenho certeza de que voce vai aproveitar muito essa grande experiencia. Vai ser muito bom poder acompanhar pelo insta e pelo blog. Bjao e boa sorte!!!

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Muito obrigada, Isabela! Tomara que seja tão bom para você como é para mim acompanhar suas fotos e seu blog (aliás, desde que saí de viagem ainda não conseguir colocar a leitura em dia, mas estou com saudades da “sua” Itália e vou fazer isso asap).
      Beijos

  • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

    Oi Jussara, esqueci de responder uma pergunta sua. Pra visitar a escola (as cozinhas) você precisa agendar uma visita e claro que para isso, deve demonstrar interesse em algum curso. Se não, pode almoçar ou jantar num dos restaurantes da escola que são abertos ao público, o Le 28 e o Le Premier. Se um dia quiser fazer isso e estiver com dúvida, te ajudo. Bjs

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Te entendo, rs.
      Quem sabe você não comemora mais para frente de um outro jeito? Esqueci de te falar de um curso que tem lá que talvez vc se interesse: http://www.ferrandi-paris.fr/formations-adultes/trouvez-votre-formation
      É o Bases de la Cuisine, em francês (c’est pas un problème pour toi) para cozinheiros amadores, 3 semanas. Ça va?
      Bjs

  • BEATRIZ BITTENCOURT GUZELLA

    Nossa!!! Que bacana Lê!!! já estou doida pra experimentar um menu completo feito por vc!!! Dá próxima vez que vier aqui, não terá escapatória!!! Parabéns! Beijos

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Pode deixar! Vou fazer entrada, prato e sobremesa e ainda um pratinho desenhado para os meninos! Obrigada, beijos

  • Cássia

    Adorei saber como funciona, amiga! Ótima sorte nessa fase! ❤

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Obrigada, amiga. Vou aprender a fazer umas comidinhas boas e quando voltar, vou te desafiar a fazer a mesma orgia gastronômica que vc fez aqui com tudo preparado por mim. Vamos ver se vou conseguir! Hahaha.

  • Alice P Barros

    Letícia,
    Bonjour! Me chamo Alice e como vc também morei em Paris quando era jovem e recem-casada há mais de trinta anos, veja você !!! Aprendi a cozinhar aí e até hoje adoro comer bem. Naquela época, alem da minha especialização ( na área de psicanálise ) fiz um curso de culinária na Ecole Menagere du Quartier Latin. Nem sei se ainda existe. Bem, atualmente, adoro seguir suas novidades no blog . Costumo matar minhas saudades ! e costumo conhecer comida local na França de hoje ( há um programa semanal na TV 5 Les escapades de Petitrenaud que mostra o interior da França gastronômica ). Queria te perguntar : vc conhece uma patisserie em Paris , Les Halles , chamada Stohrer ? Fiquei curiosa…
    Beijo e muito obrigada.
    Alice

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Bonjour Alice, ça va?
      Nossa, que legal ler o seu comentário e saber um pouco sobre você e sua experiência aqui. Que coincidência, né? Fiquei muito feliz!
      Adoro esse programa de TV! Ele é muito simpático (daqueles que eu tenho vontade de abraçar se um dia encontrar, rs) e como você, também adoro conhecer o interior da França com ele. Há alguns meses ele fez um programa na Ferrandi, você viu?
      Não conheço essa pâtisserie, mas pelo seu comentário, é uma ótima indicação, né? Vou lá então! Sempre vou lá perto da Rue Montergueil para comprar equipamentos de cozinha na E. Dehellerin, La Bovida, alguns ingredientes especiais na G. Detou e namorar os livros da Librairie Gourmande.
      Merci beaucoup.
      Gros bisous,
      Leticia

  • Raquel

    Muito bom Lê!!!!Ótima escollha amiga!!!! ;)
    Sucesso com as aulas!!!!beijão

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Muito obrigada, amiga. Beijos

  • Amélia aparecida Machado bittencourt

    Bom Lê, nao sei se vc ou eu, quem esta mais feliz? Enfim , desejo um ótimo curso, pq ja estou até com água na boca, só de imaginar ……aguardo anciosa por tudo.. Bjs

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      O curso é muito bom mesmo, estou adorando. Quando chegar aí, me aguarde que vou fazer umas coisas boas para vocês. Beijos

  • Alice P Barros

    Letícia,
    Que delicia receber sua resposta si sympa !!! Un grand merci !
    Eu adoro também esse programa do Petitrenaud, mas essa partísserie eu vi num programa britânico de turismo na tv, foi fundada em 1700 e bolinha por um partíssier do rei Luiz XV , super bonita e os doces, maravilhosos. Mas será que eram tão bons para o paladar como para os olhos?? Por isso te perguntei. Se tivesse visto nas Escapades, estaria mais segura. Bem, era só uma curiosidade.
    Bisou , bisou.
    Alice

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Alice,
      Desculpa o atraso na resposta. Essa semana meu curso terminou por volta das 20h e com isso, meu dia não rende.
      Por coincidência, essa semana dei uma olhada na minha listinha-desejo de lugares de comida e vi que a Stohrer estava lá. Devo ter colocado ela na lista depois de ter lido bem sobre ela. Assim que eu for, te conto.
      Gros bisous,
      Leticia

  • http://www.voali.com.br Priscila Reis

    OI Letícia,
    Que maravilha esse seu curso e a sua experiência! Amei de verdade. Tinha um sonho de adolescente de estudar no Le Cordon Bleu, que começou quando morei em Paris aos 15 anos. Atualmente, com filho, esse sonho ficou ainda mais distante, mas um dia ainda farei um curso em Paris. Com certeza, não esquecerei da sua dica do Ferrandi!
    Muito boa sorte aí viu :)
    bjs
    Priscila Reis

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Priscila,
      Que bom que gostou, fico feliz.
      Muito obrigada :-)
      Beijos

  • daniela

    oi, estou pensado em ir ano que vem para a ferrandi.. e dificil entrar? como e o proceso seletivo? vou mandar minha papelada agora em novembro, voce tem alguma dica? obrigada, daniela

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Daniela,
      Que legal, você vai aplicar para cozinha ou pâtisserie?
      Os principais pré-requisitos são: inglês fluente e experiência ou planos “concretos” de trabalhar na cozinha (ou pâtisserie). Apesar do francês intermediário não ser requisito, te adianto que ele é muito importante pois as receitas são em francês e o estágio será 100% em francês.
      Você vai precisar enviar CV, carta de motivação e cartas de recomendação, além de outros documentos. Acredito que o conteúdo da sua carta de motivação, ainda mais que o CV, é levado muito em consideração para a sua aceitação.
      Minha outra dica é aplicar o quanto antes, já que as turmas lotam com alguma rapidez. Você vai enviar em novembro para qual data de início?
      Qualquer outra dúvida, fique à vontade.
      Leticia

      • daniela

        oi vou enviar em novembro para setembro de 2014, e pra patisserie.. mas estava em duvidas tambem, se e melhor o de cozinha! sou fluente em ingles e ja fiz 1 ano de aulas particulares de frances, sei a base, mas quero ir antes pra fazer algum curso. Eu nao trabalhei na area, so pequenos estagios,to me formando esse ano.. sera que tem problema? eu ser so estudante? e outra, oq eu coloco entao na carta de motivacao, mais ou menos?

        • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

          Oi Daniela,
          Desculpa a demora na resposta, mas quando você estiver na Ferrandi vai me entender. A nossa semana se resume em escola+jantar+dormir. Não dá tempo para mais nada e a gente fica mortinha de cansada.
          Fique tranquila, se você já vai ter se formado em gastronomia, mais chances ainda você tem de entrar. E mandar o application com essa antecedência também ajuda muito. Eu não tinha experiência profissional em cozinha e nem me formei em gastronomia. Imagine você…
          Quanto à escolha entre cozinha e pâtisserie, essa é uma escolha muito pessoal. Os dois cursos são de altíssimo nível e você deve escolher o que te faz mais feliz, a sua maior paixão. A única diferença é que no curso de pâtisserie você não aprende nadinha de cozinha e no curso de cozinha a gente tem aula de pâtisserie um dia por semana + fazemos uma ou duas sobremesas empratadas por semana nas nossas aulas de cozinha.
          Na minha carta de motivação eu escrevi: uma pequena introdução sobre mim com a minha idade, minha paixão e conhecimento de cozinha, escrevi inclusive sobre os meus hobbies que basicamente se resumem à gastronomia. Inclui também os motivos que me levaram a escolher esse curso na Ferrandi, como fiquei sabendo e conheci a escola (pode citar o meu blog dizendo que da aluna Leticia Schreuders), minha experiência profissional (fora da cozinha) e finalmente os meus planos profissionais para depois do curso.
          Pode seguir perguntando, tenho prazer em ajudar meus futuros colegas :-)
          Bjs

  • Verônica

    Olá Leticia,
    Me formei em design, e depois de um tempo me vi frustada na carreira.
    Então, como sempre fui muito interessada por gastronomia, me veio a ideia agora de fazer esse curso. Minha paixão é pela pâtisserie, então comecei a pesquisar escolas na França.
    Uma das que mais fiquei interessada foi a Lenôtre, mas agora vi seu post e fiquei muito na duvida. Você tem alguma opnião sobre a Lenôtre também?
    E outra dúvida foi em relação a lingua, meu inglês é basico, já tem um bom tempo que não pratico. E o francês eu vou entrar agora. Como estou pretendendo ir só ano que vem, vou usar esse ano para me preparar… Tem que ter o inglês e francês fluente? ou posso ir so com o francês?
    E vi no comentário anterior que tem que ter uma carta de recomendação… Como funciona isso?

    Obrigada,
    Verônica

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Verônica,
      Sobre a Lenôtre, fiz 5 aulas de pâtisserie para amadores lá e gostei muito. Conheço uma pessoa que fez 11 semanas, aqueles módulos para profissionais, e adorou. Mas atenção, ela já era do ramo e por isso conseguiu entrar no profissional logo de cara.
      Sobre a língua, uma das duas você vai precisar ter fluência para aproveitar o máximo de qualquer curso, tanto da Lenôtre como da Ferrandi. O curso que faço na Ferrandi é em inglês, mas você também precisa ter pelo menos um nível básico de francês pois vários termos durante as aulas e receitas são em francês. E para o estágio o francês ajuda muito também.
      Não sei em que língua são o Master e os módulos profissionais da Lenôtre, mas você consegue essa informação no site deles.
      A Ferrandi realmente faz um processo de seleção que inclui o envio de duas cartas de recomendação. São cartas simples de referências profissionais e/ou pessoais. Eu não tinha experiência profissional em cozinha e entrei. Duas pessoas com quem trabalhei escreveram as cartas para mim.
      Obrigada,
      Leticia

      • Verônica

        Leticia,
        Obrigada por responder e ser tão atenciosa.
        Só com o Frances consigo entrar na Ferrandi? Ou o inglês é necessario?
        Porque entrei esse ano no frances e queria focar so em uma lingua.
        Obrigado!
        Beijos,
        Verônica

        • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

          Oi Verônica,
          O curso é essencialmente em inglês e é só do inglês que você precisa para entrar. O francês é um plus, ele vai te ajudar muito a ter um aproveitamento maior do curso e do estágio.
          Bjs,
          Leticia

  • Leila

    Se vc tratar os alimentos de forma tão afetuosa quanto trata as pessoas aqui no blog, tenho certeza que seu futuro na gastronomia será grandioso!

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Own Leila, que comentário mais lindo, muito obrigada :-)

  • Ana Elisa Saldanha Alves

    Letícia,

    Ótima matéria!! Também sou mineira e entrei em contato com a Ferrandi, vou iniciar o processo de seleção para a turma de setembro 2014! Mesmo com a escola passando todas as informações, da uma segurança maior saber a experiência de quem já passou. Quem sabe nós encontramos por aí?
    Beijos,
    Ana Elisa

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Ana Elisa,
      Que ótimo saber de mais uma futura colega! Você vai fazer cozinha ou pâtisserie?
      Já sabe que tem aqui o nosso espaço para me mandar dúvidas que possa ter daqui para frente.
      Podemos nos encontrar aqui em setembro deste ano sim!
      Beijos,
      Leticia

  • Giuliana Cardoso

    Oi Leticia, que bom que achei seu blog!!
    Eu estou querendo entrar na ferrandi mas estou meio perdida! Eu estou morando em paris pelo período de 3 meses pra fazer um intensivo de francês e fazer a prova para entrar. Mas estou com um pouco de medo pq estou achando o tempo muito curto.. Não sei bem em qual curso entrar. Eu queria o bachelor restaurateur mas não sei bem ainda. Qual curso voce faz, como funciona pra entrar e por quanto tempo dura o curso!!

    Obrigada,

    Giuliana

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Giuliana,
      Faço o Anglo Program cujo curso dura 5 meses e o estágio em algum restaurante de Paris, logo após o curso, vai de 3 a 6 meses (você escolhe a duração). Para entrar você passa por uma seleção e precisa enviar o seu application e alguns documentos. Se você quiser saber mais informações sobre quais documentos e para quem deve enviar, entre em contato com o pessoal do administrativo do Anglo Program no e-mail ferrandi-international@ferrandi-paris.fr).
      Sobre o bacheleur não sei muita coisa, só que a grande maioria dos alunos é francesa.
      Bj,
      Leticia

  • bruna

    Este curso é bom para quem já fez uma faculdade de gastronomia e pensa em se especializar?

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Bruna,
      Vou tentar te responder com exemplos para te ajudar. É o seguinte: depende da sua experiência profissional. Se você tiver só feito a faculdade e no máximo tiver uma pequena experiência profissional, daí acho que vale à pena sim; mas se você tiver uma super experiência profissional, talvez não valha. Tinha uma pessoa na minha sala que tinha 7 anos de experiência em restaurante e ele acha algumas coisas do curso valeram à pena, mas não tudo. Já um outro que tinha 3 anos de experiência acha que o curso valeu muito à pena.
      Bjs,
      Leticia

  • Giuliana Cardoso

    Oi Leticia, que bom que achei seu blog!!
    Eu estou querendo entrar na ferrandi mas estou meio perdida! Eu estou morando em paris pelo período de 3 meses pra fazer um intensivo de francês e fazer a prova para entrar. Mas estou com um pouco de medo pq estou achando o tempo muito curto.. Não sei bem em qual curso entrar. Eu queria o bachelor restaurateur mas não sei bem ainda. Qual curso voce faz, como funciona pra entrar e por quanto tempo dura o curso!!

    Obrigada,

    Giuliana

  • Isac

    Letícia,

    Amei a dica, ótimo blog.

    Como faço para saber mais informações sobre o curso na Ferrandi?

    Abraços, sorte!!!

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Isac,
      Que bom que gostou, fico feliz!
      Mande um e-mail para ferrandi-international@ferrandi-paris.fr para saber mais informações sobre o curso.
      Abraços,
      Leticia

  • Julia

    Oi Letícia,

    Tudo bem ?
    Adorei seu post, me deixou super animada.
    Quero fazer o curso na Ferrandi ano que vem, o que vc precisou apresentar para ser aceita?
    Também não sei nada de francês,estou pensando em fazer um curso este ano, vc acha necessário?
    Obrigada,

    Julia

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Julia,
      Precisei enviar o application preenchido, CV, carta de motivação, duas cartas de recomendação, foto e acho que só. Mas como essas coisas podem mudar, ligue para eles ou mande um e-mail para ferrandi-international@ferrandi-paris.fr para saber o que você precisa mandar.
      Te aconselho a fazer um curso de francês antes de vir sim, para chegar aqui pelo menos com o básico.
      Bjs,
      Leticia

  • Gabriel

    Oi leticia, gostaria de saber se antes de vc entrar na ferrandi vc ja tinha feito ou estava fazendo gastronomia, e, tambem, se os salarios dos estagios sao suficientes para pagar o curso

  • Camila

    Olá Letícia! Fiquei super animada quando li seu post!
    Formo em Turismo no final do ano e em 2015 quero começar um curso de gastronomia. Você acha interessante fazer um curso aqui no Brasil antes de ir para a Ferrandi? E a mensalidade é em torno de quanto? Há algum tipo de bolsa?
    Obrigada desde já!

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Camila,
      Que bom saber que ficou animada!
      Você não precisa ter experiência em cozinha antes de fazer esse programa, mas é claro que se você já tiver, mesmo que seja cozinhando bastante em casa, você vai se dar melhor no curso.
      O preço está neste link aqui, direto do site da escola:
      http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/admissions
      Eles não dão nenhuma bolsa.
      Obrigada,
      Leticia

  • Alexandra

    Olá.
    Gostaria de lhe perguntar onde se encontra hospedada e o preço.
    Obrighada

  • Lais Regina Gonçalves

    Eu ia fazer o curso de culinária no Lê Cordon mais depois dessa reportagem, não sei o qual escolher!!!!

  • Denise Hokamura

    Letícia, adorei seu post. Estava conversando com meus colegas e eles vão ao Peru fazer um curso na Le Cordon Bleu e me convidaram, mas conversei com minha professora e ela disse que na área de confeitaria o melhor seria ir para a França ou em qualquer outro lugar da Europa.
    Na Ferrandi exigem um grau de conhecimento em inglês? E quanto mais ou menos fica o valor do curso mais a estadia? Os estágios são remunerados? Gostaria destas informações para ver se será possível realizar este sonho.
    Desde já te agradeço
    Beijo
    Denise

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Denise,

      O curso da Ferrandi é em inglês e por isso, para que você tenha um aproveitamento máximo do curso, deve ser fluente em inglês. Além disso, recomendo que você venha com um nível básico de francês, já que vai precisar dele para viver, ler as receitas, saber os nomes dos utensílios, e principalmente, para o estágio.

      O valor do curso está no link abaixo da página da Ferrandi:
      http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/admissions
      É melhor você olhar o valor no site deles pois pode ser que já esteja um pouco diferente do que eu paguei. Veja onde está escrito Tuition.

      E se você quiser dicas de como alugar um apartamento aqui, fiz este post aqui:
      http://allweneedisfood.com/2013/11/07/como-alugar-um-apartamento-em-paris/
      O valor é muito relativo, pois varia muito de acordo com o bairro, condição do imóvel. Tenho amigos que pagam cerca de € 600/mês, como também outros que pagam € 1.500/mês por apartamentos de 20 a 35 m2. Lembre-se que você pode também dividir apartamento!

      Boa sorte!

      Bjs,

      Leticia

  • Pingback: Endívas caramelizadas e uma novidade | All We Need is Food()

  • Sara Moura

    Bonjour Leticia, Ça va?
    Eu estou encantada com seu site! Parabens! Em agosto estou me mudando para Paris e na dúvida em qual escola escolher, depois do seu post e de pesquisar bastante, a Ferrandi me cativou!!!
    Eu estou com um dúvida e gostaria de saber se você poderia me ajudar! Eu amo cozinhar, mas sou leiga no quesito formação, e vi que no site tem duas áreas que me interessam muito, o curso BAC PRO Boulanger-Pâtissier e o CAP Boulanger ou CAP Pâtissier…. A diferença é só o tempo de formação e o tipo de diploma no final do curso, ou se trata de algum pré-requisito (formação anterior), para entrar?
    Merci d’avance!
    Parabéns pelo site e pelas dicas e muuuuito sucesso para você!!!
    Bisous,
    Sara Moura

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Sara, ça va?
      Fico feliz em saber que você gostou do blog!
      Para o BAC você não precisa ter formação anterior, mas para o CAP, imagino que sim. O BAC é uma formação de 3 anos e os alunos são novos, na faixa de 15 a 18 anos quando entram.
      O CAP é um curso que você faz para se preparar para tirar o CAP, que é um diploma muito bem reconhecido no mercado de trabalho aqui.
      Se você tiver dúvidas sobre o CAP, envie um e-mail para a escola: fc-ferrandi@ferrand-paris.fr
      Para o BAC, não encontrei o e-mail, só o telefone: Nathalie Nicolas Tel : +33 (0)1 49 54 29 21 (não precisa discar o zero se estiver ligando do Brasil).
      Sucesso!
      Bisous,
      Leticia

      • Sara Moura

        Muito obrigada pela atenção Letícia!!! Vou olhar o CAP sim!!!! Obrigada mais uma vez pela resposta! :) Bisous!!!

  • Giselle Ribeiro de Almeida

    Nossa, tenho um enorme desejo de fazer este curso!! Uma pena para mim é o prazo longo.. Saberia informar se existe algum curso na Ferrandi que seja do tipo curso rapido, somente em Confeitaria, com duração de um mês… atualmente posso somente no periodo das férias. caso positivo, já me organizaria para realização do curso nas férias de inicio do próximo ano!!Obrigada!!

  • Pingback: Sem querer, descobri o Haï Kaï | All We Need is Food()

  • Claudia

    Ola, achei bem interessante seu post sobre o curso. Atualmente moro em Angola e resolvi largar minh profissao para fazer gastronomia. Estou fazendo o curso aqui, mas e bem fraquinho e estou seriamente pensando em viajar para fazer um curso melhor. Sabe dizer se eles tem pogramas curtos? O meu ingles e intermediario, consigo assistir a aula assim mesmo?
    Obrigada

  • Flávia

    Ei Letícia, tudo bem? Sou apaixonada por gastronomia e já estudo aqui no Brasil. Este preço na Ferrandi para o curso internacional deve ser pago a vista quando eles te admitem no curso?

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Flávia,
      Na minha época, paguei assim: EUR 150 no envio do application, 1/3 do valor total do curso quando eles me enviaram a minha aceitação, 1/3 na primeira semana de aula e o terço restante 6 semanas após o início das aulas. Imagino que a forma de pagamento ainda seja a mesma, mas acho que cada caso é um caso e se precisar, você pode tentar negociar isso antes de fazer a inscrição.
      Abraços,
      Leticia

  • Helga pinto

    quero fazer esse curso mais tenho problema em falar frances e ingles o que vc me aconselha

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Helga,
      Para ter aproveitamento mediano nesse curso você deve falar inglês, mas se quiser ter aproveitar ao máximo, deve também saber o básico de francês, nem que seja apenas o vocabulário de cozinha.
      Em Paris há algumas escolas que oferecem cursos curtos (desses de 1 dia) com tradutor. Por exemplo, sei que a Lenôtre oferece isso. Entre no site dela, caso se interesse: http://www.lenotre.com/fr/Ecoles
      Obrigada,
      Leticia

  • Ana Carvalho

    Olá. adorei a iniciativa de vc compartilhar suas experiências. Seu posto sobre a escola Ferrandi me ajudou muito. Já estou planejando fazer o curso de PatserIe, porém to ainda perdida. Não conheço Paris. Queria saber como dar inicio. Agradeço se puder me ajudar.

  • Marcelo Camurça

    Tem curso de pâtissier? Ou algo voltado a doces e chocolate? Desculpe a deselegância, mas o curso que você fez, quanto custou? E quanto era na Le Cordon Bleu?

    Obrigado.

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Marcelo,
      Tem curso de pâtisserie sim, no mesmo molde do que fiz de cozinha.
      O valor do curso que fiz está no link abaixo da página da Ferrandi:
      http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/admissions
      É melhor você olhar o valor no site deles pois pode ser que já esteja um pouco diferente do que eu paguei. Veja onde está escrito Tuition.
      Lembro que na época que procurei a Le Cordon Bleu era um pouco mais cara, cerca de 25% a mais.
      Na Ferrandi há também cursos curtos, você pode saber mais sobre eles clicando aqui:
      http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/training-weeks
      Obrigada,
      Leticia

  • http://www.facebook.com/caroline.rocha.773 Caroline Rocha

    Oi Letícia, tudo bem? Tenho 20 anos e estou acabando de me formar em Publicidade. Trabalhei na área já, até dscobrir a vontade de abrir um negócio próprio na área que amo, que é culinária.
    Sou apaixonada por pâtisseries e estou ainda na fase de pesquisas. Pretendo ir para Paris no ano que vem. É dificil pesquisar daqui do Brasil, ainda estou um pouco confusa em relação as melhores escolas, tempo de duração e, principalmente, o idioma. Esse último me deixa bem apreensiva pois ainda não falo francês. Gostaria de saber se é necessária certa fluência ou se ensinam desde o básico. Também procuro por cursos de negócios, para saber administrar os trabalhos quando eu pensar em abrir meu negócio próprio. A escola oferece essa noção dentre as aulas de culinária? E o tempo mínimo para se tornar maître pâtissier, qual é? O estágio é necessário? Como vc pode ver, ainda estou bem perdida na melhor escolha. Se vc puder tirar algumas dúvidas, serei muito grata! Beijão. Carol

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Carol,
      Desculpa a demora na resposta.
      Para esse curso da Ferrandi o francês não é pré-requisito, mas se você puder vir com o nível básico, vai ter mais facilidade para se adaptar à vida aqui, mais chances de conseguir um estágio melhor e também de se suceder melhor nele. A escola oferece o curso de francês desde o básico, mas a aula é apenas 1 vez por semana e, particularmente, não acho suficiente. Ele ajuda, mas você vai aprender muito mais se assistir bastante TV aqui, por exemplo.
      Nesse curso eles não ensinam nada sobre negócios, ok?
      O tempo mínimo para se tornar chef pâtissier é bem relativo. Quando você se forma, teoricamente você pode ser uma commis dentro da brigada da cozinha (ou confeitaria), mas isso não é uma regra. Dependendo do seu progresso, você pode até ser bem mais que uma commis. Chef é apenas um título, pois, por exemplo, se você sair do curso e quiser abrir o seu próprio negócio e não tiver ninguém acima de você, você será a Chef, sabe? No Brasil o termo está muito banalizado, mas aqui um profissional pode levar cerca de uns 10 anos trabalhando duro para virar Chef.
      O estágio é necessário para você se formar. Sem estágio não há diploma.
      Obrigada e boa sorte nas suas escolhas,
      Leticia

  • ALI LAUAR

    OI! QUAL O SEU E-MAIL PARA QUE EU POSSA CONVERSAR COM VC. ESTOU COM MUITAS DÚVIDAS. ABARAÇO ALI. BH – MINAS GERAIS

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Ali,
      Meu e-mail é allweneedisfood@gmail.com só te peço que antes você leia este post e os comentários dele pois pode ser que você consiga esclarecer algumas de suas dúvidas aqui mesmo.
      Obrigada,
      Leticia

  • Pingback: Holybelly, o brunch mais aplaudido do momento em Paris | All We Need is Food()

  • Mariana D.

    Oi! Acho que conheci seu blog através do Moldando Afeto do Gui…não lembro, na verdade. Mas enfim, adoro e venho sempre dar uma espiadinha.
    Estou fazendo um curso de gastronomia que termina esse ano e após isto pretendo estudar fora. Já fiz várias pesquisas de preços, oportunidades de trabalho etc.
    Sabes me dizer quanto custa este de 5 meses (curso de cozinha)?
    É possível trabalhar durante o período do curso?
    Agradeço desde já! Abraço!

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Mariana,
      Que bom saber que vem sempre aqui, obrigada :-)
      O preço do curso está neste link aqui, é melhor você olhar direto no site da escola para evitar que eu te falei quanto paguei e agora já ter mudado um pouquinho:
      http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/admissions
      É só você olhar onde está escrito Tuition.
      Acho bem difícil (ou seria impossível?) trabalhar durante o período do curso porque ele é muitíssimo cansativo. Tem dias que você fica 8h na escola e outros, 14h. Fora que os horários revezem toda a semana, por exemplo: numa semana você tem aula de manhã e à tarde e na outra, desde o final da manhã até a noite.
      Obrigada,
      Leticia

  • Pingback: O restaurante Frenchie | All We Need is Food()

  • Pingback: Cursos rápidos de culinária para amadores e profissionais em Paris | All We Need is Food()

  • Eduardo

    Oi Letícia!
    Estava lendo sobre cursos de culinária e acabei parando aqui, gostei do texto e achei muito legal o site, parabéns!
    Através desta matéria pude tirar muitas dúvidas, mas todavia restaram algumas. O curso que você fez, segundo você mesma, pode ser feito por pessoas que nunca trabalharam na área mas tenho certeza que antes disso você devia cozinhar bastante, há algum conhecimento ou habilidade que você já tinha e achou importante para o curso, ou algum que não tinha e sentiu falta? Quanto as escolas de culinária, uma vez que você já estudou e está no meio gastronômico, você considera a Ferrandi a melhor do mundo? Quais outras você recomendaria (não precisa ser necessariamente em Paris)?
    Muito obrigado.

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Eduardo,
      Para esse curso você não precisa ter experiência anterior pois eles ensinam tudo do zero. Claro que se você já tem prática, consegue tirar mais proveito do curso, mas sendo bem sincera, necessidade não há. Se você se dedicar bem durante o curso, vai evoluir muito e no final estará agindo como um profissional de cozinha, com gestos profissionais, rapidez e com capacidade para criar receitas, cozinhar coisas que nuns tinha cozinhado na vida sem precisar ler receita já que você passa a entender a química das coisas.
      A Ferrandi é tida como a melhor escola de Paris. Da França, ouço que é a escola do Paul Bocuse em Lyon, mas a formação deles é de 3 anos, se não me engano, ou seja, eles não têm um programa intensivo e mais curto como esse que fiz.
      Agora, sobre a melhor escola du mundo, realmente não sei pois pesquisei escolas em Paris apenas.
      Espero ter esclarecido.
      Obrigada e volte sempre aqui no blog para fazer minhas receitas e já ir se divertindo na cozinha!
      Leticia

      • Eduardo

        Oi Letícia,
        Agradeço pela resposta, me ajudou bastante.
        Estou com algumas dúvidas em relação à aplicação e admissão no curso e gostaria de saber se posso enviar um email com algumas perguntas.
        Muito obrigado!
        Eduardo

  • Victoria Tonetto

    Ola Leticia,
    Adorei seu post sobre os cursos de gastronomia, mas eu gostaria de saber um pouco mais sobre o que fazer em relação a documentos a enviar, como é o processo de admiçao dos alunos e tudo mais, por que na realidade vou ser bem sincera, eu estou perdidinha, estou me formando este ano na escola e estou muito interessada em cursar alguma facul de gastronomia ai na França, nao precisa ser necessariamente em Paris, no entanto escuto muito sobre a Cordon Bleu, e recentemente descobri estes cursos na Ferrandi, assim como noRitz Escoffier, mas nao sou muito fluente no ingles porem falo desde os 12 anos fancês por conta da escola e da aliança francesa. Mas gostaria que você me contasse um pouco sobre o qq você fez ao decidir que iria realmente cursar ai na Ferrandi, em relacao a documentacao por onde comecou, se precisou enviar algo a eles do tipo carta, diploma, etc…
    Queria uma ajuda quanto ao que devo fazer para “prestar” a prova deles e como e o que devo fazer para conseguir realmente estudar ai ou em qualquer outra ai da Franca.
    Muito Obrigada e eu amei seu post hahah me ajudou muito
    Boa sorte em seu curso e aproveite !
    beijos

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Victoria,
      Um esclarecimento: esse curso da Ferrandi não é universitário. Digo isso porque senti que você está buscando uma faculdade. O que fiz é um curso intensivo e profissionalizante, mas não uma faculdade, ok?
      Pra esse curso da Ferrandi não é preciso prestar nenhuma prova, mas você deve enviar alguns documentos para a escola ara ser aceito. Na minha época precisei enviar currículo, carta de motivação, cartas de recomendação e alguns outros papéis. Se você quiser saber a lista dos documentos, entre neste link da escola e veja os “Admissions Procedure”:
      http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/admissions
      Agora sobre o inglês: acho difícil você conseguir aproveitar esse curso só com o francês. Os professores falam e explicam tudo em inglês.
      Mudando de assunto: a Ferrandi tem também um curso de 3 anos que esse sim é uma faculdade. Não sei muitas informações sobre esse programa, o pouco que sei é que a enorme maioria dos alunos era francesa e não sei qual é o procedimento para um estrangeiro ser aceito nesse programa, já que ele é bem mais barato pois é subsidiado pelo governo. Se você quiser se informar, veja esse link da escola:
      http://www.ferrandi-paris.fr/le-bachelor-FERRANDI/le-bachelor-FERRANDI
      Espero ter ajudado.
      Obrigada e volte sempre aqui no blog!
      Beijos,
      Leticia

  • Giulia Senna

    Oi!! Como vai??
    Então, eu sou uma aluna de ensino medio, e estou naquela fase de procurar que curso eu me encaixo. Eis o problema eu tenho a sensação que não me encaixo em nenhum rs. Enfim, eu não cozinho muito bem, mas eu gosto e eu li o que você postou sobre o curso em Paris e fiquei super interessada. Eu tenho algumas duvidas. Suponhamos que eu faça gastronomia e depois eu resolva ir para frança fazer um curso na Ferrandi… Eu não sou rica então seria dificil de meus pais bancarem o curso para mim, moraria…. Existe a possibilidade de fazer o curso que você esta fazendo e trabalhar ao mesmo tempo? Desculpe a pergunta, mas quanto custa o curso? Eu tenho como escolher o tempo de duração diario do curso? No momento são so essas perguntas que vem a minha mente…
    Espero que possa me ajudar :)
    Aguardo retorno, obirgada pela atençao e boa sorte na sua jornada.
    Ate logo

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Giulia, tudo bem?
      Entendo que essa é uma decisão difícil mesmo, para mim também foi.
      Infelizmente durante o curso da Ferrandi não dá para trabalhar porque a gente fica na escola o dia todo e quando sai de lá está cansadíssima. Como a gente fica em pé o dia todo e corre de um lado para o outro na cozinha, o cansaço é enorme. No máximo você deve conseguir tomar conta de uma criança, mas o problema é que os horários do cursos variam muito. Tem semana que acaba à tarde e outras, à noite, então fica difícil assumir um compromisso com horário fixo, sabe? E respondendo a sua outra pergunta, não tem como escolher o tempo de duração diário do curso.
      Imagino que existam cursos na França ou até mesmo em outros países que tenham essa flexibilidade, mas eu não conheço porque só procurei escolas em Paris.
      O valor do curso está em “tuition” neste link aqui que é do site da escola:
      http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/admissions
      Obrigada e volte sempre aqui no blog!
      Leticia

  • Pingback: Cursos rápidos de confeitaria para amadores e profissionais em Paris | All We Need is Food()

  • Luisy

    Olá Letícia!! Achei seu post muito esclarecedor! Tenho 16 anos e moro em SC e gostaria de cursar uma faculdade de gastronomia e depois fazer um curso como esse! O que você me recomenda? Obrigadaa bejioss

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Luisy,
      Acho que é uma ótima idéia. Esse curso não exige experiência anterior em cozinha, mas as pessoas que já vêm com uma bagagem em culinária têm um aproveitamento maior que as que chegam cruas.
      Aí no Brasil já ouvi falar bem dos cursos do Senac (que acho que não é de nível universitário, se não me engano) e da Anhembi Morumbi, mas ainda não pesquisei a fundo sobre eles. Estou dizendo com base em relato dos meus amigos que se formaram em Culinária aí no Brasil.
      Obrigada,
      Leticia

  • Guto Medeiros

    Oi Letícia, vou pra Paris fazer Ferrandi. Após o curso, as portas do mercado de trabalho se abriram pra você na França? Ou em outros países da Europa? Como foi o retorno ao Brasil? Teve boas oportunidades devido ao seu novo currículo com o curso e estágio?
    Obrigado,
    Guto

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Guto,
      Que legal que você vai estudar na Ferrandi! Vai fazer cozinha ou pâtisserie?
      Se você estiver disposto, pode conseguir um trabalho aqui após o estágio sim. Tenho amigos que foram empregados nos restaurantes onde fizeram estágio. E conheço ex-alunos que foram trabalhar em outros países da Europa também, só não sei como eles fizeram com relação ao visto. Resumindo: a Ferrandi e um bom estágio no currículo te ajudam a continuar trabalhando na Europa.
      Eu não quis ser admitida no Robuchon, onde fiz meu estágio, porque meu estágio acabou logo antes de terminar o intercâmbio que meu marido veio fazer na empresa que ele trabalha em Paris.
      O estágio é muito duro, cansativo ao extremo, mas é uma ótima oportunidade de aprendizado.
      Com relação à sua última pergunta, vou retornar ao Brasil no próximo mês e por isso ainda não posso te dizer como serão as oportunidades lá, mas meu pressentimento é bom com base em e-mails que já venho recebendo.
      Bons estudos!
      Obrigada,
      Leticia

  • Manuel Pádua

    Oi Leticia, tudo bom ? Eu gostaria de saber se tenho outros meios de me comunicar com você, pois queria conversar sobre o curso em Paris. Moro em Teresina – Piauí e sei que aqui não tem muito mercado, por isso muitos estranham a minha decisão, tudo aqui é ” Medicina , Direito e Engenharia ” , e minha mãe ja disse que pode me mandar para a França para fazer meu tão sonhado curso. Se tiver alguma maneira de me comunicar melhor com você diga-me, pf. Obrigado

  • http://umanosemmedo.wordpress.com belsantanna2011

    Não sei se essa dúvida já está respondida por aqui. Mas gostaria de saber se existem cursos mais rápidos na escola em que vc cursou. Tenho vontade fazer um curso de panificação mas não poderia cursar por muito tempo. Sei que a Cordon Bleu tem cursos rápidos mas me interessei muito plea Ferrandi.

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food
      • http://umanosemmedo.wordpress.com belsantanna2011

        Vi um deles logo depois que escrevi o comentário. Obrigada!

    • Giulianna Campaner

      Oi,
      Meu nome é Giulianna, eu estou me formando em gastronomia, e tenho certeza que quero ir sim para Paris.
      Até 2 meses atrás, eu queria ir para a Le Cordon Bleu, mas uma professora minha de cultura francesa que acabou de voltar da Alemanha me indicou a Ferrandi. Ela disse que lá é simplesmente tudo que eu procuro em uma escola de gastronomia, justamente por ser a melhor e por estar buscando me especializar na área de patisserie e comidas para celíacos.
      Enfim, minha dúvida, é além dos cursos de inglês e francês, o que mais nós precisamos providenciar?

      Obrigada!

      • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

        Oi Giulianna,
        Sobre o que providenciar, leia este descritivo do site da Ferrandi pois lá explica tudo direitinho:
        http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/admissions
        Atenção: o curso de pâtisserie da Ferrandi não se importa com a utilização de glúten, ou seja, muita coisa leva farinha. Te digo isso pois você comentou que quer se especializar em comidas para celíacos.
        Obrigada,
        Leticia

  • pedro

    Ola tenho muito interesse de fazer um curso de culinaria em paris e gostaria de saber qual é o custo do curso de 7 meses?

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Pedro,
      A Ferrandi não tem curso de 7 meses. O que eu fiz foi de 5 meses na escola + 3 ou 6 meses de estágio.
      Obrigada,
      Leticia

      • indira7lagoas@hotmail.com

        Oi tudo bem?? eu queria saber qual o valor que voce pagou durante os 5 meses ??

  • Giuliano

    Oi Leticia, tudo bem?
    Estou em uma fase da vida q gostaria de mudá-la por completo, e a culinária sempre foi uma das minhas paixões. Tenho 31 anos e a pelo menos uns 8 vivo no mundo corporativo e de negócios.
    Encontrar seu blog foi um daqueles “life changing events” que (redundantemente) poderão mudar a minha vida…
    Morei 2x em Londres e 2x nos EUA (San Fran e Miami), e em todas elas trabalhei como server/waiter em restaurantes muito bons e renomados. Em Miami fiz a minha faculdade de administração, portanto Inglês não seria meu problema. Porém, acho q para a minha seleção ao curso, pecaria um pouco na minha falta de experiência em cozinha profissional, bem como a nulidade na língua francesa. Vc acha q esses pontos seriam muito negativos para a minha seleção, ou tendo um bom nível de inglês, alguma experiencia em restaurantes e sempre ter cozinhado por hobby podem se sobressair?
    Muito obrigado!!!!

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Giuliano,
      Que bom que meu blog está te ajudando, fico feliz.
      Não acho que esses fatores sejam negativos não. Tem muita gente que entra com experiência zero. Mas se você for aceito, te recomendo começar a estudar francês em seguida para chegar lá com um nível básico, pelo menos o mínimo para sobreviver.
      Desculpa a demora na resposta, mas estava de férias.
      Obrigada,
      Letícia

  • Júlia

    Oi, você poderia me passar mais ou menos quanto sai tudo? Me interessei muito pela Ferrandi, muito bom seu post.

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Júlia,
      Que bom que o post foi útil e que você se interessou pela Ferrandi.
      O preço do curso está neste link, é melhor você olhar direto no site da escola para evitar que eu te falei quanto paguei e agora já ter mudado um pouquinho:
      http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/admissions
      É só você olhar onde está escrito Tuition.
      Além disso você vai gastar com moradia, seguro saúde e gastos pessoais.
      Obrigada,
      Leticia

  • Rafa

    Letícia, fiquei na dúvida. Você já sabia cozinhar antes do curso? Eu li em outra postagem que o Ferrandi é só pra quem já cozinha, confere?
    Também precisava saber se acabando o curso profissional aí, é possível permanecer em paris trabalhando na área, e se o mercado absorve bem. Essa parte prática que me deixa curioso, pq me parece um local muito bom pra se viver, e ter que retornar por questões legais de imigração e etc, mesmo querendo pernecer, é o que tenho curiosidade em saber.

    Muito Obrigado, curti d+ esse site, sucesso pra vc! xD

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Rafa,
      Só cozinhava amadoramente antes do curso. A Ferrandi não é só para quem cozinha, tanto que nesse curso muita gente entra sem experiência.
      Tem gente que continua trabalhando em restaurantes na França depois do estágio. Para isso o restaurante tem que querer que você fique, ou seja, te contrate. Tenho amigos que ficaram. Ou seja, não é algo impossível, mas você depende de um restaurante querer te contratar e a maior chance de isso acontecer é no próprio restaurante onde você fizer o estágio.
      Obrigada,
      Leticia

  • Marcello Ragazzi

    Ola, tenho muito interesse em fazer este curso. Eu sei que o curso da le cordon bleu tem o valor de 7 mil euros para 120 horas de curso, mas no site da ferrandi nao mostra os precos, voce poderia me informar uma media de preco? e sabe se existe uma ferrandi na espanha? pois eu pretendo morar em Madrid e sei que a le cordon tem. Obrigado, abraco.

  • rafael tadeu ds silva brunetti

    Boa tarde,
    Meu nome Rafael moro em santos litoral paulista , me mudo no final de ano para Paris em Saint gerveis , eu e minha mae tenho conhecimento de francês e ingles, adoro cozinhar e TB tenho uma aptididao e uma busca constante por pratos elaborados aqui , sou adm aqui mas quero fazer uma faculdade ou curso em paris , o que vc indica para mim que tenho essa vontade de ser um grande chef .

    Gostaria de uma observacao sua aonde eu me encaixaria em paris.

    Digamos que sou muito bom na cozinha mas precido comecar.

    Grande abraco

  • http://gravatar.com/paulamoraesds Paula

    Oi Letícia, tudo bem?
    Estou em processo de transição de carreira (sou da área de negócios há quase 5 anos) e gostaria de mudar de área e a gastronomia sempre me chamou muito a atenção!
    Como já estou com 27 anos, acho meio tarde para fazer uma graduação de gastronomia, no entendo, me pergunto se eu fizer apenas cursos conseguirei reconhecimento.
    Outra questão é: qual são os melhores países para estudar o que procuro (um curso de curta duração..uns 6 meses)? EUA, França, Australia, Italia, espanha…?
    E consegue-se trabalhar durante o curso a fim de se manter no país?

    Muito obrigada e amei o seu blog!! Parabéns

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Paula,
      Quando pesquisei sobre curso de culinária, só busquei na França, por isso não tenho propriedade para falar sobre os cursos dos outros países, mas imagino que todos esses países que você citou tenham boas opções.
      No caso do curso que eu fiz na Ferrandi, não é possível trabalhar durante o curso pois a carga horário é muito puxada. No geral você fica na escola cerca de 19h a 10h por dia, mas tem dias que chegamos a ficar 16h, quando cozinhamos o almoço e o jantar para o restaurante da escola que é aberto ao público. Fora que os horários variam, então fica muito difícil assumir um compromisso profissional nesse contexto.
      Que legal saber que você gostou do blog. Volte sempre!
      Obrigada,
      Leticia

  • Flora Rolim

    Olá Leticia!
    Estou buscando por mais informações de cursos de culinária em Paris, e me interessei muito desse da Ferrandi, este mesmo que voçe realizou, eu sou Fisioterapeuta no Brasil e tenho 30 anos, mas começei a fazer uns cursos bem basiquinhos no e agora gostaria de passar uma temporada fora e fazer um curso mais profissional. Eu gostaria de iniciar já no começo do ano que vem. O processo de seleção é muito difícil? eles demoram muito tempo para mandar a resposta? pois se não for aceita posso buscar outras opções o mais rápido possível. Este curso vale para eu conseguir morar como estudante em Paris? Com relação a moradia ou hospedagem, eles indicam ou tem algum alojamento para os estudantes internacionais? Preciso realizar o exame de proeficiencia em ingles? Meu inglês é intermediário, acha que consigo acompanhar as aulas? Voçê acha que com esse curso, consigo me profissionalizar, mudar de profissão, acha que um curso como este abriria portas no Brasil, acha que conseguiria por exemplo trabalhar como Chef, ou é um curso com pouco prestígio?
    Desculpa por tantas perguntas, mas achei voçê tão disposta a ajudar e surgem tantas dúvidas durante esse processo …
    Agradeço desde já a sua atenção e paciencia!!
    Boa sorte
    Flora Rolim

    • http://gravatar.com/paulamoraesds paulamoraesds

      Flora, perdão interrompê-la, mas diante de suas dúvidas (que também são minhas) aproveito para perguntar se o curso realmente são 20.000 euros, o equivalente a quase 70.000 mil reais?! Vale mesmo a pena pela bagagem que trás, digo, voltando (ou não) para o Brasil o mercado é acolhedor pra quem faz esse curso?

      Obrigada

      • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

        Oi Paula,
        Leia a resposta que dei para a Flora, por favor. Complemento que sim, o mercado é acolhedor para quem faz esse curso, inclusive no Brasil. Em Paris e na França é ainda mais, todos os chefs conhecem e aplaudem a Ferrandi.
        Obrigada,
        Letícia

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Flora,
      Vamos lá:
      1) O processo de seleção é muito difícil?
      Não é, desde que você preencha os pré-requisitos deles e tenha perfil para fazer o curso. Ex: inglês fluente; francês básico não é necessário, mas é um diferencial;
      alguma experiência na cozinha, mesmo que amadora, e um planejamento do que fazer após o término do curso.
      2) eles demoram muito tempo para mandar a resposta?
      Não costumam demorar, no meu caso recebi em cerca de 2 semanas.
      3) Este curso vale para eu conseguir morar como estudante em Paris?
      Vale, ele dá direito ao visto de estudante.
      4) Com relação a moradia ou hospedagem, eles indicam ou tem algum alojamento para os estudantes internacionais?
      Eles não indicam, mas fiz um post aqui no blog para ajudar quem tem essa dúvida: http://allweneedisfood.com/2013/11/07/como-alugar-um-apartamento-em-paris/
      5) Preciso realizar o exame de proeficiencia em ingles?
      Não.
      6) Meu inglês é intermediário, acha que consigo acompanhar as aulas?
      Consegue, mas não tirará proveito máximo delas. Sugiro você se dedicar bastante a melhorar o nível do seu inglês antes de ir. Os professores falam inglês com sotaque de francês e isso dificulta um pouco mais.
      7) Voçê acha que com esse curso, consigo me profissionalizar, mudar de profissão, acha que um curso como este abriria portas no Brasil, acha que conseguiria por exemplo trabalhar como Chef, ou é um curso com pouco prestígio?
      É um curso bem prestigiado pelos chefs brasileiros que conhecem as melhores escolas do mundo. No entanto, ela é só uma escola, o seu sucesso vai depender de você, do seu rendimento e aprendizado no curso, de você estudar, treinar em casa, fazer um bom estágio, trabalhar em restaurantes e ter muito pique pois cozinha exige muito do nosso corpo. Não é possível sair da escola e já trabalhar em seguida como Chef de um restaurante, pois esse é o posto de maior hierarquia dentro da cozinha e só é alcançado com anos de experiência. Infelizmente o termo “chef” é muito mal conhecido ou interpretado no Brasil.
      Obrigada,
      Leticia

      • http://gravatar.com/paulamoraesds Paula

        Letícia, muito obrigada pela resposta.
        Uma dúvida pra você que vive nesse meio e ainda mais na Europa…já ouviu falar na ICIF Italia? É uma boa?

        Obrigada

        • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

          Oi Paula,
          Nunca ouvi falar mas sou um pouco suspeita pois só procurei escolas na França.
          Obrigada,
          Leticia

  • https://www.facebook.com/rodriguezguisande Pedro Paulo Guisande

    Olá Letícia,

    muito prazer e muito obrigado pelo seu blog super esclarecedor. Olhei o preço no site, 19.000 euros para quem entrou em setembro de 2014 e 20.000 pra quem entrar em fevereiro de 2015, estou certo??? Terei que juntar bastante dinheiro pelo visto. Já havia lido sobre a FERRANDI em outro blog, mas o seu é bem esclarecedor. Sou baiano, 27 anos, advogado, mas não gosto nada do que faço, e resolvi ser cozinheiro, cozinho de forma amadora também, tenho até um perfil no instagram onde posto algumas receitas e dicas de viagem, @aventalnamochila. Você possui página no facebook ou no instagram?? Já comecei a estudar francês por conta própria e o meu inglês é intermediário, mas voltei a estudar também. gostaria de saber como é feito o pagamento do curso, ele é apenas feito a vista ou existe possibilidade de pagar em algumas parcelas??? Muito obrigado.

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Pedro,
      Que bom saber que meu blog está sendo útil para você.
      É esse preço mesmo. Na minha época, paguei assim: EUR 150 no envio do application, 1/3 do valor total do curso quando eles me enviaram a minha aceitação, 1/3 na primeira semana de aula e o terço restante 6 semanas após o início das aulas. Imagino que a forma de pagamento ainda seja a mesma, mas acho que cada caso é um caso e se precisar, você pode tentar negociar isso antes de fazer a inscrição, apesar de imaginar que eles não vão mudar muito.
      Tenho Facebook e Instagram sim, no FB é All We Need is Food e no instagram é @allweneedisfood
      Dedique-se ao estudo das línguas pois as duas são necessárias e durante o curso o inglês fluente é primordial.
      Obrigada,
      Leticia

  • caio cavalcanti

    Poxa ótimas dicas! Estou pesquisando cursos e acho q vai ser lá mesmo!

    Qual o valor Leticia?

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Caio,
      Um leitor acabou de comentar aqui no blog que o tuition de 2014 foi €19 mil e o de 2015 está €20 mil, o que faz sentido se comparado ao valor que paguei.
      Obrigada,
      Leticia

  • Izabela Pessoa Faria

    meu sonhos estudar e aprender da gastronomia da França gostaria de uma oportunidade, uma bolsa gostaria de saber qual o primeiro passo que devo tomar para realizar meu grande sonho

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Izabela,
      Pesquise mais no site deles (tem o link no meu post) e entre em contato com a escola. Infelizmente eles não oferecem bolsa, mas você poderia tentá-la em organizações dedicadas a isso. Elas não são comuns no Brasil ainda, mas não custa procurar no google instituições desse tipo no Brasil e no exterior.
      Obrigada,
      Leticia

  • https://www.facebook.com/leuzinsoares Leonardo Soares

    Bom dia Letícia, eu estou muito motivado a fazer esse curso , porém estou com um dificuldade, pretendo entrar em 2016 pois só termino minha faculdade de gastronomia no final de 2015 , e pretendo entrar agora em um curso , tenho muita facilidade de entender , ler e falar inglês porém não é fluente , mas tenho duvida se faço agora um curso de francês ou de inglês.
    Na faculdade(unisuam RJ) eu tenho aula de francês porém na época estava trabalhando no Sofitel Hotel e não pude me dedicar totalmente. E quando trabalhei na Marius degustare no Leme consegui pegar um pouco de inglês em pouco tempo acabei descobrindo ter facilidade de aprender.
    Queria uma dica nessa parte sua , é vantagem fazer agora o curso de inglês ou de francês?
    Obrigado pela atenção

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Leonardo,
      Minha dica para você é: faça os dois, pois você precisará do inglês fluente para acompanhar as aulas e ao mesmo tempo, precisará de um francês básico para entender as receitas e vários termos que os professores não traduzem. Além disso, no estágio você precisará do francês básico. Tem gente que faz o estágio 100% em inglês porque na França muita gente fala, mas é sempre bom ter o francês básico não apenas para entender as receitas e às vezes para o estágio, mas também para sobreviver lá, alugar apartamento, contratar telefone etc.
      Obrigada,
      Leticia

  • https://www.facebook.com/leuzinsoares Leonardo Soares

    e outra duvida Leticia, como foi sua forma de pagamento ?quer dizer, quais as formas , já que só pretendo ir em 2016 eu já posso ir pagando ?e Carta motivação ? não faço ideia de como redigir uma =/

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Leonardo,
      Na minha época, paguei assim: EUR 150 no envio do application, 1/3 do valor total do curso quando eles me enviaram a minha aceitação, 1/3 na primeira semana de aula e o terço restante 6 semanas após o início das aulas. Imagino que a forma de pagamento ainda seja a mesma, mas acho que cada caso é um caso e se precisar, você pode tentar negociar isso antes de fazer a inscrição. Como você quer se inscrever com bastante antecedência, acho possível que eles abram uma excessão para você já começar a ir pagando (ou você vai juntando o dinheiro das parcelas a serem pagas depois do curso começar).
      Obrigada,
      Leticia

  • Suzi Weigand

    Hola, interessante seu blog.
    Estou pesquisando Restaurante Escola na Franca,mas parece q essa Ferrandi n tem cursos curto. Eu estudo gastronomia,são 3 anos e estou terminando o primeiro ano. Tenho aulas d frances,mas eh bem básico no curso e em janeiro de 2015 irei começar c aulas particulares em casa. Bom, inglês eu n falo, falo alemão pq vivi na Alemanha e agora falo espanhol,pq vivo na America Latina.
    Bom…vc cita a Ferrandi, mas saberia dizer agum Restaurante Escola em Paris ou outra cidade na Franca que tenha curso practico em 30 dias? Seria um estágio, diríamos assim.
    Obrigada!
    Suzi Weigand

  • Alexandre Ariza Batista

    Um sonho q espero viver parabéns é obrigado por me ensinar algo bom!!!!!

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Que bom saber disso. Sucesso para você! Obrigada, Letícia

  • Priscilla Nogueira

    Olá, Letícia!
    O seu blog foi um achado para mim! Eu pretendo me especializar na cozinha francesa, depois de terminar o curso de gastronomia do Senac. Minha duvida é sobre a dinâmica das aulas praticas: Apos a aula de demonstração da receita, o aluno tem a oportunidade de fazer cada uma das receitas do dia ou é distribuído por grupos?
    No Senac, as receitas sao dividas no seu grupo (praça) e as vezes vc deixa de aprender como realizar uma preparação.
    Sobre o estagio: ele é remunerado? Qual é a media paga pelos restaurantes em Paris? É dificil conseguir um estagio de 6 meses?
    Da para se sustentar com esse salario até o fim do estagio? O visto de estudante te permite ficar quanto tempo na França?
    Minha ideia é terminar o curso de gastronomia e passar 1 ano na Irlanda para melhorar o ingles e juntar algum dinheiro para custear meu estudo na Ferrandi
    Obrigada
    Bjs

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Priscilla,
      Na maioria das vezes, o professor demonstra e cada aluno faz individualmente logo em seguida. Nós só trabalhávamos em duplas ou grupos quando cozinhávamos para o restaurante da escola que é aberto ao público ou nos menus regionais que eu descrevo aqui no post.
      O estágio é remunerado sim, mas eles pagam o mínimo da seguridade social francesa, ou seja, na faixa de EUR 450. Alguns pouquíssimos restaurantes pagaram mais do que isso na minha época (tipo alguns pagam o transporte). É fácil conseguir estágio de 6 meses, os restaurantes até preferem estagiários de 6 do que de 3 meses. O salário do estagiário não é suficiente para se sustentar lá.
      O visto normalmente está atrelado ao tempo do seu contrato com a escola (que inclui o período de aulas + estágio), ou seja, 11 ou 12 meses. Tenho amigos que conseguiram extender o visto conversando com o restaurante que eles estavam trabalhando (mas sinceramente não sei os detalhes disso).
      Sucesso!
      Obrigada,
      Leticia

  • David

    Boa noite Letícia, antes de mais queria agradecer pelo post de grande qualidade que aqui colocou à nossa disposição. Tenho apenas 21 anos e vivo em Portugal, quanto à minha escolaridade tenho o 12º ano na área de Línguas e Humanidades. O meu sonho sempre foi seguir algo na área da gastronomia, simplesmente adoro cozinhar e dizem que sou bom eheh.
    Tenho 2 dúvidas para colocar, 1ª:
    – Aconselha a que eu siga faculdade na área da gastronomia e só depois no futuro previamente tentar tirar um curso em escolas especializadas ou a faculdade (3 anos + propinas) é apenas perda de tempo e dinheiro?
    – Qual para vc as melhores escolas da Europa dentro deste assunto? É que os preços no Cordon Bleu/ferrandi sao um bocado proibitivos para mim nesta altura, além disso já me disseram que no caso da Cordon Bleu é mais fama que proveito. Londres, Alemanha, Itália, Dinamarca, por aí fora, aconselha alguma escola que seja prestigiada e tenha reconhecimento internacional?
    Obrigado!

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi David,
      Fico muito feliz em ter leitores portugueses, um povo que gosto tanto :-)
      Desculpa por não poder te ajudar tanto.
      Sobre a sua primeira pergunta, temo responder pois conheço a realidade do mercado de culinária da França e do Brasil, e não a de Portugal. No Brasil e na França os anos de experiência prática trabalhando em restaurante contam mais que os anos de estudo.
      Infelizmente não conheço outras escolas que não a Ferrandi e a Le Cordon Bleu pois como eu morava em Paris, só procurei as escolas da cidade. Sei que o chef Thierry Marx tem uma escola que se não me engano é gratuita. Dê uma olhada neste link para obter mais informações:
      http://www.thierrymarx.com/ecole.php
      Além disso, a escola CFA Médéric se não me engano oferece cursos gratuitos em Paris: http://www.cfamederic.com (acho que o limite de idade lá é de 25 anos, então você estaria dentro do requisito).
      Sucesso!
      Obrigada,
      Leticia

  • Marina

    Olá!!! :))

    Também sou uma aspirante à futura aluna na Ferrandi e pretendo fazero curso de patisserie. Tenho – como todos aqui – algumas dúvidas, essas até mais bobas. Se você pudesse me ajudar, seria incrível!

    1º Os 150 euros pagos no envio do formulário de inscrição são feitos por qual método? Como você faz para comprovar? Coloca um comprovante de pagamento no envelope para a escola?

    2º São necessárias duas cartas de recomendação em papel timbrado (letterhead, né?). Minha pergunta super boba é: precisa estar em inglês? Se sua carta foi escrita por um professor da universidade federal do ceará, precisa deixar “federal university of ceará”, por exemplo? Ou isso se mantém na língua nativa?

    3º quanto tempo leva pra tirar o visto???

    Muito obrigada pela atenção! :)

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Marina,
      Sobre os 150 euros, depositei e enviei um e-mail para o o Admissions deles com o comprovante (você tem o e-mail? é ferrandi-international@ferrandi-paris.fr
      Sobre as cartas de recomendação, confirme com eles com relação à língua, mas na minha época podia até enviar em português mesmo já que tem uma funcionária lá que fala portunhol (a Inma, não sei se já falou com ela). Confirme pois vai que eles mudaram as regras… Eu nem sabia disso quando enviei o meu application e pedi as cartas em inglês, não foram em papel timbrado, na realidade as duas pessoas que escreveram enviaram em Word em anexo no e-mail diretamente para o Admissions. Não precisa traduzir “federal university of ceara” não, mantém na língua nativa.
      Desculpa mas não sei te responder quanto tempo leva para tirar o visto porque eu não precisei de visto.
      Obrigada,
      Leticia

  • sandro

    Qual o valor total pago ? hospedagem, curso, tudo ? quanto tempo vc ficou lá ?

  • Bruna Vanessa

    Olaa, gostaria de saber referente a valores do curso ?

  • denise de carli

    Boa tarde. Eu estou programando um curso de gastronomia na França e estou iniciando agora minhas pesquisas a respeito. Suas dicas foram essenciais e se você não se importar poderíamos conversar pelo whats? Preciso muito de dicas a respeito do próprio curso e de estadia por lá. Obrigada

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Denise,
      Como você pode ver aqui nos mais de 150 comentários que tem neste post, tenho prazer em responder as dúvidas dos meus leitores, desde que elas sejam escritas aqui no blog. Isso ajuda outros leitores pois muitos têm as mesmas dúvidas. Fique à vontade para perguntar o que precisar aqui.
      Obrigada,
      Letícia

  • alinne silva

    Sonho em um dia fazer um curso de confeitaria em Paris! Vc tem nocao custos totais Brasil ate final curso?

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Alinne,
      A estimativa dos gastos vai variar muito de acordo com o padrão de vida que você tiver lá. Veja abaixo o valor do curso e uma idéia de preço de acomodação. Além disso, há também os gastos pessoais que deverão ser de pelo menos € 500 por mês.
      O valor do curso está neste link: http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/admissions
      A hospedagem varia bastante de acordo com o tamanho, a localização e o estado do apartamento. Na média, vai de €800 a €2000 por mês.
      Veja este post com dicas de como alugar apartamento em Paris: http://allweneedisfood.com/2013/11/07/como-alugar-um-apartamento-em-paris/
      Obrigada,
      Letícia

  • https://www.facebook.com/joao.souza.549 João Pedro

    Olá. Eu pretendo, assim que terminar o terceiro ano do ensino médio, fazer um curso de gastronomia na França. Porém, tenho duvidas em relação ao que é exigido para que eu possa ingressar em um desses cursos, em especifico na Ferrandi.
    Desde já, obrigado.

  • Arnaldo

    ola eu so Angolano e gostaria muito de fazer um curso de pelo menos 2 meses em franca eu fiz ca no meu pais o curso de cozinha e pastelaria mais gostaria de poder aprofundar mais estes 2 lados pastelaria e cozinha e entao nao sei bem os preços gostaria que me podessem ajudar neste sentido ou tambem podem me mandar no meu email arnaldo.fonseca@yahoo.com.br

  • Renata Barros

    Bom dia!
    Se não for me intrometer muito, gostaria de saber um pouco mais sobre os custos da viagem. Queria saber como você se manteve em Paris, o custo de vida por lá e se você economizou por um tempo para pagar a moradia por lá ou se teve ajuda da família etc.
    Gostaria muito de fazer um curso desses, mas com a alta cotação do Euro e do Dólar no momento, fica muito dispendioso pagar as taxas da escola + custo de vida em um país estrangeiro, ainda mais com o fato de que fica difícil arrumar um horário para trabalhar nesse tempo de estudo…Como você fez?
    Abraços e obrigada :)

  • Raissa Junqueira

    Oi Leticia. Boa noite. Me chamo Raissa e me formo em gastronomia em julho. Estou pensando em fazer um curso em Paris e a escola que mais vem me atraindo é a Ferrandi. Me desculpe a indiscrição mas você poderia me dizer qual o valor pago no seu curso de 5 meses ? Obrigada pela atenção. Raissa.

  • Ana Beatriz

    O site deles diz que para ser admitido tem que ter duas cartas de recomendação de alguém relevante na área, isso procede?

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Ana Beatriz,
      Na época que fiz a inscrição não precisava ser de alguém relevante na área. Perguntei diretamente a eles.
      Escrevi um FAQ com dúvidas, perguntas e respostas frequentes sobre o meu curso na Ferrandi que pode te ajudar:
      http://allweneedisfood.com/2015/02/11/faq-ferrandi/
      Obrigada,
      Leticia

  • Pingback: Salmão gravlax tão simples para nunca mais comprar pronto | All We Need is Food()

  • Pingback: Paris a pé em 1 a 10 dias, roteiro completo com passeios e restaurantes | All We Need is Food()

  • Pingback: Financier, bolinho de amêndoas molhadinho, denso e crocante | All We Need is Food()

  • anna

    Oi! Leticia, gostaria de saber se a escola ferrandi, tem limite de idade para aluno cursar.
    obrigada.

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Anna, não tem limite, mas as aulas e o estágio são super, hiper cansativos, então tem que ter muita energia. Cozinheiros são verdadeiros atletas! Você leu o artigo com perguntas e respostas mais frequentes da Ferrandi? Talvez você goste: http://allweneedisfood.com/2015/02/11/faq-ferrandi/
      Obrigada,
      Leticia

  • Francisco de assis cardoso cabral

    Quero fazer uma pos graduação quero mim especializa mais na área gastronomica

  • Pingback: 2 ótimos vídeos sobre a escola de culinária Ferrandi em Paris | All We Need is Food()

  • Pingback: Suflê de chocolate do Joël Robuchon com calda de caramelo | All We Need is Food()

  • http://www.facebook.com/100000122094761 Lucas Pelisoli

    Oi Letícia, primeiramente, parabéns, de verdade! O blog mais esclarecedor que encontrei para tirar minhas dúvidas sobre Le cordon bleu e Ferrandi!!!
    Sou arquiteto com pós em engenharia e com 26 anos e resolvi estudar e trabalhar com o que eu realmente gosto, que é a cozinha. Já faço coisas de charcutaria (Coppa, Salami, Lozino, etc.) em casa e até comercializo com amigos e pessoas próximas, sou brasileiro com cidadania italiana e fiquei muito em dúvida sobre onde ir pra Europa estudar gastronomia, se estudaria na Inglaterra, França ou Italia.
    A minha maior dúvida são os conteúdos dos cursos, pois o Ferrandi contempla 5 meses de aula mais 3 á 6 de estagio. O Le cordon bleu contempla 9 meses e o ICIF na itália 11 meses. O conteúdo de ambos é parecido? Ambos me tornariam aptos a trabalhar em uma cozinha profissional? O que você achou do curso da Ferrandi como um todo? Chegaram a abordar charcuterie no curso também?
    Não tenho nenhum curso de cozinha a não ser pequenos cursos do Senac, de charcutaria, e esses basiquinhos de um final de semana ou um dia. Ser um amador não atrapalha mesmo?!
    Já estou correndo para as aulas de frances! rs
    Muito obrigado!

    • http://allweneedisfood.com All We Need is Food

      Oi Lucas,
      Que bom que achou o artigo útil.
      Uma das coisas mais importantes de você olhar antes de fechar um curso desse porte são as horas de curso totais e as horas práticas. Por exemplo, o curso da Ferrandi dura 5 meses e o da Le Cordon Bleu, 9 meses, mas se você olhar as horas totais e de aulas práticas deles, a Ferrandi tem mais. Quando eu estava procurando o curso lembro de algo tipo 660h na Ferrandi e 580h na Le Cordon Bleu. Fora que no caso da Ferrandi, quase a totalidade dessas horas são práticas e sinceramente, é cozinhando que você vai aprender. Olhe isso para o ICIF tb. Aliás, não conheço o ICIF, por isso não vou falar nada dele.
      A Ferrandi e a Le Cordon Bleu te deixam aptos a trabalhar em uma cozinha profissional, sendo que na Ferrandi durante várias vezes no curso você cozinha para o restaurante da escola, além do estágio que é valiosíssimo. Veja a questão do estágio na LCB pq não me lembro se lá ele era garantido e fácil de conseguir.
      Adorei o curso da Ferrandi. Ele é muito puxado, completo, profissional e prático. Tivemos uma aula de charcuterie apenas.
      Você consegue aproveitar muito bem o curso tendo apenas a experiência de cozinha amadora em casa.
      Boa sorte!
      Abraços,
      Leticia

  • Pingback: Sopa japonesa fácil, deliciosa e saudável | All We Need is Food()

  • sara

    Adorei seu post. Vim tirar dúvida pois eu tenho dupla cidadania, você comentou que o curso é voltado para o público francês. Você sabe se eu com dupla cidadania conseguiria cursar a universidade?
    Grata

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Sara,
      O curso que fiz e descrevi aqui neste post, o International Program in French Cuisine, é voltado para o público estrangeiro e não francês. Com dupla cidadania você conseguiria fazê-lo sim.
      Obrigada,
      Leticia

  • Luana Pandini

    Oi Letícia, tudo bem? Gostaria de saber se até a conclusão do curso intensico de culinária na Ferrandi é abordado todo o conteúdo do programa intensive de Pastry (imagino que não detalhadamente, pois é apenas 1 vez por semana..).
    Obrigada

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Luana, tudo bem?
      É isso mesmo que vc imaginou. O curso de Pâtisserie é só de Pâtisserie 100% do tempo, mas o de Cuisine tem +- 85% Cozinha salgada e 15% Pâtisserie. Basicamente vc faz sobremesa no dia da aula de confeitaria (1 vez na semana) do Menu Regional (a cada 15 dias) e quando cozinha para o restaurante da escola (a cada 15 dias).
      Obrigada,
      Leticia

  • Pedro

    Oi Letícia tudo jóia ? Obrigado pelas informações. Fiquei em dúvida sobre trêscoisas, o curso que vc você fez foi de quantos meses ? Quem não sabe nada de cozinha, nem fazer arroz, ferver água pode fazer seu curso ou vai passar muito aperto ? E somente franceses podem fazer o curso de bacharel ( universitário ) de GASTRONOMIA da Ferrandi ? Existe mesmo essa restrição de EXCLUSIVO PARA FRANCESES ? Muito obrigado

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Pedro, tudo bem?
      O curso dura 5 meses (com toda essa intensidade de aulas, você fica na escola na média umas 10h por dia) e o estágio dura de 3 a 6 meses, quem escolhe a duração é você.
      Quem não sabe nada de cozinha pode fazer o curso sim, mas vai passar muito aperto. Se você estiver nesse nível, sugiro você começar a cozinhar em casa, começa a testar as receitas aqui do blog :-)
      Sobre o BAC (que não é o curso que eu fiz), tem alguns poucos estrangeiros que fazem também, mas para saber mais informações sobre ele, sugiro vc perguntar direito na escola.
      Na LCB o curso é praticamente só para estrangeiros.
      Obrigada,
      Leticia

  • Rafael Brandim

    Parabéns pelo post. Gostaria de saber o valor pago por vc no curso feito?

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Rafael,
      Essa e outras dúvidas frequentes sobre a Ferrandi estão respondidas neste post aqui:

      http://cozinhavibrante.com.br/faq-ferrandi/

      Obrigada,
      Leticia

  • Bruno Campos

    Obrigado pelo texto, estava em dúvida entre as duas escolas , mesmo antes de ler já estava inclinado a ir para a Ferrandi, mas agora tenho certeza que é a escolha certa! Merci!!

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oba!

  • felipe

    oi leticia, sou formado em gastronomia aqui no brasil e tenho experiencia, e me interessei por este curso, ou qual curso vc indicaria para profissionais? e para fazer esse curso Cuisine e necessario falar frances, ou apenas ingles serve ? e quanto custa o curso?
    desde ja obrigado, felipe.

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Felipe,

      Esse é o curso que mais indico para profissionais. Ele também aceita amadores, mas quanto mais experiência você tiver, mais aproveitará o curso. É muito puxado e você aprende muito.

      Suas outras dúvidas estão respondidas neste post com dúvidas frequentes sobre a Ferrandi:

      http://cozinhavibrante.com.br/faq-ferrandi/

      Obrigada,
      Leticia

  • Gi Rotta

    Olá Letícia! Adorei seu post!
    Estou cursando ainda gastronomia no Pr, e gostaria de saber se na Ferrandi existe algum curso curto… Que eu pudesse fazer nas férias de final de ano! Você sabe me informar!?
    Muito obrigada!
    Beijinhos!

  • igor

    Ola tenho 16 anos e quero fazer um curso de gastronomia. Só que tenho muitas duvidas de como iniciar no ramo, sei que ainda a muito tempo para mim decidir mais eu queria uma sugestão sua ,por onde eu começo ,quando eu terminar o ensino médio o que fazer?. Eu estava pensando em conhecer a culinária daqui de belo horizonte e região depois me mudar para a França ou para Paris , mais tenho pouquíssima noção do que e um dia dia dentro de uma cozinha e não sei por onde começar .

  • Ana Virgínia

    Oi. Meu nome é Ana Virgínia. Tenho 19 anos. Sempre foi meu sonho fazer o um curso de gastronomia e com um tempo virar uma cheff renomeada. Mas nunca tive condições para isso. Meu sonho é tao grande. Ele ultrapassa tudo. Eu ainda vou conseguir fazer ele. O tempo pode passar, eu posso ficar velha, mas do sonho eu nunca que vou desistir. Alguma dica?

  • João Roberto

    Olá, Letícia!
    Meu nome é João Roberto, tenho 16 anos e, desde pequeno sou apaixonado pela cozinha. Pra mim é um prazer enorme ouvir, vindo dos familiares e amigos, “que comida gostosa!”. Pois então, estou no segundo ano do ensino médio e ano que vem irei conclui-lo, e estou pensando em fazer o curso de Gastronomia na Univali, já que é uma das melhores do Brasil e concede o título de Cozinheiro Chef Internacional e Pâtissier, o que, creio eu, me ajudaria a conseguir emprego fora do país e especialização. Espero que possa dar-me alguns conselhos, algumas dicas, e agradeço desde já pelo excelente material que você disponibiliza no site. :)

  • Ravi Fajardo

    Olá, Letícia! Tudo bem? Eu me chamo Ravi e achei seu blog/site procurando no google “cursos de
    culinária na França” e adorei! Tirei muitas dúvidas por aqui, mas como
    tenho muitos questionamentos, resolvi te mandar um inbox pelo Facebook.
    Como não a tenho adicionada, não sei se você recebe minha
    notificação, então se você preferir posso te mandar por e-mail. Agradeço
    muito desde já e realmente seria muito importante conseguir tirar esses
    restinhos de dúvidas que tenho com você.
    Att,
    Ravi Fajardo.

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Ravi, tudo bem?
      Te respondo tudo com prazer, mas desde que você escreva tudo aqui nos comentários. Isso é muito importante para que eu evite responder as mesmas perguntas, pois assim os outros leitores podem esclarecer suas questões apenas lendo as minhas respostas.
      Obrigada,
      Leticia

      • Ravi Fajardo

        Verdade! Me desculpe então, vou mandar por aqui o que escrevi lá. “Desculpa te incomodar, mas durante uma pesquisa no google sobre ‘estudar gastronomia na França’ eu achei o seu blog/site Cozinha Vibrante e tirei MUITAS dúvidas que tinha sobre estudar fora, Le Cordon Bleu vs Ferrandi, entre outras coisas. Enfim, muito obrigado por isso. Mas queria saber mais um pouquinho, se não for muita intromissão da minha parte. Eu vou contar brevemente minha história. Tenho 25 anos e me formo esse ano em Engenharia, mas na verdade sou apaixonado por gastronomia e pretendo trabalhar com isso. Nunca tive coragem de seguir essa paixão. Tive um surto de coragem ano passado e me inscrevi do curso de cozinheiro do Senac. Estou adorando mas sei que é um curso muito superficial. Então comecei a fazer pesquisas sobre estudar fora do país, mais especificamente na França e encontrei seu site. Eu queria saber mais (se você puder e quiser me falar, lógico) se você não se arrepende de ter mudado de área, se você realmente está trabalhando como cozinheira, como você está atualmente em relação aos seus projetos, se você está conseguindo fazer o que planejava e, principalmente, se você é feliz com o seu trabalho hoje em dia. Desculpe-me por essa “entrevista”, eu sei que estou sendo muito inconveniente, mas realmente preciso de uma luz pra realmente seguir o que eu sempre sonhei. Muito obrigado desde já.”

        • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

          Oi Ravi,
          Desculpe a demora.
          Não me arrependo de ter mudado de profissão, entrando para o mundo da culinária. Trabalho como food stylist (o profissional que prepara a comida para a câmera, seja para campanhas publicitárias, editoriais, mídias impressas, TV etc). Foi difícil eu achar esse caminho e escolher o que eu queria fazer dentro da culinária, que tem várias possibilidades, sendo que alguns caminhos dão menos dinheiro e outros dão mais. A gastronomia não é um mercado fácil, assim como vários outros. No início vc ganha quase nada, mas espero que um dia eu ganhe um pouco mais. Todo cozinheiro (assim como eu) trabalha muito. Eu chego a trabalhar 12h por dia, em pé, na cozinha. É muito cansativo, às vezes sinto dor no corpo, descanso mais que o normal nos meus dias de folga. Ao contrário de muitas outras profissões, o cansaço físico é muito pesado.
          Uma coisa que vc tem que ter em mente é que a culinária não tem glamour nenhum, essa “magia” que muitas pessoas imaginam. Vc vai cozinhar pra caramba, trabalhar em pé, sob pressão de tempo e perfeccionismo e tb vai ralar muito.
          Ah! Sou muito feliz com a minha profissão.
          Espero ter te ajudado.
          Bjs,
          Leticia

  • Renata Magalhaes

    oi Letícia meu nome e Renata, sou formada em gastronomia e estou fazendo o curso de cozinheiro do Senac, meu sonho e estuda gastronomia fora do pais mas tenho poucos recursos financeiro gostaria de saber de você se não for incomodo quanto em reais custa estudar na Ferrandi.

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Renata,
      O curso custa na faixa de 20 mil euros.
      Obrigada, bjs,
      Leticia

      • Juliana

        Oi Letícia, esse valor é mensal? Anual? Quanto tempo dura o curso?

        • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

          É o valor total do curso, que dura 5 meses e é super intensivo.

  • Deborah Medella

    Na Ferrandi tem bolsas de estudo?

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Deborah, infelizmente não tem.

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Infelizmente não tem, Deborah.

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Infelizmente não.

  • Andre Ricardo

    Letícia , fiquei interessado no seu blog, sou estudante de um curso técnico em gastronomia aqui na Bahia , pretendo fazer o de cozinheiro do senac e depois a faculdade, mas já decidi que minha especialização sera na confeitaria e panificação, qual faculdade vc indicaria?

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi André,
      Desculpa não poder te ajudar muito, mas os únicos cursos que já ouvi falar (bem, por sinal) são os da escola do Diego Lozano (confeitaria) e do Rogério Shimura (panificação). Só que eu nunca fiz cursos lá e não conheço as escolas pessoalmente, tá?
      Obrigada, bjs,
      Leticia

  • magalhães

    Oi Letícia, tudo bem? Gostaria de saber se há cursos somente de patisserie. Adorei o blog. beijos!!

  • Aurelio Silvestre Mangrich

    Oi Leticia, eu fiquei interessado na faculdade que tem duração de 3 anos na Ferrandi. esse curso é so pra qm é de lá? se souber o valor mensal poderias me dizer? obrigado

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Aurélio,
      Você vai precisar olhar diretamente no site da escola para entender pois eu não sei muitos detalhes desse curso.
      http://www.ferrandi-paris.fr/en
      Obrigada, bjs,
      Leticia

  • Erineu Hollunder

    Existem algum curso de menor duração? Quanto Custa?

  • Marcella Campos

    oi Leticia, tudo bem? Como foi o processo de seleçao para entrar na escola. Vc já tinha alguma experiência na área? Obrigada! Adorei seu blog!

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Marcella,
      Não tinha experiência na área. O processo de seleção é tranquilo, mas você tem que enviar tudo com antecedência pois as vagas acabam. Eles pedem alguns documentos e cartas de motivação, de recomendação etc.
      Aqui neste link do site da escola tem todas as informações sobre a admissão, inclusive os documentos necessários:
      http://www.ferrandi-paris.fr/en/international-programs/admissions
      Bjs,
      Leticia

  • Júnior Sales

    Olá, boa tarde.
    Estou quase fechando com o curso de 9 meses ( básico, intermediário e avançado) da Le Cordon Bleu em Paris, principalmente Pq aqui na minha cidade tem uma agência de intercâmbio que cuida da inscrição e etc. Gostaria de saber como faz para fazer a inscrição diretamente com a Ferrandi e também em se tratando de reconhecimento aqui no Brasil, não seria a Le Cordon Bleu a mais reconhecida?
    Se me permite mais uma dúvida, você que já é do meio, qual o grau de reconhecimento e destaque que um curso como a Le Cordon Bleu ou Ferdinandi tem aqui para uma pessoa que tá começando a vida na área agora? Sou advogado e resolvi trocar a advocacia pela gastronomia, por isso comecei uma pós em gastronomia na minha cidade e vou pra a LCB em Janeiro. Não sei muito o que me espera na volta e a receptividade que o mercado vai me dar com um diploma desses em mãos.
    Agradeço desde já a sua resposta, seu blog é de muita ajuda.

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Olá Junior,
      A Ferrandi é conhecida por praticamente todo chef no Brasil e no mundo. Ela só não faz a propaganda que a LCB faz porque é voltada para o público francês. O curso para estudantes internacionais é uma exceção, são só 48 alunos dentre os 3 mil da escola.
      Não se preocupe tanto com o carimbo que a escola vai te dar no currículo, pois vai ser o seu caminho, as suas experiências, dedicação e talento que vão contar para você se destacar.
      O diploma vai ter permitir arrumar um estágio e/ou um emprego, com certeza, mas depois daí, é com você.
      Obrigada, bjs

  • Maria Julia Seno

    Olá, a algum tempo que estou nesse rumo de gastronomia, meu sonho é fazer gastronomia e ir a Paris, então é um sonho que pode ser realizado de uma vez só, ir a Paris e fazer gastronomia la… pois me apaixonei mais ainda depois que li este post. gostaria de saber se tem jeito de ganhar um desconto, e quanto que é a mensalidade.
    Obrigada…

  • Juliana Minetto Paris

    Oi Letícia, tudo bom? Eu sou cientista dos alimentos, e acabei me envolvendo na carreira académica. Comecei voluntariamente a fazer vídeos de receitas e acabei vendo que é a minha real paixão. Recentemente comecei a repensar minha carreia e decidi fazer um curso de gastronomia em Paris. Estou ainda pesquisando escolas, pois é um investimento com certeza e vem aquela coisa de querer decidir bem. Também, muita gente tem me falado para não perder tempo com escolas, mas ir já direito pra trabalhar em restaurantes para conhecer a rotina e etc. Eu já trabalhei como gerente de restaurante e vi como é a rotina, mas era um lugar pequeno, mas trabalhava com a mesma carga horária dos cozinheiros. Achei muito interessante seu blog e sua experiência. Queria lhe perguntar se realmente vale a pena fazer um curso e dar uma mudança na carreia assim depois dos 30 anos. Obrigada

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Juliana, tudo bem?
      Suas perguntas foram muito difíceis rsrs. Vou te falar um pouco do ponto de vista da minha experiência.
      Se você deseja fazer o curso, tem que pensar que na gastronomia a gente trabalha muito, tanto em horas como em intensidade pq é muito cansativo, o corpo dói, a gente se corta, carrega peso, trabalha sob pressão etc.
      Então é difícil de dizer se vale à pena. Decidi não trabalhar em restaurante depois do meu estágio. Criei um estúdio de fotografia gastronômica, produção culinária e de objetos e eu ralo muito e ganho pouco. Mas espero ganhar mais no futuro, com o mesmo trabalho.
      E sobre LCB ou Ferrandi, isso é muito pessoal, eu fiquei feliz com a Ferrandi.
      Sobre a necessidade de fazer o curso, eu sou daquelas pessoas super auto-didatas e realmente acredito que se vc conseguir trabalhar em uma cozinha aí na França, sem ter feito o curso, vai aprender tudo e com muito esforço, vai se tornar uma ótima chef.
      Obrigada, bjs,
      Leticia

      • Juliana Minetto Paris

        Ola Leticia que bom que voce respondeu. Fiquei super contente quando vi sua mensagem. Vou pensar muito mesmo :) muita coisa aconteceu e acabei conseguindo trabalho em cafeteria confisserie. Faço bolos, tortas. Não tinha ideia mas estou aprendendo muito e gostando muito. Vou seguir nessa experiência e sentir o caminho nessa área, e tvz um curso no futuro. Parabéns pelo trabalho são lindas as fotos dos seus pratos ;) abraço!

  • Amanda R.

    Olá, tudo bem? Qual é o custo de vida na França? É possível trabalhar e ainda fazer este curso no Ferrandi?

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Oi Amanda,
      Infelizmente não é possível pois o curso é em tempo integral.

  • Thais Gouveia

    Boa tarde!
    Estou procurando um curso de panificação ou confeitaria para o meu sogro, porem ele não fala francês nem inglês.
    Sabe se existe algum curso com tradutores ou que seja possível fazer sem saber o idioma?

    • http://cozinhavibrante.com.br Leticia – Cozinha vibrante

      Infelizmente não sei.

  • Danielly

    Olá, gostaria de saber o valor do curso e como faço para ingressar
    Obrigada!