Uma loja de azeites e temperos e um passeio a pé em Saint-Germain-des-Prés

saint-germain-des-pres

Este artigo inclui os detalhes da minha visita a uma loja de azeites em Paris e um pequeno roteiro ou guia a pé pelo bairro de Saint Germain des Pres, incluindo a própria loja de azeites, loja de vinho, restaurante, praça, lanchonete e sorveteria.

Além de restaurantes, confeitarias e padarias, adoro uma lojinha de temperos ou qualquer lugar que venda algo do mundo gastronômico. Mas se for antigo, pequenininho e eu for atendida por alguém que entende muito do assunto, que normalmente na França é o próprio dono, me apaixono.

azeite paris

Quando descobri a Huilerie Leblanc et Fils foi assim. A dona não estava, mas o vendedor, que é um chef confeiteiro e já passou inclusive pelo Plaza Athenée, me transportou para o mundo de sabores da loja. A loja existe desde 1878, é pequena, fica escondida nos fundos de um prédio, de frente para uma árvore centenária, de onde você ouve som de pássaros.

epicerie em saint germain des pres

Cheguei e falei que queria comprar azeite. Depois de me perguntar o meu estilo preferido, ele me deu dois para provar. Um grego super forte, tanto como eu nunca tinha experimentado, e o que eu comprei, feito pela família Leblanc, um pouco menos forte. Além disso, provei também um totalmente diferente, de pistache. Esse eu não levei, mas um dia vou comprá-lo para comer com foie gras. O vendedor me disse que fica uma combinação ótima e meu feeling concordou.

loja de temperos em saint germain des pres

O grego super forte que experimentei

loja de azeites em paris

Minha compra

A maioria dos azeites vendidos lá é fabricado artesanalmente pela própria família Leblanc em Iguerande, na região da Borgonha. Alguns dos sabores de azeites produzidos por eles são de: amendoim grelhado, amêndoa, avelã, noz, pinhão, gergelim, azeitona verde, pistache e girassol.

huilerie leblanc et fils paris
onde comprar azeites bons em paris

Enquanto isso, namorei a loja toda e conheci um pouco dos outros produtos além dos azeites, que são vinagres, sal marinho (flor de sal ou fleur de sel), mostarda, geléias, pastinhas salgadas, conservas, sopas prontas frescas, chás, doce de leite, mel, vinhos e sucos.

paris a pé
dicas de paris

E como eles são especialistas em “molhados”, se você tiver uma dúvida de qual azeite ou vinagre harmoniza melhor com a sua receita, eles te ajudam a escolher.

roteiro gastronomico em paris

huilerie leblanc et fils parismelhor loja de conservas de paris

De vez em quando eles também têm degustações de azeites. Para ser chamado, basta você ser cliente e deixar o seu e-mail com eles. Um dia a dona traz uma salada de figos, no outro um filé de pato, e os clientes fazem a degustação da receita com o azeite que harmoniza melhor com ela.

paris de comer
huilerie leblanc et fils paris

E eu fico me perguntando: por que quase não tem lugares assim no Brasil? Mesmo que não fossem tão antigos, seria tão gostoso, né?

huilerie leblanc et fils paris
huilerie leblanc et fils paris

A loja fica um pouco escondida no número 12 da Rue Jacob. Esse número é de um prédio sem portas e do lado de fora você vê essa placa no fundo à direita onde está escrito: Tomat’s. É lá que fica a Huilerie Leblanc et Fils, cuja loja formalmente se chama Tomat’s, mas é mais conhecida pelo nome da fábrica de azeites.

melhor epicerie de paris
huilerie leblanc et fils paris

Huilerie Leblanc et Fils ou Tomat’s, em Saint Germain des Prés, 6o. arrondissement

12 Rue Jacob
Metrô: Metrô: Saint-Germain-des-Prés (linha 4) ou Mabillon (linha 10)
Horário de funcionamento: terça a sábado 11h-13:30h e 14:30h-19h
Tel: +33 (0)1 44 07 36 58
Site aqui

huilerie leblanc et fils paris

Saint Germain des Pres, o bairro onde fica essa loja, é cheio de lugares interessantes, mas selecionei alguns para você ir depois de lá:

Bem pertinho da Huilerie Leblanc (alfinete azul) fica uma das minhas praças preferidas em Paris, a Place Furstenberg (alfinete vermelho). Essa praça tem um museu pequeninho com um jardim bucólico que fica onde era o atelier do artista Eugène Delacroix (Musée Eugène Delacroix). De lá, siga para a La Dernière Goutte (alfinete verde), aquela loja ótima de vinhos que tem degustação e debates sobre vinhos gratuitos sobre a qual já falei aqui no blog. De lá, se você quiser fazer uma refeição saudável, deliciosa e rápida, vá provar os sanduíches na focaccia feitos na hora do Cosi (alfinete turqueza). Depois, você pode tomar um dos meus sorvetes preferidos, o do sabor Crema di Grom (creme, biscoito amanteigado e pedaços de chocolate) na sorveteria Grom (alfinete amarelo). Além disso, se você quiser fazer uma refeição deliciosa e completa lá perto, uma ótima pedida é o Le Comptoir du Relais (alfinete roxo), um dos meus restaurantes preferidos em Paris.

Fotos e mapa: Cozinha vibrante

  1. Amélia Machado Bittencourt disse:

    Do jeito que vc posta da vontade de ir ai imediatamente e curtir tudo isso, mas…eu curto tudo através de vc. Claro que vc deixou seu nome para a degustação, nao e? Adorei, vamos abriri uma assim qdo vc voltar? Bjs.

  2. Havia uma rede de lojas de azeites agregada à L’Occitane em alguns locais de São Paulo. Não vingou. Talvez o brasileiro ainda não tenha o paladar desenvolvido para apreciar tantas variações.

  3. denise girotto disse:

    Querida Sobrinha, voce se supera a cada dia!!! Bravo ma petite!!! chego a sentir os sabores daqui de longe….

  4. Nem me fala, é triste mesmo. Por essas e outras que não podemos desistir do nosso trabalho formiguinha de tentar promover a boa gastronomia.

  5. Natalia disse:

    Olá! Seguirei este caminho hoje! Ontem segui sua dica do Cosi e adorei! Estamos aqui pertinho da universidade sorbonne. Para comemorar uma noite de aniversário com uma boa culinária e lugar mais descontraído, algum jazz de repente, alguma sugestão? Parabéns pelo blog! Natália

    • Oi Natalia,
      Fico feliz que minhas dicas estejam sendo úteis!
      Olha, recorri a parisienses na faixa de 30 anos para pedir a dica do restô descontraído e de preferência com um jazz. Eles te sugerem o Mama Shelter, busquei rapidinho na internet e gostei da descrição, tem que reservar pelo site, tá? É http://www.mamashelter.com. Mas se você não fizer muita questão da música, te sugiro alguns “bar a vin/bar de vinho” que são descontraídos como a Cave do Vivant Table, o Épure e o Les Fines Gueules (tem post sobre ele no aqui no blog).
      Parabéns ao aniversariante!
      Bjs,
      Leticia

  6. Gui disse:

    Eu conheço esse cartão da foto…

  7. Amanda Pessoa disse:

    Tem os azeites que eu comprei em Aix!!!!!!

  8. […] aberto L’Avant Comptoir: aberto Le Comptoir du Relais: aberto, mas com um menu mais simples Loja de azeites Huilerie Leblanc et Fils: fechado de 3 a 24 de agosto Cosi: aberto Loja de vinhos La Dernière Goutte: fecharão todas as […]

  9. […] cafés, lojas de chocolate e gente bonita. Você pode pegar a dica desse roteiro a pé que citei aqui e passar também na igreja de Saint-Germain, que fica ao lado do metrô Saint-Germain. Ai, […]

  10. […] de culinária para amadores e profissionais em Paris A Páscoa das chocolaterias parisienses Meus 23 lugares favoritos para se comer de tudo em Paris Passeio a pé pelo Marais + minha creperia …Como alugar um apartamento em Paris (recomendado para quem vai morar na cidade) Meu curso de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *