Fondue de chocolate para o dia dos namorados

fondue-de-chocolate

Poucas receitas combinam mais com o dia dos namorados que fondue de chocolate, não é? Depois do fondue de queijo que postei ontem, que tal fechar o jantar com mais esse clássico?

O melhor do fondue de chocolate é que a receita é tão fácil, rápida e simples que até os mais preguiçosos fazem. E, para completar, todo mundo adora! 

fondue de chocolate

Fondue de chocolate

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:

300g ou 2 xícaras de chips de chocolate ou chocolate cortado bem pequeno (chocolate amargo ou ao leite)*
2 colheres de sopa de leite
250ml ou 1 xícara + 1 colher de sopa de creme de leite em temperatura ambiente**
75g ou 5 1/2 colheres de sopa de manteiga em cubinhos pequenos, em temperatura ambiente**
uma pitada de canela (opcional)
1/2 colher de café de essência de baunilha (opcional)
2 colheres de sopa de rum (opcional)

*Uso o chocolate nacional Harald Melken Unique Bahia de 63% cacau que compro na Loja Bondinho especialista em confeitaria, na Avenida Pompéia em São Paulo.

Com o chocolate amargo, essa receita fica bem sem doce. Se você gosta de doces mais doces, use chocolate ao leite ou misture 2 colheres de sopa de açúcar refinado no creme de leite e leve ao fogo, misturando o tempo todo até atingir fervura. Desligue o fogo. Faça isso antes de derreter o chocolate pois é importante que o creme de leite não esteja tão quente quando misturado ao chocolate. O ideal mesmo é usar açúcar invertido ou glucose, que não deixam a mistura ficar granulosa, mas como não são todos que têm esses tipos de açúcar em casa, testei com açúcar refinado dessa forma e deu certo.

** Um dos segredos dessa receita é que o creme de leite e a manteiga devem estar em temperatura ambiente e, ainda, que a manteiga tenha sido cortada em cubinhos pequenos. A manteiga deve estar em consistência de pomada, de tão mole. Isso faz com que eles se incorporem completamente ao chocolate.

Como fazer fondue de chocolate:

Derreta o chocolate em banho maria juntamente com o leite. Quando derretido, retire do fogo e, imediatamente, acrescente o creme de leite, misturando rapidamente até incorporar. Logo em seguida, incorpore a manteiga e misture até ficar homogêneo. Adicione canela, baunilha e rum e misture.

fondue de chocolate

Fondue de chocolate acompanhamentos:

– Frutas picadas a gosto: usei uva sem semente, morango, banana e mexerica, mas use as que você preferir. Pêra, maçã e frutas secas também combinam. Banana, pêra e maçã oxidam depois de cortadas, por isso, deixe para cortá-las logo antes de servir.
– Bombons ou caramelos a gosto: usei twix e bala puxenta de leite que substituiu o dadinho de caramelo da Itambé que não encontrei. Marshmallow também combina.
– Oleaginosas a gosto: usei noz pecan, mas combinam castanha, nozes, amêndoas, entre outras.
– Biscoitos: usei stroopwafle, um wafle holandês recheado de caramelo que é a 8a. maravilha do mundo, rs. Ele é fácil de encontrar em empórios, delikatessens e supermercados. Costumo comprar da marca Casino no Pão de Açúcar, tem a embalagem redonda meio roxa/azul. Usei cortadores de coração para dar aquele charme que pede o jantar romântico de dia dos namorados.

fondue de chocolate

Deixo aqui o meu agradecimento especial à Isa Maiolino que me presenteou com esse joguinho americano lindo em papel envernizado que ela vende na sua lojinha. Ele é reutilizável e você limpa com pano úmido. Não se trata de publicidade, mas de amizade. Fizemos um projeto juntas e, como agradecimento, ela fez a gentileza de me dar esse presente charmoso. Não é fofo?

fondue de chocolate

Fotos: Cozinha vibrante

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]