Filé mignon suculento com molho de vinho e cebola caramelizada


Aqui em casa não somos tão fãs de peru de Natal e por isso normalmente faço outra carne para a ceia. Sei que isso quebra a tradição, mas agradar a todos é importante, né? E como na minha casa o filé é um queridinho, gosto de fazê-lo inteiro e depois fatiá-lo, acompanhado de um delicioso molho de vinho tinto e a cebola caramelizada enlouquecedora que postei a receita esta semana.

Receita de filé mignon macio e suculento

Rendimento: 10 a 12 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo do filé na marinada: de 1h a 8h na marinada
Tempo de redução do molho: entre 1h e 2h

Compre uma peça de filé mignon já limpa do açougueiro de sua confiança.

Marinada simples:
2 colheres de sopa de mostarda (gosto da Dijon)
1/2 garrafinha de molho inglês
1/2 litro de vinho tinto seco ou o suficiente para cobrir mais da metade do filé
2 dentes de alho descascados e partidos ao meio
alguns talos de salsinha

Passe a mostarda no filé e depois adicione os líquidos, o alho e os talos de salsinha. Deixe o filé na marinada tampada por pelo menos 1h ou até 8h na geladeira. Não adicione sal à marinada, o ideal é adicioná-lo logo antes de selar a carne na frigideira.

Leia este post sobre como selar o filé mignon perfeitamente.

Molho simples de vinho:
2 cebolas em fatias de 0,5 cm (cortadas sem perfeição)
1 cenoura em fatias de 0,5 cm (cortadas sem perfeição)
2 talos de salão em fatias de 0,5 cm (cortadas sem perfeição)
alguns talos de salsinha
2 dentes de alho descascados e cortados ao meio
1/2 xícara de vinho tinto seco
2L de caldo de carne ou bacon natural ou industrializado (caldo knoor funciona)
sal a gosto

Quanto mais larga a panela, mais rápido o molho ficará pronto. Refogue a cebola, a cenoura e o salsão com um fio de óleo. Depois de 5 minutos acrescente o vinho e raspe todo o fundo da panela com uma colher de pau para soltar os “sucos” dos legumes que são cheios de sabor e ficaram grudados ali. Reduza o fogo para baixo. Quando o vinho tiver reduzido para 1/4 da quantidade inicial, acrescente o caldo de carne ou bacon, os talos de salsinha e o alho. Aumente o fogo até atingir fervura e em seguida reduza para médio. Quando o caldo tiver reduzido para 1/4 da quantidade inicial, filtre-o em uma peneira de malha fina. Volte o caldo filtrado para a panela em fogo baixo para terminar de engrossar até atingir a consistência que desejar. Salgue pouco antes do fim.

Uma técnica bem caseira para acelerar o engrossamento do caldo é acrescentar uma colher de sopa de maisena diluída em um pouquinho de água quando o caldo filtrado estiver fervendo. Atenção: a maisena só faz efeito se for adicionada no caldo fervente. Depois de acrescentar a maisena, misture bem para não empelotar.

A redução natural do molho aumenta o seu sabor e por isso a adição de maisena é uma técnica que acelera o engrossamento, mas falando apenas de sabor, o resultado não é o mesmo.

Quando o filé estiver pronto, fatie-o, adicione sal, pimenta, o molho e sirva com as cebolas caramelizadas.

Sempre tento tirar fotos boas para o blog, mas quando estou com visitas em casa é difícil. E esse foi o caso da foto deste post, me desculpem.

Foto: Cozinha vibrante

  1. Karina F. disse:

    Um Viva às Ceias sem Peru! Você já viu que não tem Peru sem tempero? Todos vem com tempero artificial sabor Sadia! Por um Natal sem peru e com mais tempero caseiro!

  2. Viviane disse:

    Provei e aprovei! A receita é super fácil de fazer e o resultado é maravilhoso!

  3. […] Réveillon, e o principal, que as receitas deram certo e as pessoas adoraram! Teve gente que fez o filé mignon com molho de vinho e a cebola caramelizada, outros que fizeram a farofa de pão, a caprese com aliche, a mousse de […]

  4. […] cheese, creme de leite, entre outros. Vira uma pastinha apimentada para servir com salmão gravlax, carne vermelha, vegetais, colocar no sanduíche. Você guarda na geladeira e ela dura um tempão. É um truque ou […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *